A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.
A decisão surge após a declaração da Situação de Contingência para os concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima, bem como após a ativação de três planos municipais de emergência no distrito.
Em comunicado, a Comissão Distrital explicou que a ativação do plano foi comunicada ao secretário de Estado da Proteção Civil e resulta da necessidade de reforçar a coordenação dos meios no terreno, face ao agravamento das condições meteorológicas e ao risco acrescido de cheias, inundações e movimentos de vertente.
A decisão foi tomada durante uma reunião extraordinária realizada no domingo, presidida pelo presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil e presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Tiago Cunha.
De acordo com as normas em vigor, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil é acionado sempre que estejam ativos, em simultâneo, três ou mais Planos Municipais de Emergência no distrito.
Recorde-se que, no sábado, já tinha sido declarada a Situação de Contingência para os concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima, medida em vigor entre as 00h00 de 5 de fevereiro e as 23h59 de 15 de fevereiro, devido à continuidade das condições meteorológicas extremas e à elevada saturação dos solos.
Nos últimos dias, Portugal tem sido afetado por sucessivas depressões atmosféricas, nomeadamente Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram elevados níveis de precipitação, vento forte e cheias em várias regiões. As tempestades já causaram várias vítimas mortais, centenas de feridos e desalojados, além de danos materiais significativos e falhas no fornecimento de energia em diversas zonas do país.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem vindo a alertar para o risco acrescido de deslizamentos de terras e outras ocorrências associadas à saturação dos solos e ao agravamento das condições meteorológicas.
As autoridades apelam à população para adotar comportamentos preventivos, evitando deslocações desnecessárias, zonas ribeirinhas e áreas historicamente mais vulneráveis a inundações e deslizamentos.
A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.
O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.
Disputou-se este fim-de-semana a 20.ª jornada da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para o reforço da liderança do Castelense e para a perseguição do Atlético dos Arcos.
O fim-de-semana foi de grande emoção na 21ª jornada do distrital da 2ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos consolidou a liderança com uma vitória convincente por 4-0 frente ao Cabaços, enquanto o Távora não ficou atrás e goleou o Ilustre Caminha por 5-1, mantendo-se assim colado ao primeiro lugar, ambos com 49 pontos.
António José Seguro, natural das Caldas da Rainha, venceu a segunda volta das eleições presidenciais desta noite, tornando-se o novo Presidente da República.