Recuperar variedades tintas do vinho Alvarinho ou usar funcho do mar na gastronomia são algumas das linhas de investigação do núcleo tecnológico que pretende acrescentar inovação e valor ao Alto Minho.
“Queremos explorar aspetos do território mais esquecidos ou desaproveitados e tentar acrescentar conhecimento e inovação, com a finalidade a criação de negócio. A ideia é recuperar tradições e acrescentar valor a fatores únicos do território, ao mesmo tempo que captamos jovens altamente qualificados para se fixarem no interior”, descreveu à Lusa Nuno Vieira e Brito, coordenador do NUTRIR – Núcleo Tecnológico para a Sustentabilidade Agroalimentar do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Criado com fundos do Portugal 2020, há três anos para o “desenvolvimento de núcleos de transferência de conhecimento em Monção e Melgaço, o NUTRIR conseguiu resultados que permitiram avançar com novos projetos e financiamentos, alargando a implantação a todo o Alto Minho, designadamente a Caminha, Valença ou Arcos de Valdevez, explicou o responsável do NUTRIR, que na sexta-feira realiza em Melgaço uma conferência com o objetivo de pensar “num futuro de inovação” para o território.
Por outro lado, se o projeto começou com três investigadoras doutoradas, conta agora com mais quatro bolseiros, acrescentou.
As áreas de atuação são a viticultura, os recursos autóctones e o território.
Entre as linhas de trabalho que já tiveram resultados e mostraram merecer ser aprofundadas está a recuperação das variedades tintas do Vinho Alvarinho, que “estão perdidas” mas podem “passar a ser utilizadas como novos produtos de diversificação do vinho”.
Atualmente, o projeto conta com um enólogo a analisar as variedades que “possam ter melhor utilidade para produzir novos vinhos na região”, indicou Nuno Vieira e Brito.
Também se está a avaliar a recuperação do fumeiro numa zona onde este “se tem perdido e não há produtores”, bem como o uso de plantas para “fins medicinais, cosméticos ou têxteis”.
A isto, soma-se a “utilização do funcho do mar para efeitos gastronómicos”, em Caminha, ou da recuperação de “raças autóctones avícolas um pouco perdidas, de modo a serem utilizadas como forma de valorização da produção local através da gastronomia”, em Valença, descreveu o coordenador.
O NUTRIR apresenta-se como “um projeto de transferência de conhecimento na área do agroalimentar, que se preocupa com o desenvolvimento do território do Alto Minho, região de enorme riqueza e diversidade paisagística, mas carente de mais inovação, em particular no setor primário”.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou 615 detenções na última semana em operações no âmbito da campanha "Portugal Sempre Seguro", que resultaram também na apreensão de 31 armas de fogo e mais de 85 quilos de estupefacientes.
O Santa Luzia Futebol Clube desloca-se, este sábado a Fafe, para defrontar o Grupo Desportivo Nun`Alvares, líder da Liga Feminina Placard Futsal. A equipa de Viana do Castelo sofreu uma derrota pesada (9-0) com o líder do campeonato.
Em jogo da 8.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado, este sábado, no Pavilhão de Santa Maria Maior, o Voleibol Clube de Viana sofreu a quarta derrota consecutiva na competição. Depois dos desaires frente a Espinho, Sporting e Leixões, o VCV foi agora surpreendido pelo Vitória SC. Os vianenses perderam (1-3) com parciais de 25-22, 19-25, 16-25 e 17-25.
A época mais mágica do ano volta a ser comemorada em Vila Nova de Cerveira, de forma inovadora e surpreendente, num ambiente de pura magia. Sob o slogan 'A Magia do Natal', a programação natalícia arranca a 30 de novembro com o momento fascinante do 'Ligar as Luzes' e termina a 12 de janeiro com o encerramento da divertida Pista de Gelo. Pelo meio, há dois fins-de-semana alargados com Mercado de Natal, concertos e um inimaginável pacote de surpresas!
De 14 a 22 de dezembro, a Praça da República volta a ser o centro das celebrações natalícias com a iniciativa EmBarca no Natal, que promete momentos inesquecíveis em Ponte da Barca.
A Juventude Viana recebe, este sábado, no Pavilhão José Natário a União Desportiva Oliveirense, em jogo correspondente à 6ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins.
O Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre a extinção, este ano, da Unidade de Saúde Familiar (USF) Arquis Nova, em Darque, Viana do Castelo, criada há mais de 13 anos e com cerca de 10 mil utentes.