O projeto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) "Com.Sigo", que aborda questões como o sucesso ou o abandono escolar, vai avançar agora com vários podcasts e videocasts. Os primeiros episódios irão abordar que é o luto, as formas de o encarar, a saúde e a doença mental, a pressão académica e as drogas leves.

A temática do luto pretende abordar o conceito da forma mais comum (com a perda de alguém), mas também o luto que é necessário fazer quando há uma desilusão, uma rutura, uma expectativa que não foi correspondia, um caminho que se revelou errado ou até um exame que correu menos bem. Patrícia Sousa dedicou boa parte da sua vida profissional ao jornalismo e agora é o rosto do projeto “O amor supera tudo”. Ao longo de uma série de episódios, vai procurar demonstrar que o sofrimento é um processo e que o caminho de cada um é isso mesmo, o caminho que cada um tem e precisa de percorrer durante esse processo de luto.
Patrícia Sousa desafia-nos a conversar e a refletir. Abre as portas da sua própria experiência para demonstrar que “o melhor (e único) medicamento para a dor que cada um sente é apenas sentir”, porque, na verdade, “não existe nenhum remédio para a dor mais dolorosa do mundo”: a dor da perda, que “precisa ser ouvida, vista e sentida. Precisa de espaço e de atenção”.
Dos mitos às verdades absolutas, dos lutos não reconhecidos às perdas secundárias, Patrícia Sousa quer provar que não tem de estar sempre tudo bem. E não há mal nenhum nisso. Partilhamos com a Patrícia a ideia de que o diálogo é fundamental para enfrentar esse desafio universal.
Este primeiro ciclo de podcasts e videocasts conta também com a presença do psicólogo clínico e psicoterapeuta, Luís Pedro Fernandes.
Ao longo de quase uma vintena de episódios, promete colocar a academia, mas não só, a pensar sobre saúde e doença mental, ensino superior e doença mental, pressão e rendimento académico, mas também vai colocar-nos a refletir sobre o modelo educativo e o mito das drogas leves. Membro da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, Luís Pedro Fernandes vai demonstrar que o conhecimento não é indolor e falar também da autorregulação emocional. Promete despir o estigma que envolve estas temáticas, abrindo espaço à compreensão e à solidariedade.
As conversas estão disponíveis aqui, no spotify, e aqui, no youtube.
O Com.Sigo é um projeto cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do POCH – Programa Operacional Capital Humano.
O SL Benfica sagrou-se este domingo campeão nacional de Sub-17 Masculinos de Hóquei em Patins, ao vencer a UD Oliveirense por 3-0 na final da Final 8 do Campeonato Nacional 2025/2026, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
Viana do Castelo recebeu este sábado a sessão inaugural das comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, dando início a um programa que decorrerá até 5 de julho e que inclui cerimónias militares, exposições, demonstrações operacionais, concertos e diversas atividades abertas à população.
Viana do Castelo está representada na FIA Lisboa 2026, a maior feira de artesanato da Península Ibérica, que decorre até 5 de julho na FIL – Parque das Nações, numa participação que visa promover o património cultural, o artesanato tradicional e a identidade do concelho junto de milhares de visitantes.
Valença recebe, no próximo dia 5 de julho, a estreia do Grande Prémio Internacional de Pumptrack Eurocidade Tui-Valença, uma competição que promete transformar o Skate Park da cidade num dos principais palcos ibéricos da modalidade e reunir cerca de 300 atletas provenientes de Portugal e Espanha.
O segundo dia das comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa leva a atividade física e o convívio ao centro da programação em Viana do Castelo.
Já são conhecidos os finalistas da Final 8 do Campeonato Nacional de Sub-17 Masculinos de Hóquei em Patins 2025/2026. SL Benfica e UD Oliveirense vão disputar este domingo, às 16h00, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, o título de campeão nacional.
Portugal garantiu a qualificação para os 16 avos de final do Mundial 2026 ao empatar sem golos frente à Colômbia (0-0), na terceira e última jornada do Grupo K, disputada em Miami, nos Estados Unidos.