O projeto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) "Com.Sigo", que aborda questões como o sucesso ou o abandono escolar, vai avançar agora com vários podcasts e videocasts. Os primeiros episódios irão abordar que é o luto, as formas de o encarar, a saúde e a doença mental, a pressão académica e as drogas leves.
A temática do luto pretende abordar o conceito da forma mais comum (com a perda de alguém), mas também o luto que é necessário fazer quando há uma desilusão, uma rutura, uma expectativa que não foi correspondia, um caminho que se revelou errado ou até um exame que correu menos bem. Patrícia Sousa dedicou boa parte da sua vida profissional ao jornalismo e agora é o rosto do projeto “O amor supera tudo”. Ao longo de uma série de episódios, vai procurar demonstrar que o sofrimento é um processo e que o caminho de cada um é isso mesmo, o caminho que cada um tem e precisa de percorrer durante esse processo de luto.
Patrícia Sousa desafia-nos a conversar e a refletir. Abre as portas da sua própria experiência para demonstrar que “o melhor (e único) medicamento para a dor que cada um sente é apenas sentir”, porque, na verdade, “não existe nenhum remédio para a dor mais dolorosa do mundo”: a dor da perda, que “precisa ser ouvida, vista e sentida. Precisa de espaço e de atenção”.
Dos mitos às verdades absolutas, dos lutos não reconhecidos às perdas secundárias, Patrícia Sousa quer provar que não tem de estar sempre tudo bem. E não há mal nenhum nisso. Partilhamos com a Patrícia a ideia de que o diálogo é fundamental para enfrentar esse desafio universal.
Este primeiro ciclo de podcasts e videocasts conta também com a presença do psicólogo clínico e psicoterapeuta, Luís Pedro Fernandes.
Ao longo de quase uma vintena de episódios, promete colocar a academia, mas não só, a pensar sobre saúde e doença mental, ensino superior e doença mental, pressão e rendimento académico, mas também vai colocar-nos a refletir sobre o modelo educativo e o mito das drogas leves. Membro da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, Luís Pedro Fernandes vai demonstrar que o conhecimento não é indolor e falar também da autorregulação emocional. Promete despir o estigma que envolve estas temáticas, abrindo espaço à compreensão e à solidariedade.
As conversas estão disponíveis aqui, no spotify, e aqui, no youtube.
O Com.Sigo é um projeto cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do POCH – Programa Operacional Capital Humano.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.