O projeto do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) "Com.Sigo", que aborda questões como o sucesso ou o abandono escolar, vai avançar agora com vários podcasts e videocasts. Os primeiros episódios irão abordar que é o luto, as formas de o encarar, a saúde e a doença mental, a pressão académica e as drogas leves.
A temática do luto pretende abordar o conceito da forma mais comum (com a perda de alguém), mas também o luto que é necessário fazer quando há uma desilusão, uma rutura, uma expectativa que não foi correspondia, um caminho que se revelou errado ou até um exame que correu menos bem. Patrícia Sousa dedicou boa parte da sua vida profissional ao jornalismo e agora é o rosto do projeto “O amor supera tudo”. Ao longo de uma série de episódios, vai procurar demonstrar que o sofrimento é um processo e que o caminho de cada um é isso mesmo, o caminho que cada um tem e precisa de percorrer durante esse processo de luto.
Patrícia Sousa desafia-nos a conversar e a refletir. Abre as portas da sua própria experiência para demonstrar que “o melhor (e único) medicamento para a dor que cada um sente é apenas sentir”, porque, na verdade, “não existe nenhum remédio para a dor mais dolorosa do mundo”: a dor da perda, que “precisa ser ouvida, vista e sentida. Precisa de espaço e de atenção”.
Dos mitos às verdades absolutas, dos lutos não reconhecidos às perdas secundárias, Patrícia Sousa quer provar que não tem de estar sempre tudo bem. E não há mal nenhum nisso. Partilhamos com a Patrícia a ideia de que o diálogo é fundamental para enfrentar esse desafio universal.
Este primeiro ciclo de podcasts e videocasts conta também com a presença do psicólogo clínico e psicoterapeuta, Luís Pedro Fernandes.
Ao longo de quase uma vintena de episódios, promete colocar a academia, mas não só, a pensar sobre saúde e doença mental, ensino superior e doença mental, pressão e rendimento académico, mas também vai colocar-nos a refletir sobre o modelo educativo e o mito das drogas leves. Membro da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, Luís Pedro Fernandes vai demonstrar que o conhecimento não é indolor e falar também da autorregulação emocional. Promete despir o estigma que envolve estas temáticas, abrindo espaço à compreensão e à solidariedade.
As conversas estão disponíveis aqui, no spotify, e aqui, no youtube.
O Com.Sigo é um projeto cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do POCH – Programa Operacional Capital Humano.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.
Valença deu mais um passo rumo a uma mobilidade urbana sustentável e moderna. Na última reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV), especialistas e conselheiros debateram os rumos da cidade para a próxima década.
O “Grupo de Danças e Cantares de Vila Fria” marcou presença no videoclipe oficial, “Bota Fogo No Terreiro”, do artista Martim, gravado recentemente nas ruas de Viana do Castelo. O vídeo, que já está disponível em todas as plataformas digitais, destaca a cultura tradicional portuguesa ao integrar os elementos do grupo de folclore com a música contemporânea de Martim.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a primeira fase do programa “Valorizar o Património”, destinando 201 mil euros à reabilitação de três igrejas do concelho.