Monção vai acolher, entre 27 e 30 de agosto, o projeto “Aldeia Feliz”, uma iniciativa do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) que tem como principal objetivo promover a literacia em saúde, combater fatores de risco associados ao envelhecimento e mitigar o isolamento social da população mais idosa.
Durante quatro dias, vinte estudantes de Medicina vão deslocar-se aos lugares mais isolados do concelho, levando consigo ações de sensibilização, atividades de bem-estar e momentos de convívio comunitário, com o apoio do Município de Monção.
O arranque do programa está marcado para esta terça-feira, 27 de agosto, às 18h00, com uma aula de zumba adaptada no Parque Desportivo das Caldas, aberta à participação da comunidade.
Nos dias seguintes, o foco estará na formação e contacto direto com a população:
No dia 28 de agosto, às 10h00, realiza-se o workshop “Nutrir a Mente”, na Casa do Povo de Tangil;
A 29 de agosto, também às 10h00, é a vez de Riba de Mouro acolher o workshop “Nutrir o Corpo”, no salão da Junta de Freguesia.
Durante as tardes desses dias, os estudantes visitarão diversas localidades destas freguesias, numa abordagem porta-a-porta que pretende reforçar os laços de proximidade com os habitantes mais isolados.
O programa encerra a 30 de agosto, com uma ação de rastreios gratuitos à saúde cardiovascular, promovida pela Fundação Portuguesa de Cardiologia. A partir das 10h00, no Monção Habitat Criativo – Incubadora de Empresas, será possível realizar exames de deteção de fibrilação auricular e avaliação de risco cardiovascular, no âmbito do programa “Ritmo Anárquico”.
O projeto “Aldeia Feliz” pretende ser uma resposta concreta aos desafios do envelhecimento da população, promovendo informação útil sobre estilos de vida saudáveis e criando oportunidades de interação social para quem mais sente os efeitos da solidão.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.