Logo
Regional

Profissionais da educação dormiram à porta do antigo Liceu de Viana do Castelo

28 Março, 2023 | 10:48
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Cerca de 200 profissionais da educação do distrito de Viana do Castelo concentraram-se na entrada da escola secundária de Santa Maria Maior, numa vigília de protesto "contra a situação muito difícil" da escola pública.

A vigília de protesto, que começou às 07:00 de segunda-feira na entrada da escola secundária de Santa Maria Maior, e, termina às 24:00 desta terça-feira, foi organizada em “solidariedade para com o grupo de mais de uma centena de profissionais da educação que se deslocaram a Bruxelas e que ontem foram recebidos pelas instituições da União Europeia (UE).

Em frente à escola foram montadas oito tendas de campismo, as grades do estabelecimento de ensino cobertas por cartazes com palavras de ordem e das colunas ecoavam músicas de intervenção de Zeca Afonso e Vitorino.

“As tendas representam a precariedade. O que vulgarmente se chama de andar com a casa às costas (…) É o símbolo do que muitos professores vivem literalmente. Se não é em tendas, é em carros, ou em quatros porque não há capacidade de suportar duas casas. Uma onde está a família e, a outra, no local de trabalho”, explicou César Brito que pertence ao grupo de coordenação das comissões de greve dos agrupamentos de escolas na área do concelho de Viana do Castelo.

O docente avisou que “parar” com os protestos “está fora de hipótese”, porque, “neste momento, há duas discussões” em cima da mesa, “uma laboral, e outra, mais séria e mais profunda” que é “o futuro do ensino público em Portugal”.

Paulo Cunha, professor em Valença, sublinhou que a ação abrange “profissionais da educação de todo o distrito de Viana do Castelo e até do distrito de Braga que estão cansados e querem mostrar um cartão amarelo, senão vermelho ao ministro da Educação”.

“Neste momento, o ministro da Educação já não é parte da solução. Vamos vendo isso nas várias negociações que vai tentando empurrar com a barriga. Os problemas vão-se agudizando e a escola continua, em bom rigor, paralisada. Está numa situação muito difícil, não só para os professores, como para os alunos. É muito preocupante”, referiu.

José Alberto Araújo, docente na escola secundária de Monserrate, sublinhou que o “movimento inédito” que os docentes têm protagonizado.

“Depois do 25 de abril nunca houve um espírito de união tão forte. Não vamos parar. Este movimento ultrapassa as questões partidárias e sindicais. Curiosamente, cada vez nos unimos mais.

Um sarau cultural e um recital de poesia fazem parte do protesto dos profissionais da educação do distrito de Viana do Castelo.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 18 Junho, 2024

Portugal estreia-se no Euro2024 com a República Checa em Leipzig

Portugal estreia-se hoje no Euro2024, com um duelo frente à República Checa, em Leipzig, na Alemanha, no dia em que arranca o Grupo F e em que fica fechada a primeira jornada da fase de grupos.

Regional 18 Junho, 2024

Viana do Castelo assinala 766 anos do Foral Afonsino com homenagem aos trabalhadores com 40 anos de serviço

A 18 de junho, no dia em que celebra os 766 anos do Foral Afonsino, a Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou 15 medalhas e diplomas pelos “Bons Serviços e Dedicação” e pelo contributo para a dignificação da função pública e elevação do serviço municipal aos funcionários que completaram ou estão a completar 40 anos de serviço. 

Nacional 18 Junho, 2024

Mais de 30 mil alunos faltaram à prova de aferição de Português

Mais de 30 mil alunos, num universo de 100 mil, faltaram à prova de aferição de Português do 2.º ano, revelou o coordenador nacional do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop), André Pestana.

Desporto 18 Junho, 2024

Fábio Sequeira e Vítor Sousa estão de volta ao SC Vianense

A Sport Clube Vianense, Futebol SAD já prepara a nova época. A equipa principal do clube centenário de Viana do Castelo que vai ser orientada pelo treinador Pedro Lomba no Campeonato de Portugal, já começa a definir o plantel que vai lutar pelo regresso à Liga 3.

Cultura 18 Junho, 2024

Maestro Martim Sousa Tavares apresenta o livro “Falar Piano e Tocar Francês” em Ponte da Barca

No próximo dia 3 de julho, às 21h30, o auditório municipal de Ponte da Barca será o cenário da apresentação do novo livro de Martim Sousa Tavares, intitulado "Falar Piano e Tocar Francês".

Cultura 18 Junho, 2024

Festival Contrasta 2024 está de regresso a Valença e já esgotou bilhetes para o último dia

A terceira edição do Festival Contrasta está de volta a Valença, nos dias 12 e 13 de julho. Apesar dos bilhetes já estarem esgotados para sábado, dia 13 de julho, com as atuações de Manu Chao, Manel Cruz e o Dj Alex Moon, ainda há bilhetes para o dia anterior que conta com Richie Campbell, Yang e a Dj Carolina Torres.

Internacional 18 Junho, 2024

Booking.com distingue Viana do Castelo como 3ª cidade mais acolhedora do mundo

Desde 2012 que a Booking.com reconhece os destinos e alojamentos mais acolhedores. Este ano, esta avaliação parte de uma análise de cerca de 309 milhões de comentários de viajantes. Baseando-se nessa análise, Viana do Castelo foi reconhecida como a 3ª cidade mais acolhedora do mundo.