O explicador de matemática, de 48 anos, residente em Viana do Castelo, detido por suspeita de crimes de abuso sexual de menores dependentes ou em situação vulnerável ficou em prisão preventiva, revelou hoje fonte judicial.
O homem, detido na segunda-feira pela Polícia Judiciária (PJ), foi sujeito hoje a primeiro interrogatório judicial no tribunal de Viana do Castelo.
Segundo uma nota hoje emitida pela PJ, o homem, “valendo-se da atividade de apoio ao estudo, que desenvolvia em instalações arrendadas para o efeito, terá alegadamente abusado de, pelo menos, dois menores, com 14 e 15 anos de idade, entre maio de 2023 e janeiro do ano corrente”.
Segundo a PJ, “o suspeito já tem antecedentes por diversos crimes de abuso sexual de criança e atos sexuais com adolescente, tendo sido condenado a cinco anos de prisão, com pena suspensa”.
“A pena tinha sido extinta precisamente no mês em que iniciou os novos abusos agora em investigação”, sublinha a PJ.
Em abril de 2018, o tribunal de Viana do Castelo condenou o explicador a cinco anos de prisão, com pena suspensa pelo mesmo período, por 82 crimes de abuso sexual de criança e por seis de atos sexuais com adolescentes.
O acórdão, que colheu um voto vencido de um dos três juízes que integrou o coletivo que julgou o caso, determinou que o homem, que é também professor de karaté, ficasse obrigado a receber acompanhamento psicológico e psiquiátrico.
Ficou também com permissão apenas para “dar explicações, ter contacto ou participar em atividades que envolvem maiores de 16 anos, de ambos os sexos”.
O arguido foi ainda condenado ao pagamento de indemnizações entre os 400 e os 3.600 euros.
O arguido terá praticado os crimes entre 2013 e 2015.O caso foi conhecido a 06 novembro de 2015, na sequência de uma denúncia apresentada pelos pais de uma das crianças que frequentaria as explicações dadas pelo arguido, que foi detido pela PJ a 21 de novembro de 2015.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.
O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.
A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.
Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.