O explicador de matemática, de 48 anos, residente em Viana do Castelo, detido por suspeita de crimes de abuso sexual de menores dependentes ou em situação vulnerável ficou em prisão preventiva, revelou hoje fonte judicial.
O homem, detido na segunda-feira pela Polícia Judiciária (PJ), foi sujeito hoje a primeiro interrogatório judicial no tribunal de Viana do Castelo.
Segundo uma nota hoje emitida pela PJ, o homem, “valendo-se da atividade de apoio ao estudo, que desenvolvia em instalações arrendadas para o efeito, terá alegadamente abusado de, pelo menos, dois menores, com 14 e 15 anos de idade, entre maio de 2023 e janeiro do ano corrente”.
Segundo a PJ, “o suspeito já tem antecedentes por diversos crimes de abuso sexual de criança e atos sexuais com adolescente, tendo sido condenado a cinco anos de prisão, com pena suspensa”.
“A pena tinha sido extinta precisamente no mês em que iniciou os novos abusos agora em investigação”, sublinha a PJ.
Em abril de 2018, o tribunal de Viana do Castelo condenou o explicador a cinco anos de prisão, com pena suspensa pelo mesmo período, por 82 crimes de abuso sexual de criança e por seis de atos sexuais com adolescentes.
O acórdão, que colheu um voto vencido de um dos três juízes que integrou o coletivo que julgou o caso, determinou que o homem, que é também professor de karaté, ficasse obrigado a receber acompanhamento psicológico e psiquiátrico.
Ficou também com permissão apenas para “dar explicações, ter contacto ou participar em atividades que envolvem maiores de 16 anos, de ambos os sexos”.
O arguido foi ainda condenado ao pagamento de indemnizações entre os 400 e os 3.600 euros.
O arguido terá praticado os crimes entre 2013 e 2015.O caso foi conhecido a 06 novembro de 2015, na sequência de uma denúncia apresentada pelos pais de uma das crianças que frequentaria as explicações dadas pelo arguido, que foi detido pela PJ a 21 de novembro de 2015.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.