Logo
Regional

Primeiro Mercado dos Descobrimentos dá nova vida à Feira Medieval de Viana do Castelo

7 Abril, 2023 | 10:20
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A cidade de Viana do Castelo vai recuar 500 anos de 15 a 18 de junho, até ao período dos descobrimentos portugueses, o novo formato da Feira Medieval para aproximar ainda mais a população e os visitantes da história de “Vianna da Foz do Lima”.

“Nasce este ano o Mercado dos Descobrimentos. É uma forma de aproveitar a temática das feiras medievais, mas adaptada localmente, permitindo às pessoas conhecer e experienciar os hábitos e costumes desse período, em que Viana do Castelo teve uma participação muito importante”, afirmou o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino.

O Mercado dos Descobrimentos terá como ponto central o Forte de Santiago da Barra, construído durante o século XVI para defesa de Viana do Castelo, 2º maior porto do país, e a sua envolvente, num novo cenário que vai continuar a fazer uma ligação com o centro histórico.

“É um monumento no nosso concelho que representa muito da nossa identidade e da nossa história. É o local certo para revivermos aquela época e as tradições, o artesanato, a gastronomia e a cultura vianense de então”, destacou Manuel Vitorino.

Viana do Castelo foi fundada no século XIII, pelo rei Afonso III, então com o nome de Viana da Foz do Lima, mantendo desde sempre uma profunda ligação ao rio e ao mar. Na época dos descobrimentos portugueses, entre os séculos XV e XVI, saíram dos estaleiros que já então existiam em Viana do Castelo, naus e caravelas para as rotas da Índias e das Américas, regressando com especiarias e outras cargas preciosas.

Nesse período, o vianense João Álvares Fagundes (1460-1522), navegador e armador de navios, foi pioneiro da navegação na Terra Nova, no Atlântico Norte, acabando por abrir o caminho ao culto das muitas maneiras de comer bacalhau em Portugal.

“É uma história de séculos que temos de dar a conhecer e nada melhor do que o fazer associando com eventos agregadores e de festas como estas”, disse ainda o presidente da VianaFestas, entidade promotora das festas da cidade, e vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Deste modo, é intenção da VianaFestas recriar um ambiente que transportará os visitantes para a “Vianna da Foz do Lima”, numa época em que o porto desta “villa” assumiu um papel importante com trocas comerciais, explorando assim a diversidade cultural e gastronómica.

As inscrições para a primeira edição do Mercado dos Descobrimentos decorrerem até 23 de maio e permitem a participação de artífices, artesãos, mercadores e regatões que promovam a venda ou a demonstração de produtos característicos da época dos descobrimentos, a instalarem-se no Forte de Santiago Barra, junto à muralha e no Campo do Castelo.

O regulamento e a inscrição para a participação está disponível no site da VianaFestas (www.vianafestas.com).

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita. 

Regional 29 Fevereiro, 2024

Inscrições para a “Maior Mesa de Páscoa”, em Vila Praia de Âncora, já abriram

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai acolher mais uma edição da "Maior Mesa de Páscoa". A iniciativa acontece sempre no sábado de páscoa, 30 de março e já tem inscrições abertas para os interessados em participar.