A partir de agora, a memória coletiva de Valença ganhou forma e dimensão com os três novos murais que nasceram do primeiro circuito de arte pública. Uma iniciativa do Munícipio e da FomE. As intervenções artísticas pretendem perpetuar a memória e prestar homenagem às mulheres e homens que marcaram a identidade valenciana.
Durante a inauguração dos murais, José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, salientou que a cidade “precisava desta lufada de cultura e de arte” e garantiu que este circuito de arte é o início de um grande trabalho.
As instalações foram executadas em três espaços que careciam de intervenção. Neste caso, junto à Piscina Municipal, no Centro de Interpretação da Ecopista do Rio Minho e no WC do Campo da Feira.
No Centro de Interpretação da Ecopista do rio Minho, na Ponte Seca, a trapicheira apresenta-se como a figura central, num edifício que marcava o cruzamento das linhas do caminho de ferro Valença / Tui e Valença / Monção. A obra realista é da responsabilidade da artista Daniela Guerreiro.

No muro da Piscina Municipal, as cores rasgam horizontes e falam à juventude, tendo por mote “Hoje atribuímos cor a quem viveu na sombra”. O trabalho é de Rita Ravasco e marca-se por uma explosão de cor que dá vida às personagens, vivências e memórias do lugar, desde as escolas, ao trapiche, à antiga fábrica do Chocolate e da torrefação de café.

O edifício central do Recinto do Campo da Feira ganhou dimensão e novos rasgos de forma proporcionados pelas linhas de cor negra e douradas. O trabalho é do artista Nuno Alecrim e pretende ser um “manifesto” pelas questões ambientais e um alerta sobre os erros que temos vindo a cometer como humanidade.

A coordenação deste primeiro Circuito de Arte Pública Urbana de Valença esteve a cargo do artista valenciano João Fortuna.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.