A partir de agora, a memória coletiva de Valença ganhou forma e dimensão com os três novos murais que nasceram do primeiro circuito de arte pública. Uma iniciativa do Munícipio e da FomE. As intervenções artísticas pretendem perpetuar a memória e prestar homenagem às mulheres e homens que marcaram a identidade valenciana.
Durante a inauguração dos murais, José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, salientou que a cidade “precisava desta lufada de cultura e de arte” e garantiu que este circuito de arte é o início de um grande trabalho.
As instalações foram executadas em três espaços que careciam de intervenção. Neste caso, junto à Piscina Municipal, no Centro de Interpretação da Ecopista do Rio Minho e no WC do Campo da Feira.
No Centro de Interpretação da Ecopista do rio Minho, na Ponte Seca, a trapicheira apresenta-se como a figura central, num edifício que marcava o cruzamento das linhas do caminho de ferro Valença / Tui e Valença / Monção. A obra realista é da responsabilidade da artista Daniela Guerreiro.

No muro da Piscina Municipal, as cores rasgam horizontes e falam à juventude, tendo por mote “Hoje atribuímos cor a quem viveu na sombra”. O trabalho é de Rita Ravasco e marca-se por uma explosão de cor que dá vida às personagens, vivências e memórias do lugar, desde as escolas, ao trapiche, à antiga fábrica do Chocolate e da torrefação de café.

O edifício central do Recinto do Campo da Feira ganhou dimensão e novos rasgos de forma proporcionados pelas linhas de cor negra e douradas. O trabalho é do artista Nuno Alecrim e pretende ser um “manifesto” pelas questões ambientais e um alerta sobre os erros que temos vindo a cometer como humanidade.

A coordenação deste primeiro Circuito de Arte Pública Urbana de Valença esteve a cargo do artista valenciano João Fortuna.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.