O vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP) avançou hoje que a primeira fase do projeto de alta velocidade Porto-Vigo deverá estar pronta em “seis a sete anos” após cinco anos de construção.
Em declarações aos jornalistas à margem de uma apresentação em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, Carlos Fernandes disse que atualmente está a decorrer “e já [está] avançada” a fase de estudos.
“Daqui a seis/sete anos prevê-se que a primeira fase do Porto-Vigo [Galiza, Espanha] possa estar em operação”, disse Carlos Fernandes.
Segundo o responsável, a IP conta ter os estudos de impacto ambiental concluídos ainda este ano e que em julho de 2026 seja lançado o concurso para dois troços: Campanhã–Aeroporto Sá Carneiro e Braga–Espanha.
Carlos Fernandes estimou que o processo relativo ao concurso dure cerca de ano e meio, seguido de cinco anos para construção.
A ligação do Porto a Vigo, na Galiza (Espanha), prevista para depois de 2030, terá estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença (distrito de Viana do Castelo).
O vice-presidente da IP falava após a apresentação do Plano de Pormenor Estação de Gaia – Santo Ovídio – Projeto de Alta Velocidade Porto-Lisboa, uma estação que terá plataformas de mais de 400 metros de comprimento e será construída a cerca de 60 metros de profundidade.
O projeto de alta velocidade Porto-Lisboa, que deverá ligar as duas cidades em cerca de uma hora e 15 minutos, é paralelo ao Porto-Vigo.
A estação, a construir num terreno que atualmente não está a ser utilizado perto da atual estação de metro de Santo Ovídio, terá dois edifícios de passageiros e ligação às linhas Amarela e Rubi, bem como a autocarros.
Na apresentação, Carlos Fernandes considerou que esta estação será a de “maior complexidade feita em Portugal” e, à margem, referiu que “sendo uma obra enterrada, complexa ao nível de engenharia, terá muito menos impacto à superfície”.
“Será um túnel que atravessará Gaia, a estação estará mais ou menos no meio desse túnel, há muita obra enterrada, mas os impactos são muito localizados”, resumiu.
Esta obra integra o lote 1 (Porto-Oiã) da primeira fase, cujo concurso foi lançado em janeiro, enquanto o lote 2 (Oiã-Soure) deverá ser lançado em junho.
A fase 3 (Soure-Carregado) deverá ser lançada em 2026.
Sobre a fase 1, Carlos Fernandes disse que o contrato final deve estar pronto até 01 de julho de 2025, seguindo-se cinco anos para a construção.
O valor base do troço todo (70 quilómetros) é de dois mil milhões de euros.
Esta fase inclui duas estações de alta velocidade: uma nova, a de Santo Ovídio, e uma requalificação, na de Campanhã.
Para cada uma a estimativa de custo é de 60 milhões de euros.
No total, segundo o anterior Governo, os custos do investimento no eixo Lisboa-Valença rondam os sete a oito mil milhões de euros.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.