Logo
Nacional

Presidente da República considera que professores têm reivindicações justas e pede diálogo

17 Janeiro, 2023 | 23:24
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O Presidente da República considerou que os professores têm várias reivindicações “compreensíveis e justas” e apelou a Governo e sindicatos que estabeleçam um diálogo construtivo e evitem um período de greve prolongado.

“Amanhã [quarta-feira] começa uma nova ronda de conversas. Considero positivo já se ter percebido aquilo que está resolvido, o que não está resolvido mas talvez seja fácil resolver e aquilo que vai ser difícil resolver. E agora vamos ver como é que correm as conversas. Têm de ser conversas de boa-fé, de parte a parte, têm de ser conversas construtivas”, afirmou.

Marcelo Rebelo de Sousa, que falava aos jornalistas no Infarmed, em Lisboa, apontou como reivindicações justas dos professores “as que dizem respeito à proximidade da residência, do domicílio em relação à escola onde vão lecionar, como seja a burocracia” e “outras que têm a ver com aspetos do estatuto dos professores”.

No seu entender, “aí há matéria para diálogo entre Governo e os professores”.

“A única que eu vejo mais difícil, porque implica muito dinheiro, ou implica uma modificação substancial, é o reconhecimento – sobretudo se for de uma só vez, se não for faseado – daquilo que foram realmente os sacrifícios de carreira dos professores por causa das crises sucessivas do passado. Mas ainda aí é uma questão de ver se há espaço ou não há espaço para tentar equacionar isso. Eu acho difícil, mas é possível que haja”, acrescentou.

O chefe de Estado discordou que este seja “um problema do ministro A, B, C, D ou E”, até porque “muitas das soluções implicam decisões de vários ministérios, nomeadamente das Finanças”, contrapondo que “a posição é do Governo” como um todo.

E defendeu que há “um ponto fundamental”, que “interessa aos professores, interessa ao pessoal auxiliar e técnico e administrativo, interessa aos pais e encarregados de educação e interesse as alunos, e, portanto, interessa ao Governo”, que é “chegar-se a uma solução que permita não ter uma greve que dure praticamente até ao Carnaval”.

“Qualquer dia começa-se a levantar problemas de avaliação período letivo. Ora, nós tivemos dois anos praticamente perdidos por causa da pandemia. Um terceiro ano com altos e baixos, avanços e recuos não interessa ninguém”, argumentou.

Segundo o Presidente da República, inicialmente quando os professores entraram em greve “os portugueses acharam que era uma espécie de prolongamento das férias do Natal e do fim do ano”.

“Agora começam a ter problemas gravíssimos, ir buscar filhos não ir buscar filhos, alunos ensino especial, programação da vida familiar, preocupação com as avaliações. E eu penso que todos têm a ganhar, o Governo tem a ganhar, os professores têm a ganhar, em que este diálogo corra bem”, reforçou.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 25 Abril, 2024

25 de Abril sempre!

O Dia da Liberdade é comemorado em Portugal a 25 de abril. Este é um dos feriados nacionais obrigatórios. A Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos ou Revolução de Abril, refere-se a um evento da história de Portugal resultante do movimento político e social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933.

Nacional 25 Abril, 2024

Parlamento abre portas para visitas gratuitas com exposições, teatro e música no 25 de abril

A Assembleia da República e a Casa do Parlamento – Centro Interpretativo vão estar abertas ao público durante a tarde do dia 25 de abril, para assinalar o cinquentenário da revolução, com um programa inclui exposições, teatro e música.

Nacional 24 Abril, 2024

Incêndios: Braga entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Regional 24 Abril, 2024

Arcos de Valdevez apoia com 17 mil euros conclusão do Polidesportivo na freguesia de Oliveira

O Município de Arcos de Valdevez assinou um protocolo de colaboração com a Associação Amigos de Oliveira, no valor de 17 mil euros, para apoiar a conclusão das obras do Polidesportivo de Oliveira.

Regional 24 Abril, 2024

Monção: Dezenas de crianças ecoaram a palavra liberdade e cantaram “Grândola Vila Morena”

Para assinalar os 50 anos do 25 de abril, vários alunos da Escola Básica José Pinheiro Gonçalves, em Monção, acompanhados pelos professores e auxiliares, passaram, esta manhã, pelo Edifício do Loreto.

Regional 24 Abril, 2024

25 de Abril: Valença relembra os presidentes eleitos da Assembleia Municipal

O Município de Valença realiza esta quinta-feira, dia 25 de abril, uma sessão solene de comemoração dos 50 anos do 25 de abril, a partir das 9h30, nos Paços do Concelho. Nesta sessão serão homenageados os 12 presidentes eleitos da Assembleia Municipal, da história democrática do concelho.

Cultura 24 Abril, 2024

Projeto do 3º ciclo da Escola do Freixo de Ponte de Lima vence 1ª edição do Concurso Nacional de Inovação

A 1ª edição do Concurso Nacional de Inovação na Escola, reuniu 20 equipas de nove distritos de Portugal Continental, envolvendo cerca de 100 crianças e jovens. As equipas compostas por um docente e até cinco estudantes contaram com o apoio de mentores da Ciência Viva e da ANI (Agência Nacional da Inovação). O projeto “Meteorologia for All” desenvolvido por alunos do 3º ciclo da Escola do Freixo de Ponte de Lima foi um dos nomeados.