Logo
Regional

Presidente da Câmara Municipal classifica o trabalho das associações de dadores de sangue como “exemplo”

26 Março, 2023 | 17:45
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e os vereadores da Saúde, Ricardo Rego, e da Coesão Social, Carlota Borges, estiveram hoje na inauguração do monumento de homenagem ao dador de sangue, uma iniciativa da Associação de Dadores de Sangue da Meadela.

No seu discurso, o autarca evidenciou o trabalho voluntário em Viana do Castelo e classificou como “exemplo” o movimento criado pelos dadores de sangue.

O monumento, da autoria do designer Joel Arezes, é, segundo explicou o autor, “uma figura homana estilizada com uma gota, símbolo da vida, que é o sangue”. Para o presidente da Associação de Dadores de Sangue da Meadela, entidade que assinala assim o Dia Nacional do Sangue que se comemora amanhã, aquele é um “símbolo de agradecimento do movimento de todos, mas também uma obra de arte para a sensibilização para a responsabilidade de ser solidário”.

António Mesquita considerou ainda que os dadores de sangue são “um exército de pessoas que dão sangue à vida” e que o “exército cresceu de forma sustentada, enchendo todos de orgulho porque permitiu que o distrito se tornasse aoto-suficiente”. Na sessão, onde estiveram também a presidente da União de Freguesias e um representante do Ministério da Saúde, o Presidente da Câmara vincou o trabalho desenvolvido pelos voluntários, saudando “a iniciativa que realça sobretudo a capacidade local da dádiva de sangue”.

“As ações de voluntariado são fundamentais para tudo e sem o seu trabalho não haveria doação de sangue”, vincou ainda o autarca, para quem o monumento hoje inaugurado é a representação “desse movimento de dádiva e também da identidade do concelho”. 

“Só podemos classificar o movimento dos dadores de sangue com uma palavra: exemplo. São exemplo efetivo para todos nós e para o voluntariado”, sublinhou Luís Nobre, terminando com um agradecimento aos que “tem sido capazes e têm tido um papel determinante nesta área da saúde”.

Recorde-se que o Dia Nacional do Dador de Sangue se assinala a 27 de março. A data serve para evidenciar, junto da população em geral, o valor social e humano da dádiva de sangue, estimulando a sua prática e tornando mais conhecida a sua imprescindibilidade. Uma dádiva de sangue pode ajudar a salvar até 3 vidas e leva em média apenas 30 minutos.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Junho, 2024

APA defende interesse público de linha de Alta Tensão contestada por autarcas do Alto Minho

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que invocou em tribunal o interesse público para impedir o adiamento do licenciamento e avanço da linha de alta tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza), contestada por autarcas do Alto Minho.

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.

Nacional 13 Junho, 2024

Governo vai auditar conselhos de administração dos hospitais

O Governo vai criar uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais, anunciou a ministra da Saúde, que considerou esta medida importante para aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde.

Regional 13 Junho, 2024

“Rainha das Vindimas” de Ponte da Barca é eleita este domingo

É já no domingo, 16 de junho, às 21h30, no exterior da Casa da Cultura de Ponte da Barca, que se realiza mais uma edição da gala de eleição da "Rainha das Vindimas". Organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) este evento visa selecionar a representante do concelho, para a final do prestigiado concurso "Rainha das Vindimas de Portugal".

Regional 13 Junho, 2024

“Construir Portugal” vai permitir ao Município de Valença o investimento de 4 milhões de euros na Habitação

A Câmara Municipal de Valença assinou o protocolo "Construir Portugal, esta quarta-feira na sede da CCDR NORTE, no Porto."A Nova Estratégia para a Habitação", no valor de 3,8 milhões de euros visa o investimento nas habitações sociais.