O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou os protocolos de contratação de recursos humanos para as extensões de saúde e para apoio a transportes de munícipes para o projeto municipal Vencer a Idade Com Saúde. A cerimónia, que contou com a presença dos representantes das uniões e juntas de freguesia, foi acompanhada pelo vereador com o pelouro da saúde, Ricardo Rego.
Assim, ontem foram assinados com as juntas de Carreço, Afife, Alvarães, e com a União de Freguesias Subportela, Deocriste e Portela Susã (relativa à extensão de saúde de Vila Franca) protocolos para assegurar os recursos humanos necessários que permitem manter a sua atividade assistencial, no âmbito dos cuidados de saúde primários, de acordo com as orientações da ARS Norte.
Para assegurar este processo, a autarquia está a investir 46.800,00€, garantindo o acesso a cuidados de saúde cada vez mais humanizados, eficientes e de qualidade. Foram também assinados protocolos para apoio aos transportes de Munícipes para o Projeto Municipal Vencer a Idade com Saúde, que conta com cerca de mil participantes e onde as Juntas e Uniões de Freguesias colaboram no transporte dos munícipes para os diversos locais onde decorre (pavilhões e piscinas). Foram assinados protocolos no valor global de 51.470€ com as freguesias de Castelo do Neiva, Darque, Freixieiro de Soutelo, Lanheses, Cardielos e Serreleis, Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda, Mazarefes e Vila Fria, Geraz do Lima e Deão, Subportela, Deocriste e Portela Susã, Alvarães, S. Romão de Neiva, Outeiro, Perre, Torre e Vila Mou, Chafé, Mujães e Futebol Clube de Vila Franca (este assume as deslocações da área de Vila Franca).
O projeto Vencer a Idade com Saúde teve início em 2007 e foi criado pelo Município de Viana do Castelo com o intuito de proporcionar uma boa ocupação dos tempos livres e de ócio à população sénior, melhorando os índices de saúde, promovendo o bem-estar e ampliando a interação social. Relativamente ao ano passado, foram solicitados apoios de mais três Juntas e Uniões de Freguesias e de uma Associação Desportiva o que revela que o projeto Vencer a Idade com Saúde está a ter um incremento no número de participantes e, por consequência, de estilos de vida mais saudáveis.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.