O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou os protocolos de contratação de recursos humanos para as extensões de saúde e para apoio a transportes de munícipes para o projeto municipal Vencer a Idade Com Saúde. A cerimónia, que contou com a presença dos representantes das uniões e juntas de freguesia, foi acompanhada pelo vereador com o pelouro da saúde, Ricardo Rego.
Assim, ontem foram assinados com as juntas de Carreço, Afife, Alvarães, e com a União de Freguesias Subportela, Deocriste e Portela Susã (relativa à extensão de saúde de Vila Franca) protocolos para assegurar os recursos humanos necessários que permitem manter a sua atividade assistencial, no âmbito dos cuidados de saúde primários, de acordo com as orientações da ARS Norte.
Para assegurar este processo, a autarquia está a investir 46.800,00€, garantindo o acesso a cuidados de saúde cada vez mais humanizados, eficientes e de qualidade. Foram também assinados protocolos para apoio aos transportes de Munícipes para o Projeto Municipal Vencer a Idade com Saúde, que conta com cerca de mil participantes e onde as Juntas e Uniões de Freguesias colaboram no transporte dos munícipes para os diversos locais onde decorre (pavilhões e piscinas). Foram assinados protocolos no valor global de 51.470€ com as freguesias de Castelo do Neiva, Darque, Freixieiro de Soutelo, Lanheses, Cardielos e Serreleis, Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda, Mazarefes e Vila Fria, Geraz do Lima e Deão, Subportela, Deocriste e Portela Susã, Alvarães, S. Romão de Neiva, Outeiro, Perre, Torre e Vila Mou, Chafé, Mujães e Futebol Clube de Vila Franca (este assume as deslocações da área de Vila Franca).
O projeto Vencer a Idade com Saúde teve início em 2007 e foi criado pelo Município de Viana do Castelo com o intuito de proporcionar uma boa ocupação dos tempos livres e de ócio à população sénior, melhorando os índices de saúde, promovendo o bem-estar e ampliando a interação social. Relativamente ao ano passado, foram solicitados apoios de mais três Juntas e Uniões de Freguesias e de uma Associação Desportiva o que revela que o projeto Vencer a Idade com Saúde está a ter um incremento no número de participantes e, por consequência, de estilos de vida mais saudáveis.
O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).
A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.
A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.