Logo
Regional

Presidente da Assembleia da República inaugura escola em Vila Praia de Âncora

23 Janeiro, 2023 | 17:04
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

A inauguração da obra de ampliação da Escola Básica e Secundária e Espaços de Integração para o Ensino Articulado de Vila Praia de Âncora, um investimento de mais de 2,5 milhões de euros, teve lugar esta manhã, tendo como convidado o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, um homem da Educação, que pensa a Educação e que sabe bem da importância de se valorizar a Escola Pública, como o descreveu o Presidente da Câmara, Rui Lages. 

A cerimónia foi simples, mas muito marcante, sobretudo pela participação de atuais e antigos alunos da Academia de Música Fernandes Fão (AMFF), que neste complexo tem agora a sua sede, com salas adequadas e preparadas para o ensino e a aprendizagem da música e um magnífico auditório, polivalente, que servirá toda a comunidade e que tem no seu nome a homenagem a uma grande família local, a família Ramos Pereira.

Após a visita às instalações da nova Escola Básica e da AMFF, os meninos do Coro de Iniciação da AMFF, formado por alunos do Primeiro Ciclo, deram as boas vindas a todos, interpretando um momento musical, a que se seguiu uma segunda atuação, pelos alunos do 2º e 3º ciclo.    

Augusto Santos Silva recordou, na sua intervenção, estar desde os seis anos na escola e “nunca mais de lá saí”, isto porque a Escola e a Educação são paixões constantes na sua vida: “sou um bom termómetro para avaliar a evolução da Educação” concluiu. E numa breve análise revisitou o período constituído sensivelmente pelas duas últimas décadas, uma altura (há mais ou menos 20 anos) em que cerca de metade dos jovens entre os 15 e os 24 anos abandonavam a escola sem terem completado o Ensino Secundário, recordou.

O Presidente da Assembleia da República sublinhou que essa realidade de abandono é hoje residual, agora a saída da escola faz-se com pelo menos o Ensino Secundário concluído e metade dos jovens com 20 anos frequenta o Ensino Superior. “Fizemos isto em cerca de 20 anos”, disse o responsável, considerando que a reforma da Educação teve muitas etapas, algumas incompreendidas na altura, como a opção pelos Agrupamentos, o envolvimento direto na escola de pais e encarregados de educação, ou o encerramento de escolas que não o eram verdadeiramente, com seis ou 7 alunos, onde o sucesso não tinha lugar.

Augusto Santos Silva elogiou as instalações que tinha acabado de visitar, classificando-as como mais um passo em frente para um fim maior, o cumprimento do Direito à Educação. 

Na sessão intervieram também os dois responsáveis pelas instituições escolares que beneficiam de novas instalações, que ali funcionam desde o início deste ano letivo: o diretor da AMFF, Fernando Rebelo, e a diretora do Agrupamento de Escolas de Caminha, Maria Esteves. Ambos se congratularam pelo complexo e agradeceram a intervenção que permitiu tornar este sonho uma realidade que serve centenas de crianças e jovens, designadamente os dois Presidentes da Câmara de Caminha, atual e anterior, e o agora deputado Tiago Brandão Rodrigues, que lançou, com a Câmara, todo o projeto enquanto Ministro da Educação, e que hoje também marcou presença.  

Fernando Rebelo mostrou-se particularmente satisfeito por finalmente se concretizar uma promessa, que no passado também foi feita, mas nunca cumprida. A Academia, lembrou, tem 34 anos e quando assumiu a direção, em 2014, contava 345 alunos, número que hoje subiu para os 3000. Muitos alunos seguiram para o Ensino Superior, e alguns regressaram à AMFF como professores, como é o caso do grupo que encerrou a sessão, com uma magnífica interpretação instrumental e de canto. 

A Professora Maria Esteves considerou que hoje se encerrou um ciclo de grandes investimentos, nomeadamente a requalificação da Escola Secundária de Caminha e agora a ampliação da Escola Básica e Secundária e Espaços de Integração para o Ensino Articulado de Vila Praia de Âncora, sublinhando que esta foi uma decisão arrojada.           

Rui Lages, por sua vez, congratulou-se pelo dia de grande alegria que hoje se vive, com a celebração da Escola como símbolo de valores. ensinamento, aprendizagem, partilha, cidadania e inclusão. Esta é uma escola que valoriza talentos, disse, enaltecendo a Escola Pública como grande aposta da Câmara, uma aposta que se tem concretizado, nos últimos anos, com equipamentos novos, mas também melhoria de muitos outros, por todo o concelho, como ficou aliás patente num pequeno vídeo apresentado na primeira parte da sessão.    

Uma aposta que não se fica pelas estruturas, mas que é de facto uma escola a tempo inteiro, aposta também nos transportes (gratuitos até ao Secundário) refeições, programas variados de desporto, saúde e tempos livres. 

O Presidente da Câmara fez também vários agradecimentos, desde logo à Vereadora da Educação e ao anterior Presidente da Câmara, a Tiago Brandão Rodrigues, à Professora Maria Esteves, aos funcionários da Câmara que pensaram e acompanharam a execução do projeto hoje inaugurado, aos que trabalham nas escolas, sublinhando que a Escola é a casa do saber, da cultura e da cidadania.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Janeiro, 2023

Monção organizou “O Melhor Wrap da Alimentação”

O primeiro concurso “O Melhor Wrap da Alimentação” realizou-se na EPRAMI, tendo as duas equipas finalistas, apadrinhadas por alunos do 3º ano do Curso de Cozinha e Pastelaria, apresentado as respetivas receitas ao júri do concurso.

Regional 30 Janeiro, 2023

Atleta André Pinto do Viana Remadores do Lima bate record de 17 anos

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu este fim de semana, 28 e 29 de Janeiro, o Campeonato Nacional de Remo Indoor. O atleta Vianense André Pinto, do Viana Remadores do Lima, bateu um record de 17 anos também conseguido por um atleta vianense, Paulo Quesado, que na altura pertencia ao Clube Náutico de Viana do Castelo.

Regional 30 Janeiro, 2023

“Viana em Folia” de 17 a 21 de Fevereiro

De 17 a 21 de fevereiro, a iniciativa “Viana em Folia” promete trazer muita animação à cidade para celebrar o Carnaval.

Regional 29 Janeiro, 2023

Quatro autarquias do distrito de Viana formalizam constituição da Associação de Municípios da Serra d’Arga

Os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima assinaram, em cartório, a constituição oficial da Associação de Municípios da Serra d’Arga. 

Desporto 29 Janeiro, 2023

Santa Luzia conquista mais uma vitória na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC defrontou, este sábado, no Pavilhão José Natário, a EDC Gondomar, a quem venceu (7-2) em jogo antecipado da 18ª jornada da Liga Feminina Placar de Futsal.

Desporto 29 Janeiro, 2023

Juventude Viana perdeu em Paço d`Arcos e caiu para o último lugar do campeonato

A Juventude de Viana deslocou-se, este sábado a Paço de Arcos e perdeu na casa do último classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins. A equipa de Viana do Castelo foi derrotada (2-0) e trocou de posição com o seu adversário na tabela classificativa.

Nacional 29 Janeiro, 2023

Sindicato fala em mais de cem mil pessoas no protesto em Lisboa pelas escolas

O coordenador do STOP estima que mais de cem mil pessoas estejam na manifestação este sábado em Lisboa, um "mar de gente" que aderiu ao protesto marcado há uma semana contra os serviços mínimos nas escolas.