O preço das casas em Portugal aumentou 8,8% em 2023 face a 2022, segundo dados da Alfredo, tendo no final do ano passado os imóveis residenciais sido transacionados a uma média de 2.330 euros por metro quadrado.
De acordo com o balanço dos dados imobiliários de 2023 divulgado hoje pelo Doutor Finanças, especialista em finanças pessoais, em conjunto com a plataforma de inteligência artificial Alfredo, houve regiões onde os valores subiram mais de 20%, com Santarém a destacar-se (22,8%), seguida de Viana do Castelo (20,9%).
Por outro lado, o menor aumento foi registado em Évora, com um crescimento de 2,2%, seguida por Beja, onde o preço médio cresceu 4%, enquanto Portalegre (-3,6%), Guarda (-2,4%) e Vila Real (-2,3%) foram os únicos municípios onde os preços diminuíram.
Além do aumento dos preços do imobiliário ao longo do ano, em 2023 verificou-se também uma queda do número de imóveis disponíveis no mercado, sobretudo em determinadas zonas no país. Assim, se a nível nacional a diminuição foi ligeira, de apenas 0,77%, há capitais de distrito, como Lisboa, onde a queda de apartamentos no mercado foi de 76%, enquanto o Porto liderou a redução no que se refere à oferta de moradias, com uma quebra de 80%.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.
O presépio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, uma tradição que remonta à década de 1950, já está aberto a visitas na sede do Comando Distrital, na Rua de Aveiro.
O centro histórico de Viana do Castelo já respira o espírito natalício com o início do programa “Viana Coração do Natal”, iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e a Vianafestas, que se estenderá até 5 de janeiro de 2026.
O Vitória Sport Clube assegurou esta quarta-feira a presença na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 3-1, em jogo disputado no Estádio do Dragão, no último encontro dos quartos de final. A equipa vimaranense chegou a estar em desvantagem, mas reagiu e garantiu a passagem à próxima fase.
Luís Marques Mendes voltou a marcar distância de uma Presidência de perfil simbólico, garantindo esta quarta-feira, em Monção, que não será um “Presidente como a rainha de Inglaterra”, mas sim um chefe de Estado “pró-ativo, interventivo e com ação”.