Logo
Regional

Prazo de Pré-candidaturas ao Prémio de Arquitetura de Viana do Castelo 2023 prorrogado

27 Outubro, 2023 | 14:26
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana prorrogou a fase de pré-candidatura ao Viana Práxis - Prémio de Arquitetura de Viana do Castelo 2023 até 6 de novembro. Assim, os pedidos de esclarecimento podem agora ser feitos até 30 de outubro. A entrega dos prémios será feita a 13 de dezembro, assim como as exposições a concurso.

O Viana Práxis é uma iniciativa municipal que pretende distinguir e estimular profissionais cujo trabalho incida sobre o território de Viana do Castelo, sendo que o Prémio Edificado irá premiar o autor do projeto com 5 mil euros e o proprietário com um troféu com menção do prémio, recebendo o promotor um diploma oficial.

O Prémio Carreira é destinado a profissionais nomeados pelo júri, sendo o premiado distinguido com um diploma oficial.

Face aos elevados investimentos que a autarquia e entidades privadas têm feito ao longo dos anos no concelho, a Câmara Municipal volta a distinguir as melhores intervenções urbanísticas como valorização do seu património construído.

Assim, à categoria Edificado podem concorrer o proprietário do imóvel, o autor do projeto de arquitetura ou a empresa de construção de obras concluídas nos quatro anos anteriores à atribuição do prémio.

Já a categoria Carreira visa distinguir personalidades que ao longo da sua carreira mais se destacaram em termos locais e nacionais, nos domínios da salvaguarda e valorização do património, resultando das suas atividades um claro benefício para o concelho de Viana do Castelo. Este prémio será atribuído a uma personalidade, eleita por nomeação direta dos membros do júri.

Até 6 de novembro decorrem agora as pré-candidaturas para a categoria “Edificado”, sendo que os pedidos de esclarecimento devem acontecer até dia 30 de outubro, através do email vianapraxis@cm-viana-castelo.pt .

De 7 a 10 de novembro decorrerá o período de apreciação, seleção e comunicação aos proponentes da aceitação das pré-candidaturas. As candidaturas para a categoria “Reabilitação de Edifícios” acontecem de 13 a 24 de novembro com pedidos de esclarecimento até 20 de novembro, seguido de respetiva apreciação e seleção.

Para 13 de dezembro, está agendada a cerimónia de entrega de prémios e exposição dos trabalhos.

O Viana Práxis tem por objetivos promover a valorização e salvaguarda do património arquitetónico de Viana do Castelo, dando visibilidade às obras e boas práticas existentes no concelho; incentivar a reabilitação dos edifícios que se encontram degradados ou funcionalmente inadequados; estimular a melhoria das condições de habitabilidade e de funcionalidade do parque imobiliário urbano; garantir
a proteção e promover a valorização do património cultural; e afirmar os valores patrimoniais, materiais e simbólicos como fatores de identidade, diferenciação e competitividade urbana.

Pretende ainda propagar a sustentabilidade ambiental, cultural, social e económica do tecido urbano; desenvolver novas soluções de acesso a uma habitação condigna; promover a criação e a melhoria das acessibilidades para cidadãos com mobilidade condicionada; fomentar a adoção de critérios de eficiência energética nos edifícios; galardoar e dignificar a qualidade da arquitetura e da construção, no âmbito de novas edificações e ações de reabilitação, restauro, remodelação ou renovação de edifícios existentes no concelho.

O Viana Práxis pretende, assim, distinguir os autores do projeto de arquitetura, promotores e construtores de obras realizadas no concelho de Viana do Castelo que tenham sido concluídas nos anos anteriores à apresentação da respetiva candidatura; e reconhecer o mérito e carreira de personalidades, cujo percurso profissional foi significativo para o enriquecimento da arquitetura portuguesa e para a valorização e salvaguarda do património de Viana do Castelo.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.

Nacional 23 Maio, 2024

Ilha Terceira regista sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira, nos Açores, um evento que se insere na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022, foi hoje anunciado.