Logo
Regional

Portugal vence Finlândia e garante apuramento para Mundial de futsal

15 Dezembro, 2023 | 23:12
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Portugal carimbou, esta sexta-feira, a presença no Campeonato do Mundo de Futsal 2024, ao garantiu o 1.º lugar do Grupo E da Ronda de Elite de acesso à fase final da prova, em virtude da vitória frente à Finlândia, por 5-0, em Coimbra.

Esta será a 7.ª participação de Portugal numa fase final de um Campeonato do Mundo FIFA. A Equipa das Quinas, recorde-se, é a atual campeã em título.

O Mundial 2024 vai disputar-se no Uzbequistão, entre 14 de setembro e 6 de outubro.

Quanto ao jogo, Portugal entrou com grande intensidade e dinâmica. Logo aos 4′, a Equipa das Quinas inaugurou o marcador. Jogada individual Pany na esquerda e o ala, com um remate de bico, coloca a bola por baixo das pernas do guardião nórdico, fazendo o 1-0. A formação orientada por Jorge Braz estava a dominar as incidências da partida e Paçó, aos 6′, dispara ao poste. Dois minutos depois, Neves também acerta no poste, depois de um trabalho de Pauleta na direita. Na resposta, Edu tem uma intervenção importante a remate de Kylmälä.

Kutchy estava irrequieto na ala esquerda e ia agitando a partida. Aos 10’, o ala tem um trabalho individual e serve Lúcio, que quase marca. No minuto seguinte, jogada brilhante de Kutchy e Tiago Brito emenda ao segundo poste de pé esquerdo para o 2-0. Portugal jogava bem, desequilibrava muito a defensiva contrária e Bruno Coelho, aos 14′, isola-se e marca um golaço, ao picar por cima do guarda-redes. A fechar a 1.ª parte, a Finlândia dispôs de duas boas chances para marcar. Pikkarainen, em boa posição, desperdiçou.

No início da 2.ª parte, a Finlândia entrou mais pressionante e foi criando algumas situações na frente. A formação nórdica apostou no 5×4 e tentou tudo para reduzir o marcador. Num desses momentos, Portugal recupera a bola e João Matos atira para o 4-0. Aos 22′, Lúcio Rocha esteve muito perto de fazer o seu primeiro golo, mas o guardião nórdico esteve à altura da ocasião e negou o golo ao jovem ala.

As contas ficaram fechadas ao minuto 37′, com mais um excelente golo dos comandados de Jorge Braz. Pauleta combinou com Tomás Paçó no meio-campo defensivo antes de partir em velocidade pelo flanco direito, com o esférico a parar apenas no fundo da baliza finlandesa, após um bom remate com o pé esquerdo.

Segue-se o jogo com a Geórgia, a 20 de dezembro, às 18h00 locais (14h00 em Portugal Continental), em Tbilisi, que marcará o encerramento desta fase de apuramento.

Portugal lidera o Grupo E desta Ronda de Elite com 12 pontos, mais três que a Finlândia, que ocupa o 2.º posto. A Geórgia está no 3.º lugar, com três, enquanto a Arménia tem zero. Os vencedores dos grupos garantem a qualificação direta para a fase final do Campeonato do Mundo. Os quatro melhores segundos classificados qualificam-se para um play-off, de onde sairão os últimos dois qualificados europeus.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Desporto 3 Março, 2024

Santa Luzia perde na casa do Nun`Alvares na Liga Feminina de Futsal

Foi um sábado cheio de futsal feminino, que terminou com um jogo eletrizante entre o Nun'Álvares e o Santa Luzia, no qual a formação de Fafe venceu por 4-1.

Nacional 3 Março, 2024

Proteção Civil registou, este sábado, 183 ocorrências devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou, este sábado, 183 ocorrências, sobretudo quedas de árvores e de estruturas, sem registo de feridos, por causa do mau tempo no país, disse à Lusa fonte da ANEPC.

Desporto 3 Março, 2024

Juventude Viana derrotou Académica de Espinho e segura segundo lugar do campeonato

A Juventude Viana recebeu, este sábado, no Pavilhão José Natário, a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins. A equipa minhota venceu a partida por números esclarecedores (4-0). .

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.