Portugal carimbou, esta sexta-feira, a presença no Campeonato do Mundo de Futsal 2024, ao garantiu o 1.º lugar do Grupo E da Ronda de Elite de acesso à fase final da prova, em virtude da vitória frente à Finlândia, por 5-0, em Coimbra.
Esta será a 7.ª participação de Portugal numa fase final de um Campeonato do Mundo FIFA. A Equipa das Quinas, recorde-se, é a atual campeã em título.
O Mundial 2024 vai disputar-se no Uzbequistão, entre 14 de setembro e 6 de outubro.
Quanto ao jogo, Portugal entrou com grande intensidade e dinâmica. Logo aos 4′, a Equipa das Quinas inaugurou o marcador. Jogada individual Pany na esquerda e o ala, com um remate de bico, coloca a bola por baixo das pernas do guardião nórdico, fazendo o 1-0. A formação orientada por Jorge Braz estava a dominar as incidências da partida e Paçó, aos 6′, dispara ao poste. Dois minutos depois, Neves também acerta no poste, depois de um trabalho de Pauleta na direita. Na resposta, Edu tem uma intervenção importante a remate de Kylmälä.
Kutchy estava irrequieto na ala esquerda e ia agitando a partida. Aos 10’, o ala tem um trabalho individual e serve Lúcio, que quase marca. No minuto seguinte, jogada brilhante de Kutchy e Tiago Brito emenda ao segundo poste de pé esquerdo para o 2-0. Portugal jogava bem, desequilibrava muito a defensiva contrária e Bruno Coelho, aos 14′, isola-se e marca um golaço, ao picar por cima do guarda-redes. A fechar a 1.ª parte, a Finlândia dispôs de duas boas chances para marcar. Pikkarainen, em boa posição, desperdiçou.
No início da 2.ª parte, a Finlândia entrou mais pressionante e foi criando algumas situações na frente. A formação nórdica apostou no 5×4 e tentou tudo para reduzir o marcador. Num desses momentos, Portugal recupera a bola e João Matos atira para o 4-0. Aos 22′, Lúcio Rocha esteve muito perto de fazer o seu primeiro golo, mas o guardião nórdico esteve à altura da ocasião e negou o golo ao jovem ala.
As contas ficaram fechadas ao minuto 37′, com mais um excelente golo dos comandados de Jorge Braz. Pauleta combinou com Tomás Paçó no meio-campo defensivo antes de partir em velocidade pelo flanco direito, com o esférico a parar apenas no fundo da baliza finlandesa, após um bom remate com o pé esquerdo.
Segue-se o jogo com a Geórgia, a 20 de dezembro, às 18h00 locais (14h00 em Portugal Continental), em Tbilisi, que marcará o encerramento desta fase de apuramento.
Portugal lidera o Grupo E desta Ronda de Elite com 12 pontos, mais três que a Finlândia, que ocupa o 2.º posto. A Geórgia está no 3.º lugar, com três, enquanto a Arménia tem zero. Os vencedores dos grupos garantem a qualificação direta para a fase final do Campeonato do Mundo. Os quatro melhores segundos classificados qualificam-se para um play-off, de onde sairão os últimos dois qualificados europeus.
O Governo corrigiu hoje os valores da despesa prevista no Orçamento do Estado para 2025 no setor do desporto para 54,5 milhões de euros, depois de ter anunciado 42,5 ME na proposta entregue na quinta-feira, na Assembleia da República.
O Santa Luzia Futebol Clube recebe, este sábado, às 18h00, no Pavilhão José Natário em Viana do Castelo, o Leões de Porto Salvo em jogo referente à 4ª jornada Liga Feminina Placard Futsal.
Valença recebeu a visita do Presidente do Comité de Geminação "Mine & Amitié" de Messeix, Gilles Battut e dos membros do Conselho de Administração, Nicolas Lavergne e Brigitte Lavergne.
Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na 'luta', na terceira jornada do Grupo A1.
Criado em 2014 pela Sociedade Internacional de Trombose e Hemostase (SITH) o Dia Mundial da Trombose é celebrado a 13 de outubro, simbolicamente escolhido pois foi o dia em que nasceu Rudolf Virchow, médico pioneiro na compreensão dos mecanismos da trombose.
O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez disse ter pedido à Infraestruturas de Portugal (IP) o reforço de medidas para travar os acidentes mortais no itinerário complementar 28 (IC28).
O Tribunal de Vila Real condenou três arguidos a penas entre os sete meses e os dois anos e dois meses de prisão, suspensas na sua execução, pelo abate de seis lobos no Gerês.