Logo
Nacional

Portugal tem menos de um oftalmologista por 10.000 habitantes e faltam 127 no SNS

22 Março, 2024 | 14:12
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Portugal tem menos de um oftalmologista por 10.000 habitantes, ocupando a nona posição a nível europeu, segundo dados do Colégio da Especialidade de Oftalmologia da Ordem dos Médicos, que apontam para um défice de 127 especialistas no SNS.

Os dados, hoje divulgados, indicam que o número de oftalmologistas inscritos em Portugal é de 0,9 por cada 10.000 habitantes, um valor que desce para 0,6 considerando apenas os médicos oftalmologistas com menos de 70 anos.

Contudo, os números relativamente aos que exercem no Serviço Nacional de Saúde (SNS) são inferiores: 0,45 por cada 10.000 habitantes ou 0,35, quando considerados os especialistas com contrato a tempo inteiro, ou seja, que trabalham pelo menos 40 horas/semana.

Segundo a Ordem dos Médicos (OM), embora o número de oftalmologistas em Portugal esteja “em linha” com a recomendação internacional (0,5 para 10.000 habitantes), “há um défice de 127 profissionais a exercer no SNS”, o que reflete a necessidade de atrair e reter médicos especialistas no serviço público de saúde.

Quando comparado com outros países, Portugal regista um número de oftalmologistas superior a países como Espanha (0,89 para 10.000), França (0,88 para 10.000) ou o Reino Unido (0,22 para 10 000).

“Os números para a especialidade de oftalmologia, apesar de estarem em linha com os europeus, devem ser analisados cautelosamente, atendendo à idade dos médicos e às necessidades da população portuguesa”, alerta Carlos Cortes, bastonário da Ordem dos Médicos, citado em comunicado.

Na nota, o bastonário sublinha que a sustentabilidade do SNS “depende da sua capacidade de captação de médicos especialistas”, considerando “urgente” a criação de um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, assim como a disponibilização de tempo para o estudo autónomo e a construção de “uma carreira médica atraente”.

“Só assim teremos mais médicos especialistas no SNS”, insiste.

O número de oftalmologistas em Portugal tem aumentado nos últimos anos, acompanhando a tendência do aumento do número de médicos.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, entre 1991 e 2021, o número de médicos mais do que duplicou (+107%) e o número de oftalmologistas subiu 161%. O número de oftalmologistas por 10.000 habitantes passou de 0,4 para 1,1 no mesmo período (0,9 quando considerados os que têm inscrição ativa na OM).

Segundo o estudo do Colégio de Oftalmologia da OM, 97,3% dos oftalmologistas tem nacionalidade portuguesa, mais de metade (57,6%) tem mais de 50 anos e 59,6% é homem. Em 46,7% dos casos a formação específica foi realizada na região de Lisboa, 27,3% complementaram o internato com formação adicional e 9,5% fizeram um doutoramento.

Para o coordenador do estudo e ex-presidente do Colégio de Especialidade de Oftalmologia, Augusto Magalhães, embora o número de oftalmologistas em Portugal seja superior à média da OCDE, “é notória a falta de especialistas no SNS”.

“É por isso importante definir políticas de saúde governamentais e medidas urgentes capazes de reter e captar mais médicos oftalmologistas para o SNS”, defende.

O estudo permite ainda concluir que, nos próximos cinco anos, a formação anual de 20 a 23 novos especialistas permitirá compensar a cessação de atividade profissional de oftalmologistas (por reforma ou por outra razão), com um balanço positivo superior a 0,8%.

Este trabalho, publicado na Ata Médica Portuguesa, foi desenvolvido pelo Colégio da Especialidade de Oftalmologia da Ordem dos Médicos, em parceria com a Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, entre 1 de dezembro de 2021 e 14 de fevereiro de 2022. A taxa de resposta foi de 64,7%, (de um total de 910 oftalmologistas inscritos).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Fevereiro, 2026

Mercado imobiliário em Viana do Castelo dispara 16,8% em um ano

Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.

Nacional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança campanha solidária para apoiar vítimas da tempestade Kristin

O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Paredes de Coura celebra fevereiro com cultura, teatro e tradições do Entrudo

Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo: Reunião camarária aborda revisão orçamental, mobilidade e protocolos sociais

A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.

Cultura 2 Fevereiro, 2026

Viana Jazz entre os 10 melhores festivais ibéricos

O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Valença desafia casais a eternizar o amor em concurso de fotografia

Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.

Nacional 2 Fevereiro, 2026

Escuteiros de Viana do Castelo apoiam populações afetadas pela depressão Kristin

A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.