Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na 'luta', na terceira jornada do Grupo A1.
Após um arranque ‘perfeito’, com vitórias caseiras sobre Croácia (2-1) e Escócia (2-1), se regressar da capital polaca com nove pontos na ‘bagagem’, numa nova versão de competição em que agora os dois primeiros classificados de cada grupo alcançam a qualificação, só um desastre completo na segunda volta poderá afastar Portugal da próxima fase.
Um triunfo em Varsóvia e um deslize da Croácia em Zagreb com a Escócia é mesmo o cenário desejado pela equipa de Roberto Martínez, que pode assim confirmar o apuramento na terça-feira em Glasgow perante os escoceses.
Já a Polónia vai entrar em campo com três pontos, que foram obtidos com uma vitória ‘dramática’ na Escócia (3-2 com o golo decisivo a surgir aos 90+7 minutos), isto depois de já ter perdido na Croácia (1-0).
Tal como em 2018, as duas seleções encontram-se novamente na fase de grupos da Liga das Nações, com a seleção lusa a registar, na altura, um importante triunfo em Chorzow, por 3-2.
Antes de um particular em Varsóvia, em 2012, que terminou num nulo, a seleção nacional caiu pela primeira, e até agora única vez em solo polaco, em 2006, na qualificação para o Euro2008, também em Chorzow, com um desaire por 2-1.
A mesma cidade polaca serviu de cenário para o primeiro jogo de sempre de Portugal no país, em 1977, no caminho sem sucesso para o Mundial1978 (1-1), seguindo-se um triunfo em 1982, por 1-0, mas em Wroclaw, que ajudou ao apuramento para o Euro1984.
No total, a seleção lusa tem duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota com a Polónia a jogar fora e também um registo positivo em termos globais, com cinco triunfos, cinco empates e três desaire nas 13 vezes que se encontraram.
O Polónia-Portugal vai ser disputado no Estádio Nacional de Varsóvia, às 20:45 locais (19:45 em Lisboa), e vai ser arbitrado pelo neerlandês Serdar Gozubuyuk.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.