Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na 'luta', na terceira jornada do Grupo A1.
Após um arranque ‘perfeito’, com vitórias caseiras sobre Croácia (2-1) e Escócia (2-1), se regressar da capital polaca com nove pontos na ‘bagagem’, numa nova versão de competição em que agora os dois primeiros classificados de cada grupo alcançam a qualificação, só um desastre completo na segunda volta poderá afastar Portugal da próxima fase.
Um triunfo em Varsóvia e um deslize da Croácia em Zagreb com a Escócia é mesmo o cenário desejado pela equipa de Roberto Martínez, que pode assim confirmar o apuramento na terça-feira em Glasgow perante os escoceses.
Já a Polónia vai entrar em campo com três pontos, que foram obtidos com uma vitória ‘dramática’ na Escócia (3-2 com o golo decisivo a surgir aos 90+7 minutos), isto depois de já ter perdido na Croácia (1-0).
Tal como em 2018, as duas seleções encontram-se novamente na fase de grupos da Liga das Nações, com a seleção lusa a registar, na altura, um importante triunfo em Chorzow, por 3-2.
Antes de um particular em Varsóvia, em 2012, que terminou num nulo, a seleção nacional caiu pela primeira, e até agora única vez em solo polaco, em 2006, na qualificação para o Euro2008, também em Chorzow, com um desaire por 2-1.
A mesma cidade polaca serviu de cenário para o primeiro jogo de sempre de Portugal no país, em 1977, no caminho sem sucesso para o Mundial1978 (1-1), seguindo-se um triunfo em 1982, por 1-0, mas em Wroclaw, que ajudou ao apuramento para o Euro1984.
No total, a seleção lusa tem duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota com a Polónia a jogar fora e também um registo positivo em termos globais, com cinco triunfos, cinco empates e três desaire nas 13 vezes que se encontraram.
O Polónia-Portugal vai ser disputado no Estádio Nacional de Varsóvia, às 20:45 locais (19:45 em Lisboa), e vai ser arbitrado pelo neerlandês Serdar Gozubuyuk.
A Câmara Municipal de Monção lança uma nova iniciativa dedicada à promoção de hábitos saudáveis e à prática regular de exercício físico: o projeto “Caminhar Ativo”.
O Município de Valença apresenta, no próximo 29 de janeiro, o Programa Anual de Educação Ambiental 2026, numa sessão pública que terá lugar às 11h00, no Auditório da Biblioteca Municipal, integrada nas comemorações do Dia Mundial da Educação Ambiental.
O Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Athletic Bilbau por 3-2, na última jornada da fase de liga, num encontro decidido já no período de compensação.
Um golo inesperado do guarda-redes Anatoliy Trubin, aos 90+8 minutos, garantiu esta quarta-feira a vitória do Benfica por 4-2 frente ao Real Madrid e a consequente qualificação das águias para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.