Portugal recebeu esta manhã 33 refugiados provenientes da Turquia, em articulação com a União Europeia e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
No Dia Mundial do Refugiado, o Governo sinaliza esta chegada pela importância que os compromissos que Portugal tem vindo a assumir no plano internacional representam para a concretização dos direitos humanos de todas as pessoas acolhidas no nosso país, ao abrigo da proteção humanitária, desde finais de 2015 ― mais de 72 000 considerando também os pedidos de asilo espontâneos:
– 56 041 cidadãos deslocados da Ucrânia receberam proteção temporária, logo após o início do conflito e até hoje;
– 2 338 pessoas recolocadas, das quais muitas do conflito da Síria, mas também Crianças e Jovens Estrangeiros não Acompanhados dos campos de refugiados da Grécia e ainda muitas pessoas das operações de resgate no Mediterrâneo, oriundas de conflitos menos visíveis;
– 1 208 refugiados através do programa de reinstalação voluntária, onde se inclui o grupo que hoje chegou a território nacional;
– 1 134 nacionais do Afeganistão, ao abrigo da admissão humanitária.
A proteção humanitária é um direito de quem precisa e um dever dos Estados como Portugal empenhados e comprometidos com as populações mais vulneráveis no mundo.
No total, são mais de 130 as nacionalidades das pessoas acolhidas ao abrigo da Proteção Internacional e Temporária nos últimos sete anos que formaram e robusteceram novas comunidades no nosso país, contribuindo assim para a riqueza do diálogo e da diversidade cultural que tão bem nos caracteriza.
O acolhimento e integração destas pessoas é uma prioridade para o Governo. Em articulação com várias áreas governativas e serviços tem sido possível levar a cabo este desafio para o qual a cooperação com os municípios e a sociedade civil se tem revelado determinante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.