Portugal recebeu esta manhã 33 refugiados provenientes da Turquia, em articulação com a União Europeia e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
No Dia Mundial do Refugiado, o Governo sinaliza esta chegada pela importância que os compromissos que Portugal tem vindo a assumir no plano internacional representam para a concretização dos direitos humanos de todas as pessoas acolhidas no nosso país, ao abrigo da proteção humanitária, desde finais de 2015 ― mais de 72 000 considerando também os pedidos de asilo espontâneos:
– 56 041 cidadãos deslocados da Ucrânia receberam proteção temporária, logo após o início do conflito e até hoje;
– 2 338 pessoas recolocadas, das quais muitas do conflito da Síria, mas também Crianças e Jovens Estrangeiros não Acompanhados dos campos de refugiados da Grécia e ainda muitas pessoas das operações de resgate no Mediterrâneo, oriundas de conflitos menos visíveis;
– 1 208 refugiados através do programa de reinstalação voluntária, onde se inclui o grupo que hoje chegou a território nacional;
– 1 134 nacionais do Afeganistão, ao abrigo da admissão humanitária.
A proteção humanitária é um direito de quem precisa e um dever dos Estados como Portugal empenhados e comprometidos com as populações mais vulneráveis no mundo.
No total, são mais de 130 as nacionalidades das pessoas acolhidas ao abrigo da Proteção Internacional e Temporária nos últimos sete anos que formaram e robusteceram novas comunidades no nosso país, contribuindo assim para a riqueza do diálogo e da diversidade cultural que tão bem nos caracteriza.
O acolhimento e integração destas pessoas é uma prioridade para o Governo. Em articulação com várias áreas governativas e serviços tem sido possível levar a cabo este desafio para o qual a cooperação com os municípios e a sociedade civil se tem revelado determinante.
A cidade de Viana do Castelo prepara-se para receber, de 5 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026, a iniciativa “Viana Coração do Natal”, que promete encher o centro histórico de cor, animação e atividades para todas as idades.
A comunicação social de proximidade reúne-se hoje, 29 de novembro, em Pombal, para participar no Encontro Nacional da Comunicação Social Local e Regional, uma iniciativa da Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR) que pretende lançar um olhar crítico e estratégico sobre o futuro do jornalismo local em Portugal.
O Natal em Vila Nova de Cerveira começa oficialmente este sábado, 29 de novembro, com o tradicional Ligar das Luzes, marcado para as 19h00 no centro histórico.
Este sábado, 29 de novembro, às 10h30, a Biblioteca Municipal de Valença convida famílias e crianças a participarem da atividade “Yoga em Ti”, especialmente pensada para crianças dos 3 aos 12 anos.
O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.
No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.