Logo
Nacional

Portugal 2020 com execução de 100%

23 Março, 2024 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse que o programa Portugal 2020 (PT 2020) foi executado a 100%, sendo o país "um dos primeiros" na União Europeia (UE) a atingir esta taxa de execução.

“Não podemos esquecer que vivemos a pandemia, guerras que trouxeram inflação, que aumentaram o preços das obras, mas, mesmo assim, encerrámos [o PT 2020] no prazo que estava previsto. Não pedimos mais anos à Comissão Europeia”, salientou.

Segundo a governante, que falava aos jornalistas em Évora, após uma cerimónia na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, o país executou “na plenitude” o PT 2020, até final de 2023, como estava previsto.

“No âmbito do PT 2020, Portugal foi dos países que executou a 100% [o programa] dentro da UE” e, no seio comunitário, “dos primeiros a apresentar uma execução de 100%”, frisou.

Nas declarações aos jornalistas após presidir à cerimónia de assinatura dos Contratos de Desenvolvimento e Coesão Territorial da CCDR Alentejo com as comunidades intermunicipais (CIM) do território, a ministra destacou também a execução do programa regional Alentejo 2020.

“Nos programas regionais, o Alentejo foi o primeiro a executar a 100%” os fundos comunitários que geriu no quadro comunitário que terminou no final de 2023, disse, esperando que o aproveitamento dos apoios da UE, tanto a nível nacional, como regional, prossiga no quadro comunitário até 2030.

Em relação ao Portugal 2030, a ministra da Coesão Territorial indicou que já existe “um conjunto de aprovações muito significativo para empresas, para a formação profissional, para cursos de formação e para municípios”.

No início deste mês, o último ponto de situação do PT 2020 divulgado pelo Governo indicou que o programa tinha atingido 98% de execução até janeiro e 113% de compromisso.

Até dezembro de 2023, a execução do PT 2020 estava em 97%.

No total, estavam aprovados fundos de 30.400 milhões de euros para apoiar projetos com 46.000 milhões de euros de investimento, o que se traduzia numa taxa de financiamento de 66%.

Por sua vez, o valor dos fundos executados ascendia a 26.400 milhões de euros, correspondente a uma taxa de execução de 98%.

Já a taxa de realização (total dos fundos aprovados) estava em 87%.

O PT 2020 consiste num acordo de parceria entre Portugal e a Comissão Europeia, “no qual se estabelecem os princípios e as prioridades de programação para a política de desenvolvimento económico, social e territorial de Portugal, entre 2014 e 2020”.

Os primeiros concursos do programa PT 2020 foram abertos em 2015.

O programa é abrangido pela regra n+3, o que significa que, apesar da sua vigência terminar em 2020, são dados mais três anos para a sua execução.

O dia 31 de dezembro de 2023 correspondeu à data limite para os promotores realizarem e pagarem as despesas, mas não ao fim do programa.

Até ao final de julho de 2024, os beneficiários podem apresentar os pedidos de reembolsos às autoridades de gestão dos respetivos programas.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.

Regional 19 Abril, 2024

Vila Nova de Cerveira organiza concerto solidário para ajudar o pequeno João

O Pavilhão Multiusos de Vila Nova de Cerveira vai acolher, este sábado, 20 de abril, o concerto solidário “Juntos conquistamos o futuro do João”, que visa angariar fundos para a aquisição de material adaptado à doença genética rara diagnosticada ao João, um menino de 4 anos, de Vila Nova de Cerveira.

Regional 19 Abril, 2024

Acidente de trabalho em armazém de materiais de construção faz um ferido grave

Um homem de 49 anos ficou hoje gravemente ferido ao ficar preso entre um camião e paletes de cimento num armazém de material de construção em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, disse fonte da GNR.

Regional 19 Abril, 2024

Caminha: Homem detido por alegado tráfico com laboratório doméstico para preparar droga

Um homem de 35 anos foi detido por alegado tráfico de droga em Caminha, numa operação da GNR que levou à “descoberta de um pequeno laboratório doméstico para a preparação e transformação da substância estupefaciente”, foi hoje revelado.

Regional 19 Abril, 2024

Demonstração de meios da Proteção Civil municipal leva centenas ao Campo d’Agonia

Na manhã desta sexta-feira, o Campo d’Agonia acolheu uma demonstração de meios da Proteção Civil Municipal, numa iniciativa aberta a toda a comunidade que contou com a visita de centenas de alunos das escolas vianenses e utentes de instituições.

Desporto 19 Abril, 2024

Vianense SAD “não apoia qualquer lista” candidata às eleições do Clube

Para terminar de vez com com especulações, a Sport Clube Vianense, Futebol SAD, emitiu um comunicado a descarta o seu apoio a qualquer lista candidata no ato eleitoral do Sport Club Vianense, marcado para o próximo dia 24 de maio de 2024.