Logo
Nacional

Porto de Leixões recebeu, em 2023, 116 navios de cruzeiro

7 Fevereiro, 2024 | 14:08
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O Porto de Leixões, no Município de Matosinhos, recebeu, em 2023, o maior número de cruzeiros e respetivos passageiros de sempre, chegando aos 116 navios, mais quatro que em 2022, e quase 150 mil pessoas transportadas, um aumento de 37%, foi esta quarta-feira divulgado.

“Em 2023, o Porto de Leixões recebeu 116 navios de cruzeiro que fizeram chegar à região 148.889 passageiros, tornando-se no melhor ano de sempre da atividade de cruzeiros em Leixões”, pode ler-se numa nota de imprensa hoje divulgada pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Na mesma nota, a administração liderada por João Neves salienta que os números representam “um crescimento de 37% no número de passageiros e mais quatro navios comparativamente com o ano anterior” e que, face a 2018, “que tinha sido até agora o melhor ano de sempre em número de passageiros, o crescimento foi de 27%”.

A APDL calcula que em 2023, a atividade de cruzeiros tenha gerado “uma receita direta de 19,7 milhões de euros na economia da região”, tendo por base os valores médios definidos pela CLIA (Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros, na sigla em inglês) para as receitas diretas dos passageiros e dos tripulantes.

“O Reino Unido continua a ser o principal mercado de origem dos passageiros que passam pelos terminais de cruzeiro do Porto de Leixões, correspondendo a 44,1% do total seguindo-se os Estados Unidos da América com 23,2%, a Alemanha com 17,9%, o Canadá com 5% e ainda a Austrália com 1,6%”, detalha a APDL.

A atividade continua a ser marcada por alguma sazonalidade e, tal como tem acontecido nos últimos anos, “os meses mais fortes para a atividade em Leixões foram maio (27.373 passageiros), setembro (24.932 passageiros) e outubro (29.219 passageiros)”.

“A par do ano passado, o mês de outubro voltou a ser o melhor mês do ano e, neste caso, o melhor mês de sempre no que ao número de passageiros diz respeito”, detalha a administração portuária.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 5 Março, 2024

Associação denuncia falta de medicação para artrite reumatóide na ULS do Alto Minho

A presidente da Associação dos Doentes com Artrite Reumatoide (ANDAR), Arsisete Saraiva, denunciou hoje que a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) não está a disponibilizar o tratamento para a artrite reumatoide.

Regional 5 Março, 2024

Explicador de Matemática de Viana do Castelo volta a abusar de menores e é preso pela PJ

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem de 48 anos de idade, residente no concelho de Viana do Castelo, suspeito da prática de crimes de abuso sexual de menores dependentes ou em situação vulnerável.

Nacional 5 Março, 2024

Portugal regista o 2.º maior consumo do mundo de fármaco para insónias

Portugal registou em 2022 o segundo maior consumo do mundo do fármaco de combate à insónia zolpidem, e um dos maiores do anestésico e sedativo cetamina, segundo o relatório do Conselho Internacional para o Controlo de Narcóticos (INCB).

Desporto 5 Março, 2024

Atleta da APPACDM conquista medalha de bronze no primeiro dia do “Virtus European Winter Games”

Jorge Miguel Sousa, atleta da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo, está a representar Portugal no Campeonato do Mundo e da Europa de Remo Indoor VIRTUS, tendo conquistado já uma medalha de bronze esta segunda-feira. A competição decorre até esta sexta-feira, 8 de março, em Zakopane, na Polónia. 

Nacional 5 Março, 2024

5G: Tecnologia em todos os concelhos e 69% das freguesias no final de dezembro

A tecnologia 5G chegava "a todos os concelhos" de Portugal e a "69% das freguesias" no final do ano passado, de acordo com dados hoje divulgados pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Nacional 5 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo na quinta-feira

Viana do Castelo está entre os dez distritos do continente sob aviso amarelo, a partir de quinta-feira, 7 de março, devido à previsão de agitação marítima. A informação foi avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Regional 5 Março, 2024

Plano de salvaguarda de branda em Monção vai para discussão pública

O Plano de Pormenor de Salvaguarda da branda de Santo António de Vale de Poldros, Riba de Mouro, Monção, entra em consulta pública, na próxima terça-feira, por 20 dias úteis, segundo o aviso hoje publicado em Diário da República.