Portugal pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024, na Alemanha, se vencer a Turquia que, tal como a equipa lusa, qualifica-se ganhando.
Dortmund recebe os líderes do Grupo F, na segunda jornada, com a seleção nacional a defrontar um rival de boa memória no torneio, naquele que será o quarto embate entre os dois países na competição.
Após o 2-1 com a República Checa, em Leipzig, na primeira jornada, novo triunfo deixa Portugal já apurado para os oitavos de final, na pior das hipóteses como um dos quatro melhores terceiros classificados.
Em caso de triunfo, Portugal pode mesmo assegurar já o primeiro lugar do agrupamento, desde que a República Checa vença ou empate com a Geórgia, em partida que se realiza horas antes, em Hamburgo.
Se este cenário se confirmar, Portugal fica logo a saber que irá jogar os oitavos de final em Frankfurt, em 01 de julho, perante o terceiro classificado dos grupos A, B ou C.
Em oito participações em Europeus, Portugal seguiu sempre para a fase a eliminar.
Em três duelos com os turcos em Europeus, Portugal venceu por 1-0 no Euro1996 e por 2-0 no Euro2008, ambos na fase de grupos, enquanto no Euro2000 triunfou igualmente por 2-0, mas nos ‘quartos’, graças a um ‘bis’ de Nuno Gomes.
Na estreia, a Turquia, comandada pelo italiano Vincenzo Montella, bateu a Geórgia, por 3-1, com destaque para o jovem Arda Güler, de 19 anos. O extremo do Real Madrid marcou um grande golo e aparece como principal ameaça para Portugal.
O Turquia-Portugal está agendado para as 18:00 locais (17:00 horas de Lisboa), no Signal Iduna Park, e terá arbitragem do alemão Felix Zwayer. A equipa lusa fecha o Grupo F em 26 de junho, em Gelsenkirchen, frente à Geórgia.
O nono dia do Euro2024 conta ainda com o jogo que fecha o Grupo E, com a Roménia, que bateu a Ucrânia por 3-0, a defrontar a Bélgica, derrotada por 1-0 pela Eslováquia. Na sexta-feira, os ucranianos bateram os eslovacos por 2-1.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.