A Porta do Mezio vai mais uma vez associar-se às comemorações das Jornadas Europeias do Património, que serão celebradas nos dias 23, 24 e 25 de setembro, em colaboração com a Direção Geral do Património Cultural.
Sob o mote “Património Sustentável”, a Porta do Mezio, vai organizar no próximo dia 24 de setembro, uma visita guiada ao Centro Interpretativo da Área Arqueológica Mezio-Gião e ao Núcleo Megalítico do Mezio.
Inscreva-se nesta iniciativa e venha participar, numa viagem, que vai dar a conhecer histórias e curiosidades associadas a monumentos emblemáticos, dos nossos antepassados.
Programa:
10h00: Receção dos participantes
10h15: Visita guiada ao Centro Interpretativo da Área Arqueológica Mezio-Gião
11h15: Visita guiada ao Núcleo Megalítico do Mezio
12h00: Fim da atividade
Preço: 3€
Nota: esta atividade só é realizada mediante inscrição prévia, com número mínimo de participantes.
Para mais informações consultar a Porta do Mezio através do 258 510 100 ou portadomezio@ardal.pt
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.