A população de São Pedro da Torre, no município de Valença, está contra o encerramento da passagem de nível (PN). Como forma de protesto, foram já afixados vários cartazes, entre os exemplos, "sem alternativa não há encerramento" no local.
De acordo com uma nota enviada à Viana TV por um dos moradores “o encerramento desta PN limita a circulação de todos os moradores”. Assim, a população exige que “a PN só seja encerrada quando for construída a alternativa desnivelada e que a mesma seja útil”.
Segundo o morador, neste momento, existe já um abaixo-assinado nos “CTT de São Pedro da Torre e que conta com mais de 100 assinaturas”, tendo sido apresentada uma queixa no Ministério Público contra a IP (Infraestruturas de Portugal). Foi ainda realizada “uma reclamação à CP (Comboios de Portugal) por incumprimento da sinalização por parte dos maquinistas”.
“Tudo isto foi informado ao Município e à Junta de Freguesia, mas as duas entidades estão de acordo com a IP na supressão e por isso não nos auxiliam”, lamentou.
Em causa está o encerramento da “PN 125.797, localizada em São Pedro da Torre, na Rua de Baixo” devido aos recentes acidentes naquele local. “Nós refutamos tal encerramento uma vez que os dois acidentes acontecem em parte por culpa da própria IP. Desde meados de 2021 que tinha instalado os maciços em cimento para receber as meias barreiras que nunca chegou a instalar”, apontou o morador.
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.