A população de São Pedro da Torre, no município de Valença, está contra o encerramento da passagem de nível (PN). Como forma de protesto, foram já afixados vários cartazes, entre os exemplos, "sem alternativa não há encerramento" no local.
De acordo com uma nota enviada à Viana TV por um dos moradores “o encerramento desta PN limita a circulação de todos os moradores”. Assim, a população exige que “a PN só seja encerrada quando for construída a alternativa desnivelada e que a mesma seja útil”.
Segundo o morador, neste momento, existe já um abaixo-assinado nos “CTT de São Pedro da Torre e que conta com mais de 100 assinaturas”, tendo sido apresentada uma queixa no Ministério Público contra a IP (Infraestruturas de Portugal). Foi ainda realizada “uma reclamação à CP (Comboios de Portugal) por incumprimento da sinalização por parte dos maquinistas”.
“Tudo isto foi informado ao Município e à Junta de Freguesia, mas as duas entidades estão de acordo com a IP na supressão e por isso não nos auxiliam”, lamentou.
Em causa está o encerramento da “PN 125.797, localizada em São Pedro da Torre, na Rua de Baixo” devido aos recentes acidentes naquele local. “Nós refutamos tal encerramento uma vez que os dois acidentes acontecem em parte por culpa da própria IP. Desde meados de 2021 que tinha instalado os maciços em cimento para receber as meias barreiras que nunca chegou a instalar”, apontou o morador.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.