Logo
Regional

Ponte de Lima: Vaca das Cordas em consulta para Património Imaterial

20 Fevereiro, 2025 | 12:22
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O Instituto do Património Cultural iniciou a consulta pública sobre a decisão de inscrever a manifestação da 'Vaca das Cordas', em Ponte de Lima, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

O anúncio da abertura do procedimento, que terá a duração de 30 dias, foi publicado no Diário da República (DR).

A publicação esclarece que o Património Cultural irá decidir sobre o pedido de inventariação no prazo de 120 dias após a conclusão do período da consulta pública.

A tradição da ‘Vaca das Cordas’, que se realiza em junho, na véspera do feriado do Corpo de Deus, obriga a que o animal saia para as ruas da vila, pelas 18h00, conduzido por cerca de dezena e meia de pessoas e preso por duas cordas.

É levado até à Igreja Matriz e preso à janela de ferro da Torre dos Sinos, sendo-lhe dado um banho de vinho tinto da região, “lombo abaixo, para retemperar forças”, conforme reza o costume local.

Dá depois três voltas à igreja, sempre com percalços e muitos trambolhões à mistura dos populares que ousam enfrentá-lo, após o que é levado para o extenso areal da vila, dando lugar a peripécias, com corridas, sustos, nódoas negras e trambolhões e até pegas de caras amadoras.

Nas ruas do centro histórico irá cumprir-se, madrugada dentro, a confeção dos tapetes floridos, por onde irá passar a procissão do Corpo de Deus.

Depois daquele ritual, o animal será abatido no matadouro. A carne será vendida num talho de Ponte de Lima.

A mais antiga referência que se conhece da ‘Vaca das Cordas’ remonta a 1646, quando um código de posturas obrigava os moleiros do concelho (ministros de função) a conduzir, presa por cordas, uma vaca brava, sob condenação de 200 reis pagos na cadeia.

Mais tarde, segundo o Código de Posturas de 1720, a pena agravava-se para 480 réis. Diz a lenda que a Igreja Matriz, da primitiva vila, era um templo pagão dedicado a uma deusa, simbolizada por uma vaca.

Posteriormente, este templo foi transformado em igreja pelos cristãos que retiraram do seu nicho a imagem da “deusa vaca” e com ela deram três voltas à igreja, após o que a arrastaram pelas ruas da vila.

Daí virá o costume da ‘Vaca das Cordas’, um ritual que foi interrompido em 1881 pela vereação, tendo reaparecido por volta de 1922, para não mais deixar de se realizar.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 11 Setembro, 2025

Mulher detida por burla “Olá pai, Olá mãe”

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, deteve esta quarta-feira, em Matosinhos, uma mulher, de 44 anos, indiciada pela prática de vários crimes de burla qualificada e de branqueamento, através do esquema fraudulento vulgarmente conhecido por "Olá pai, Olá mãe".

Regional 11 Setembro, 2025

Academia Sénior do CER abre novo ano letivo com espetáculo em Viana do Castelo

Viana do Castelo vai receber no próximo dia 16 de setembro, às 18h00, a sessão de abertura do ano letivo 2025/2026 da Academia Sénior do CER – Centro de Estudos Regionais. A cerimónia terá lugar na Sala de Espetáculos da Sociedade de Instrução, Recreio e Social Areorense (SIRSA).

Regional 11 Setembro, 2025

Mercado Medieval transformou Fortaleza de Valença num vibrante cenário da Idade Média

A Fortaleza de Valença voltou a encher-se de vida e história, com a realização da edição 2025 do Mercado Medieval – Valença na Rota da História.

Regional 11 Setembro, 2025

Fim de semana promete tempo estável e com Sol em Viana do Castelo

Após alguns dias de instabilidade meteorológica, os vianenses podem finalmente preparar-se para um fim de semana com tempo estável e temperaturas agradáveis. A previsão aponta para céu parcialmente nublado na sexta-feira, abertas no sábado e muito sol no domingo, com máximas a rondar os 24 °C.

Regional 11 Setembro, 2025

Santa Marta de Portuzelo recebe festival gastronómico “Brasas e Marés”

O Souto de Santa Marta, em Santa Marta de Portuzelo, será palco, nos dias 26, 27 e 28 de setembro, do “Brasas e Marés – Festival Gastronómico”, uma iniciativa promovida pela Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo, com entrada livre e aberta a toda a comunidade.

Cultura 11 Setembro, 2025

António Capelo regressa a Monção com o monólogo “Ninguém”

No próximo dia 4 de outubro, às 21h30, o Auditório do Cine Teatro João Verde, em Monção, recebe o consagrado ator António Capelo com o espetáculo “Ninguém”, um monólogo intimista com texto e direção de Zeferino Mota.

Regional 11 Setembro, 2025

ULSAM promove ação de sensibilização no Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) assinalou esta terça-feira o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio com a realização do evento “Unidos pela Vida”, dinamizado pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental.