Logo
Regional

Ponte de Lima: Vaca das Cordas em consulta para Património Imaterial

20 Fevereiro, 2025 | 12:22
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O Instituto do Património Cultural iniciou a consulta pública sobre a decisão de inscrever a manifestação da 'Vaca das Cordas', em Ponte de Lima, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

O anúncio da abertura do procedimento, que terá a duração de 30 dias, foi publicado no Diário da República (DR).

A publicação esclarece que o Património Cultural irá decidir sobre o pedido de inventariação no prazo de 120 dias após a conclusão do período da consulta pública.

A tradição da ‘Vaca das Cordas’, que se realiza em junho, na véspera do feriado do Corpo de Deus, obriga a que o animal saia para as ruas da vila, pelas 18h00, conduzido por cerca de dezena e meia de pessoas e preso por duas cordas.

É levado até à Igreja Matriz e preso à janela de ferro da Torre dos Sinos, sendo-lhe dado um banho de vinho tinto da região, “lombo abaixo, para retemperar forças”, conforme reza o costume local.

Dá depois três voltas à igreja, sempre com percalços e muitos trambolhões à mistura dos populares que ousam enfrentá-lo, após o que é levado para o extenso areal da vila, dando lugar a peripécias, com corridas, sustos, nódoas negras e trambolhões e até pegas de caras amadoras.

Nas ruas do centro histórico irá cumprir-se, madrugada dentro, a confeção dos tapetes floridos, por onde irá passar a procissão do Corpo de Deus.

Depois daquele ritual, o animal será abatido no matadouro. A carne será vendida num talho de Ponte de Lima.

A mais antiga referência que se conhece da ‘Vaca das Cordas’ remonta a 1646, quando um código de posturas obrigava os moleiros do concelho (ministros de função) a conduzir, presa por cordas, uma vaca brava, sob condenação de 200 reis pagos na cadeia.

Mais tarde, segundo o Código de Posturas de 1720, a pena agravava-se para 480 réis. Diz a lenda que a Igreja Matriz, da primitiva vila, era um templo pagão dedicado a uma deusa, simbolizada por uma vaca.

Posteriormente, este templo foi transformado em igreja pelos cristãos que retiraram do seu nicho a imagem da “deusa vaca” e com ela deram três voltas à igreja, após o que a arrastaram pelas ruas da vila.

Daí virá o costume da ‘Vaca das Cordas’, um ritual que foi interrompido em 1881 pela vereação, tendo reaparecido por volta de 1922, para não mais deixar de se realizar.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 21 Fevereiro, 2025

Filigrana de Viana do Castelo em destaque no Guia Michelin 2025

O Guia Michelin, dá destaque na sua edição deste ano, à filigrana de Viana do Castelo. A filigrana de Viana do Castelo é uma das mais impressionantes expressões da criatividade e técnica tradicional do Norte de Portugal.

Regional 21 Fevereiro, 2025

Ministério Público arquiva investigação à alegada corrupção na venda do navio Atlântida

O Ministério Público (MP) arquivou o processo que investigava a alegada prática de corrupção e de outros crimes económicos na venda do navio Atlântida pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo à Mystic Cruises, de Mário Ferreira.

Regional 21 Fevereiro, 2025

Henrique Maciel reeleito presidente da Federação Académica do Politécnico de Viana do Castelo

Reafirmar a voz dos estudantes, fortalecer a representatividade das seis Escolas do Politécnico de Viana do Castelo e consolidar a Federação Académica como um agente ativo na vida académica. Estes são os compromissos de Henrique Maciel, que inicia um novo mandato na liderança da FAIPVC.

Desporto 21 Fevereiro, 2025

Novo presidente da AFVC conhecido esta noite

A Associação de Futebol de Viana do Castelo vai a votos, esta sexta-feira, 21 de fevereiro, para eleger os seus corpos gerentes para o triénio 2025/2028. O ato eleitoral vai decorrer na Biblioteca Municipal da capital do Alto Minho.

Regional 21 Fevereiro, 2025

Município de Arcos de Valdevez apoia Sapadores Florestais com 225 mil euros

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou os protocolos de apoio financeiro a celebrar com 5 equipas de Sapadores Florestais, nomeadamente com a Associação Florestal Atlântica, a Associação Florestal do Lima, as Assembleias de Compartes dos Baldios das Freguesias de Cabreiro e Gavieira e a Junta de Freguesia de Soajo, no valor global de 225 mil euros, 45 mil para cada uma das entidades.

Regional 21 Fevereiro, 2025

Caminha apoia Associações do concelho em mais de 50 mil euros

O Executivo caminhense aprovou, na sua última reunião, todas as propostas apresentadas pelo Presidente da Câmara, Rui Lages, de apoio a diversas associações do concelho, perfazendo um valor superior a 50 mil euros.

Regional 21 Fevereiro, 2025

Aberto concurso para residência académica do politécnico de Viana do Castelo

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) abriu um concurso público para a construção de uma residência académica no ‘campus’ da Praia Norte, com o preço base de 16.293.283,00 euros.