A XV edição da Feira do cavalo de Ponte de Lima está a decorrer na Expolima até ao próximo domingo. Ontem abriu oficialmente recebendo dezenas de visitantes portugueses e estrangeiros que acompanham o Campeonato do Mundo de Equitação de Trabalho.
Este Campeonato constituído por 4 diferentes etapas, começou na quarta-feira com a prova de ensino, ontem seguiu-se a prova de Maneabilidade, esta sexta-feira Velocidade e amanhã a prova da Vaca, disputada exclusivamente por equipas.
A Equitação de Trabalho é uma modalidade equestre baseada na equitação tradicional de cada país, mantendo e conservando as suas diferentes tradições.
São dez países que estão a participar neste Campeonato do Mundo de Equitação de Trabalho: Portugal, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Países Baixos, Itália, República Checa e Suécia.
A abertura oficial do evento contou com a presença do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto E Norte, Dr. Luís Pedro Martins, que destacou a dinâmica do evento, e atração que capta para o concelho e toda a região.
A Feira do Cavalo de Ponte de Lima é cada vez mais procurada por profissionais e aficionados da modalidade, consolidando-se como um evento de referência.
Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Vasco Ferraz, considerou que “este é certamente um dos mais significativos, um dos que atrai a esta Terra um maior número de gente, um dos que mais impacto provoca no público e um dos que mais contribui para a afirmação regional, nacional e internacional de Ponte de Lima. (…) O projeto “Ponte de Lima, Destino Equestre Internacional” tem sido uma das alavancas do desenvolvimento económico do concelho, ao permitir igualmente a dinamização dos sectores da restauração e hotelaria, e das atividades ligadas ao sector equestre, para além de tantas outras atividades que beneficiam do fomento que estes eventos trazem à região.”
O autarca reforçou ainda que “Basta um olhar atento ao programa da edição deste ano para perceber a magnitude deste evento e a diversidade de atividades que aqui se vão desenrolar, para gáudio de um público cada vez mais numeroso, mais diverso e também mais interessado”.
A Feira do cavalo transforma Ponte de Lima numa das capitais do circuito equestre. A gala de abertura que se realizou ontem à noite, encantou os milhares de espetadores que assistiram ao espetáculo de Paco Martos e os seus cavalos em liberdade e Alma Lusitana, acompanhados de música, folclore e tradição, um espetáculo memorável, para uma plateia que lotou a Expolima.
Acompanhe as provas equestres em: www.feiradocavalo.pt
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) vai organizar a Volta a Portugal em 2026, numa solução transitória que surge após a rutura antecipada do contrato de concessão com a Podium Events, anunciou o organismo.
O Politécnico de Viana do Castelo e o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CiTin) realizam no dia 26 de novembro, às 14h00, na ESTG-IPVC, o seminário “Do laboratório ao mercado: Potenciar a tecnologia para criar valor nas empresas”. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre investigação aplicada e setor empresarial, promovendo a transferência de conhecimento e a adoção de tecnologias emergentes no Alto Minho.
Cerca de 400 crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Monção e da Santa Casa da Misericórdia estão a conhecer a história mais famosa da região através do teatro de fantoches.
O futebol distrital está de luto pela morte de Aníbal Ferreira, ex-treinador do Neves FC e do Clube Desportivo de Cerveira, que faleceu na noite de segunda-feira, aos 61 anos, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença contra a qual lutava há vários anos.
O Município de Vila Nova de Cerveira volta a apoiar o percurso académico dos jovens cerveirenses com a abertura do período de candidaturas às Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior 2025/2026.
O coletivo Cem Palcos apresenta hoje, 18 de novembro, no Festival de Teatro de Viana do Castelo, às 18h30, o espetáculo “A Baba do Lobo”, uma coprodução com o Teatro Vila Velha, do Brasil.
Hoje, 18 de novembro, às 17h00, Carreço recebe a primeira placa informativa do “último pôr do sol de Portugal continental”, instalada junto ao farol de Montedor, numa iniciativa do projeto europeu Atlantic Sunset.