A XV edição da Feira do cavalo de Ponte de Lima está a decorrer na Expolima até ao próximo domingo. Ontem abriu oficialmente recebendo dezenas de visitantes portugueses e estrangeiros que acompanham o Campeonato do Mundo de Equitação de Trabalho.
Este Campeonato constituído por 4 diferentes etapas, começou na quarta-feira com a prova de ensino, ontem seguiu-se a prova de Maneabilidade, esta sexta-feira Velocidade e amanhã a prova da Vaca, disputada exclusivamente por equipas.
A Equitação de Trabalho é uma modalidade equestre baseada na equitação tradicional de cada país, mantendo e conservando as suas diferentes tradições.
São dez países que estão a participar neste Campeonato do Mundo de Equitação de Trabalho: Portugal, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Países Baixos, Itália, República Checa e Suécia.
A abertura oficial do evento contou com a presença do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto E Norte, Dr. Luís Pedro Martins, que destacou a dinâmica do evento, e atração que capta para o concelho e toda a região.
A Feira do Cavalo de Ponte de Lima é cada vez mais procurada por profissionais e aficionados da modalidade, consolidando-se como um evento de referência.
Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Vasco Ferraz, considerou que “este é certamente um dos mais significativos, um dos que atrai a esta Terra um maior número de gente, um dos que mais impacto provoca no público e um dos que mais contribui para a afirmação regional, nacional e internacional de Ponte de Lima. (…) O projeto “Ponte de Lima, Destino Equestre Internacional” tem sido uma das alavancas do desenvolvimento económico do concelho, ao permitir igualmente a dinamização dos sectores da restauração e hotelaria, e das atividades ligadas ao sector equestre, para além de tantas outras atividades que beneficiam do fomento que estes eventos trazem à região.”
O autarca reforçou ainda que “Basta um olhar atento ao programa da edição deste ano para perceber a magnitude deste evento e a diversidade de atividades que aqui se vão desenrolar, para gáudio de um público cada vez mais numeroso, mais diverso e também mais interessado”.
A Feira do cavalo transforma Ponte de Lima numa das capitais do circuito equestre. A gala de abertura que se realizou ontem à noite, encantou os milhares de espetadores que assistiram ao espetáculo de Paco Martos e os seus cavalos em liberdade e Alma Lusitana, acompanhados de música, folclore e tradição, um espetáculo memorável, para uma plateia que lotou a Expolima.
Acompanhe as provas equestres em: www.feiradocavalo.pt
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.