O Município de Ponte de Lima marcou presença na sessão de abertura da reunião do consórcio do projeto FEAST – Sistemas alimentares que apoiam a transição para dietas mais saudáveis e sustentáveis, um projeto científico inovador e de elevada qualidade internacional, liderado pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha.
Aprovado pelo programa Horizonte Europa Pilar II – Cluster 6: Alimentação, bio economia, recursos naturais, agricultura e ambiente, este projeto é dinamizado por um consórcio de 36 entidades europeias, entre instituições públicas, empresas, universidades e atores políticos, e no Alto Minho conta com a parceria da CIM Alto Minho e do IPVC.
Na sessão de abertura da reunião do consórcio do projeto, que decorreu em Viana do Castelo, o Município de Ponte de Lima esteve representado pelo Vice-Presidente, Paulo Sousa, que abordou o ecossistema dos refeitórios escolares, o modelo de gestão dos mesmos, bem como a implementação do projeto “Hortas Pedagógicas” nas escolas do concelho, do trabalho efetuado pela autarquia na aposta dos recursos endógenos e a estratégia de valorização gastronómica dos mesmos.
Com um orçamento total de 11,9 milhões de euros e um período de implementação de cinco anos, o FEAST visa despoletar uma mudança para um sistema alimentar sustentável, numa estratégia que perspetive grandes ganhos para as pessoas, para o planeta e para os sectores público e privado, promovendo investigação e intervenção nos sistemas agroalimentares que suportam as transições para dietas mais saudáveis e sustentáveis. Ainda de referir que este projeto pretende promover o estado da arte na investigação e inovação, reunindo diferentes áreas de expertise em todo o sistema alimentar e, acima de tudo, integrando a dimensão comportamental dos “atores alimentares”, muitas vezes descurada. Esta abordagem permitirá estimular a cocriação de soluções e práticas inovadoras, baseadas na comunidade e para a comunidade.
Por outro lado, o projeto FEAST concorre para o cumprimento dos objetivos de mitigação das alterações climáticas, plasmados no Acordo Verde Europeu (European Green Deal), contribuindo também para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Ou seja, com a adoção de novas soluções e das melhores práticas ao nível das dietas alimentares (mais ricas em alimentos saudáveis produzidos em agricultura biológica e sem pesticidas, e acessíveis a todos), este projeto traz claros benefícios não só para o meio ambiente como ao nível da saúde da população.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.