A vila limiana celebra, esta segunda-feira, 4 de março, o Dia de Ponte de Lima, assinalando os 899 anos do Foral outorgado por D. Teresa.
O programa das comemorações já arrancou na passada sexta-feira, 1 de março, mas oficialmente iniciou hoje, pelas 11h00, com a inauguração da exposição Caminhos “Vilas e Cidades do Caminho Português: Ponte de Lima” na Torre da Cadeia Velha.
Na parte de tarde, a programação retoma, pelas 14h30, com a inauguração da obra de restauro da Capela de Santiago, situada na freguesia da Correlhã.
A simbólica deposição da coroa de flores na estátua de D. Teresa está marcada para as 16h30, seguindo-se a sessão solene agendada para as 17h00 na Igreja Matriz.
A sessão solene contará com a atuação do violinista limiano João Silva, durante a qual se realizará a palestra “O Caminho de Santiago – protagonismos de Ponte de Lima no alicerçar da tolerância e Identidade europeias” com o historiador Joel Cleto.
O autor do hino a Ponte de Lima, o Maestro Amílcar Morais será homenageado, ainda durante a sessão solene, momento que contará com a participação da Banda de Música de Ponte de Lima.
Integrando o programa cultural das comemorações do Dia de Ponte de Lima, realiza-se o I Congresso “Ponte de Lima: do Neolítico à Idade Média” no Auditório Municipal, nos dias 4 e 5 de março.
O programa na íntegra está disponível aqui.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
Bluay, autor do single “Faz bem”, com a participação especial de Julinho KSD, é o cabeça de cartaz da passagem de ano de Viana do Castelo, que decorrerá no Centro Cultural da capital do Alto Minho.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.