A Praça Terra da Nóbrega, em Ponte da Barca, prepara-se para receber mais uma edição da Festa das Tradições, de 10 a 12 de maio, um evento que promete um fim-de-semana repleto de celebrações culturais, gastronomia regional e entretenimento para todas as idades.
O presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, descreve a iniciativa como “uma celebração das raízes culturais e de partilha da alegria e da autenticidade da comunidade”. Destaca ainda o empenho das “associações e ranchos folclóricos locais em preservar e promover a herança da região”.
Durante os três dias de festa, moradores e visitantes poderão desfrutar de uma variedade de atividades. Entre os destaques musicais está o concerto de Toy e do grupo Roconorte.
Os ranchos folclóricos, os bombos e as rusgas também estarão presentes, trazendo consigo as danças e músicas tradicionais que celebram as raízes culturais da região.
A programação inclui ainda exposições que destacam os usos e costumes de Ponte da Barca, workshops tradicionais onde se pode aprender o saber-fazer local, desde a confeção de pão tradicional até à recriação da fiada do linho, além de uma homenagem às tradições com o desfile “O Traje do Povo”, onde o colorido dos trajes regionais brilha em todo o seu esplendor.
E claro, sem esquecer a gastronomia regional que estará em destaque com uma variedade de pratos autênticos da região e petiscos tradicionais que fazem parte do património gastronómico de Ponte da Barca.
Com todas as iniciativas de entrada gratuita, a Festa das Tradições é organizada pelo Município de Ponte da Barca em colaboração com as associações e ranchos folclóricos locais.

Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.
A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lançou a primeira edição de um concurso de fotografia dirigido a toda a comunidade, com o objetivo de promover o território através do olhar dos seus habitantes.
O regulamento que estabelece os apoios à mobilidade atribuídos pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aos operadores de transportes entrou ontem em vigor, produzindo efeitos retroativos a 1 de janeiro.
As descargas da barragem de Touvedo, em Ponte da Barca, aumentaram o caudal do rio Lima, provocando inundações nas zonas ribeirinhas de Ponte de Lima e Ponte da Barca, situação que continua esta terça-feira a ser acompanhada pelas autoridades.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.