A Praça Terra da Nóbrega, em Ponte da Barca, prepara-se para receber mais uma edição da Festa das Tradições, de 10 a 12 de maio, um evento que promete um fim-de-semana repleto de celebrações culturais, gastronomia regional e entretenimento para todas as idades.
O presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, descreve a iniciativa como “uma celebração das raízes culturais e de partilha da alegria e da autenticidade da comunidade”. Destaca ainda o empenho das “associações e ranchos folclóricos locais em preservar e promover a herança da região”.
Durante os três dias de festa, moradores e visitantes poderão desfrutar de uma variedade de atividades. Entre os destaques musicais está o concerto de Toy e do grupo Roconorte.
Os ranchos folclóricos, os bombos e as rusgas também estarão presentes, trazendo consigo as danças e músicas tradicionais que celebram as raízes culturais da região.
A programação inclui ainda exposições que destacam os usos e costumes de Ponte da Barca, workshops tradicionais onde se pode aprender o saber-fazer local, desde a confeção de pão tradicional até à recriação da fiada do linho, além de uma homenagem às tradições com o desfile “O Traje do Povo”, onde o colorido dos trajes regionais brilha em todo o seu esplendor.
E claro, sem esquecer a gastronomia regional que estará em destaque com uma variedade de pratos autênticos da região e petiscos tradicionais que fazem parte do património gastronómico de Ponte da Barca.
Com todas as iniciativas de entrada gratuita, a Festa das Tradições é organizada pelo Município de Ponte da Barca em colaboração com as associações e ranchos folclóricos locais.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou o protocolo de cooperação entre o município, a administração da APDL e a marinha para a instalação, no porto comercial da cidade, de uma base ponto de apoio naval.
O rio Neiva, que atravessa os concelhos de Viana do Castelo e Braga, vai ser alvo de uma intervenção de reabilitação e valorização, num investimento superior a 600 mil euros que arranca este mês.
Entre os dias 14 e 20 de maio, cerca de 1.100 militares estão em Viana do Castelo para assinalar o Dia da Marinha, num evento pensado para estreitar laços com a sociedade, destacando o papel da capital do Alto Minho enquanto cidade anfitriã e terra de tradições marítimas profundas.
O Estádio Dr. Lourenço Raimundo, em Valença, foi palco do Encontro do Alto Minho de Walking Football. O evento reuniu 90 atletas, representando 9 equipas da região, que demonstraram como o desporto – e, em particular, o futebol – pode ser adaptado para todas as idades, mantendo o espírito competitivo e saudável.
A piloto vianense, Mariana Afonso, garantiu o Título Nacional de Enduro 2025 na classe Senhoras, após vencer a penúltima ronda em Pataias – Alcobaça. Apesar das adversidades e de um terreno pouco favorável, Mariana mostrou determinação e sagrou-se Campeã de forma antecipada.
O Santa Luzia entrou a ganhar nas meias-finais do 'Play-off' da Liga Feminina Placard de futsal. A equipa de Viana do Castelo venceu por 3-1 na visita ao Atlético CP, a equipa sensação que tinha eliminado o campeão SL Benfica na ronda anterior.
A Academia de Marinha e o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam, a 16 de maio, o colóquio "O Mar: Tradições e Desafios", uma iniciativa integrada nas Comemorações do Dia da Marinha, que, em 2025, ocorrem em Viana do Castelo, e no âmbito do PRR BDA – Blue Design Alliance, projeto que visa dinamizar a economia azul através da inovação, da tecnologia e da preservação dos recursos oceânicos.