De 8 a 10 de agosto, na Praça Terras da Nóbrega, o Município de Ponte da Barca organiza, pela primeira vez, o Festival de Humor, com humoristas consagrados e novos talentos. Com a característica hospitalidade barquense, este evento é um marco na agenda cultural da região e o ponto de encontro da comédia nacional, nestes dias.
Nesta primeira edição, as gargalhadas ficam a cargo de grandes nomes da comédia portuguesa, como Fernando Rocha, Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, Rouxinol Faduncho, Miguel 7 Estacas, Hugo Sousa, entre outros, que sobem a palco para animar a plateia.
No dia 8 de agosto, às 22h, os primeiros aplausos vão para Pedro Neves, sempre acompanhado da sua irrequieta viola (a Jurema) e fazendo rir com o seu humor de requinte lírico; segue-se o jovem humorista João Dantas, caracterizado pelo seu estilo versátil e com boa capacidade de improviso. Para fechar a noite, sobe a palco o conhecido e animado humorista português, Fernando Rocha.
Sexta-feira, dia 9, às 22h, no palco da Praça Terras da Nóbrega, a noite inicia-se com Dagu, o humorista e bailarino que promete animar a plateia barquense; de seguida, Miguel 7 Estacas, único mas com diferentes personagens que fazem rir qualquer um. Por fim, segue-se Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, a dupla de humoristas que surgiu de forma inesperada, mas que rapidamente se tornou um sucesso nacional, indispensável quando se fala em comédia.
Já no sábado, dia 10, abre a noite Joel Ricardo Santos, com um espetáculo divertido e com o ritmo alucinante que o caracteriza; passando a deixa a Hugo Sousa, que promete rizos e gargalhadas em mais uma noite de humor a norte. Para fechar a primeira edição do Festival de Humor de Ponte da Barca, Rouxinol Faduncho anima a plateia, com os seus fados de rir e chorar por mais.
Augusto Marinho, Presidente da Câmara de Ponte da Barca, afirma que ‘Com a organização do Festival de Humor de Ponte da Barca, pretendemos dar uma nova dinâmica para a vila, trazendo animação para todos os nossos habitantes, mas também promovendo a região, o turismo e beneficiando o comércio local.’

O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.
Viana do Castelo dá hoje início oficial à época natalícia com a inauguração da iluminação de Natal, marcada para as 18h00 deste sábado, no centro histórico. O momento simbólico assinala o arranque de uma programação que se prolongará até 12 de janeiro de 2026, com dezenas de iniciativas destinadas a animar a cidade e a atrair visitantes de toda a região.