O Município de Ponte da Barca investiu cerca de 450 mil euros para melhorar a rede de saneamento básico em zonas cruciais da vila barquense.
Uma das principais intervenções está a decorrer no cruzamento entre a rua Conselheiro Rocha Peixoto e a rua Diogo Bernardes, assim como na marginal junto ao rio Lima. “Esta ação é uma resposta direta a antigas reivindicações dos moradores locais, que há décadas enfrentavam desafios devido à falta de uma rede de saneamento eficiente”, realçou Augusto Marinho, presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca.
Além disso, o projeto inclui, entre outros, a melhoria no pontilhão sobre o rio Vade, com a substituição do pavimento e a instalação de guardas adequadas, proporcionando uma travessia mais segura e confortável para os transeuntes.
Outra parte importante deste investimento é a beneficiação da Ecovia do Rio Lima, que atravessa as freguesias de Oleiros, Bravães e Lavradas. “Esta iniciativa contempla a execução de novo pavimento, instalação de mobiliário urbano e vedação, criando um ambiente propício para atividades ao ar livre e um contacto mais próximo com a natureza para os habitantes e visitantes da região”, lê-se numa nota da autarquia.
Segundo a mesma, com estas ações, a Câmara Municipal pretende reafirmar o seu compromisso com o bem-estar da população e a preservação ambiental, criando infra-estruturas sustentáveis para o futuro do concelho e dos seus munícipes.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.