No próximo dia 29 de novembro, às 18 horas, Ponte da Barca dá início à magia natalícia com a inauguração da iluminação de Natal.
O momento será marcado por uma sessão sincronizada de música e luz no edifício dos Paços do Concelho, numa iniciativa que resulta da colaboração com os alunos dos Cursos de Mecânica e Eletrónica da Epralima. A vila ficará iluminada, trazendo o espírito da época festiva que se avizinha e convidando a comunidade a assistir ao espetáculo que dá o mote para o arranque da quadra natalícia.
Para o presidente da Câmara, Augusto Marinho, esta iniciativa vai além da componente decorativa: “A iluminação de Natal é um marco que reforça o espírito comunitário e transforma a nossa vila num ponto de encontro durante esta quadra festiva. Este ano, voltamos a contar com o talento e a criatividade dos jovens da Epralima, que assumiram um papel determinante na criação deste espetáculo de luz e música. Esta colaboração demonstra o potencial das nossas escolas e o contributo dos jovens para iniciativas que valorizam o território e proporcionam momentos únicos à nossa comunidade.”
“EmBarca no Natal” traz a alegria desta época ao coração da vila
Paralelamente, de 14 a 22 de dezembro, a Praça da República será o palco do evento “EmBarca no Natal”, que chega para animar o centro da vila barquense com diversas iniciativas e atrair moradores e visitantes. Integrado nesta iniciativa está o Mercado de Natal que conta com artesãos locais e regionais que comercializarão os seus produtos, ideais para quem procura presentes especiais e originais. A chegada do Pai Natal será, certamente, um dos momentos mais aguardados desta programação diversificada, que inclui ainda concertos de música, oficinas, apresentações literárias, espetáculos de dança e teatro, e, como novidade deste ano, um encantador carrossel parisiense.
Com as ruas decoradas e iluminadas, o ambiente acolhedor será complementado pela tradicional Feira do Mel, marcada para o dia 22 de dezembro. Neste dia, realizam-se também os Concursos de Mel e Rabanadas de Mel, que valorizam os produtos locais e as tradições da região.
Esta segunda-feira, pelas 18h00, o Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, acolhe a apresentação pública do Biograf - Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento, um novo evento dedicado à interseção entre o cinema e as artes visuais contemporâneas, cuja primeira edição acontece entre 27 e 31 de agosto.
De 3 a 13 de julho, o Marginal – Festa no Jardim, está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim Marginal de Viana do Castelo, com uma programação que integra animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest e Viana STARTS.
O presidente da Câmara de Ponte da Barca apelou ao Governo para reverter a decisão de deslocalizar o segundo meio aéreo do Alto Minho para Portalegre, “para garantir a maior e melhor resposta no combate aos incêndios”.
Os 23 motoristas e quatro administrativos da Transcunha, atual concessionária dos transportes urbanos de Viana do Castelo, vão decidir em plenário se avançam para a greve para reclamar a sua integração no serviço que a câmara assume em setembro.
O Boavista, campeão nacional em 2000/01 e emblema histórico do futebol português, foi despromovido à II Liga em 2024/25 e falhou a inscrição nas provas profissionais, enfrentando agora uma queda administrativa para a Liga 3.
O Benfica sagrou-se campeão português de futsal pela nona vez, ao vencer o Sporting, no quinto e decisivo jogo da final do campeonato, por 4-3, quebrando o ciclo de quatro títulos dos rivais.
O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), Manoel Batista, participou no evento de apresentação pública do projeto "Gerês-Xurés Mais Sustentável", que decorreu na cidade de Ourense, Galiza.