O Município de Ponte da Barca inaugurou, este domingo, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, uma escultura comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril. A obra do artista Pedro Figueiredo é uma homenagem à "celeste dos cravos".
A cerimónia decorreu no Largo 25 de Abril, homenageando, como salientou o Presidente da Câmara, Augusto Marinho, durante a cerimónia “os verdadeiros heróis deste evento transformador: os militares que ousaram derrubar a ditadura e o povo, que aderiu de imediato e ergeu bem alto a bandeira da liberdade, preservando-a até aos dias de hoje”.
A escultura do artista Pedro Figueiredo, que agradeceu ao Município a “confiança para a criação desta obra que é, também, uma homenagem à celeste dos cravos”, é uma impressionante figura feminina moldada em bronze, com 1,90 metros de altura, que segura um cravo, símbolo icónico da revolução que mudou o curso da história portuguesa.
Neste dia, foi também assinalado o 500º aniversário do nascimento de Luís Vaz de Camões, um dos maiores símbolos de identidade de Portugal e uma referência para toda a comunidade Lusófona, com a inauguração de uma placa comemorativa para honrar a memória e o legado deste poeta maior.
A cerimónia contou com a presença dos presidentes das Juntas de Freguesia, do presidente da Assembleia Municipal e dos Bombeiros Voluntários e cidadãos que quiseram prestar homenagem aos heróis da Revolução dos Cravos.

Celeste Martins Caeiro foi a mulher que, no dia 25 de abril de 1974, “pintou” Lisboa de vermelho ao distribuir cravos pelos militares. Por este motivo, a revolução ficou conhecida pela Revolução dos Cravos.

Fotografia de Patrícia de Melo Moreira/AFP via Getty Images
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.