O Município de Ponte da Barca inaugurou, este domingo, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, uma escultura comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril. A obra do artista Pedro Figueiredo é uma homenagem à "celeste dos cravos".
A cerimónia decorreu no Largo 25 de Abril, homenageando, como salientou o Presidente da Câmara, Augusto Marinho, durante a cerimónia “os verdadeiros heróis deste evento transformador: os militares que ousaram derrubar a ditadura e o povo, que aderiu de imediato e ergeu bem alto a bandeira da liberdade, preservando-a até aos dias de hoje”.
A escultura do artista Pedro Figueiredo, que agradeceu ao Município a “confiança para a criação desta obra que é, também, uma homenagem à celeste dos cravos”, é uma impressionante figura feminina moldada em bronze, com 1,90 metros de altura, que segura um cravo, símbolo icónico da revolução que mudou o curso da história portuguesa.
Neste dia, foi também assinalado o 500º aniversário do nascimento de Luís Vaz de Camões, um dos maiores símbolos de identidade de Portugal e uma referência para toda a comunidade Lusófona, com a inauguração de uma placa comemorativa para honrar a memória e o legado deste poeta maior.
A cerimónia contou com a presença dos presidentes das Juntas de Freguesia, do presidente da Assembleia Municipal e dos Bombeiros Voluntários e cidadãos que quiseram prestar homenagem aos heróis da Revolução dos Cravos.

Celeste Martins Caeiro foi a mulher que, no dia 25 de abril de 1974, “pintou” Lisboa de vermelho ao distribuir cravos pelos militares. Por este motivo, a revolução ficou conhecida pela Revolução dos Cravos.

Fotografia de Patrícia de Melo Moreira/AFP via Getty Images
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.