O Município de Ponte da Barca é um dos cinco da região norte e o único do distrito de Viana a integrar a rede “Building Europe with Local Councillors” (BELC). Uma iniciativa da Comissão Europeia que pretende criar uma rede europeia de políticos locais eleitos, destinada a comunicar sobre a União Europeia.
A nova plataforma pretende estabelecer um contacto direto entre as instituições europeias e o poder local para, em conjunto, disseminar informações sobre tópicos relacionados com a União Europeia que dizem respeito aos eleitores a nível local.
De acordo com a autarquia de Ponte da Barca, o Município já participou, na pessoa de José Alfredo Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, na primeira ronda de sessões promovida na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, nos passados dias 10, 11 e 12 de maio. A par do contacto direto junto da Comissão Europeia e de reunião com a Representação Permanente de Portugal Junto da União Europeia (REPER), “a autarquia barquense teve acesso a um vasto conjunto de informações relativas a programas que estarão em curso para a afirmação das políticas urbanísticas, culturais, agrícolas, assim como na área da sustentabilidade ambiental, tema este onde Ponte da Barca se destaca no plano nacional”, revelou o Município.

O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a acolher a tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro com abertura de portas às 23h00. O evento promete muita animação, surpresas e música, prolongando-se até às 06h00.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.