O Município de Ponte da Barca está a desenvolver o processo da criação da rede de bibliotecas, que passará a disponibilizar um catálogo coletivo das seis estruturas abertas ao público no concelho.
Com a criação desta rede, o respetivo catálogo coletivo vai integrar o fundo documental da Biblioteca Municipal e ainda o acervo das bibliotecas escolares das quatro escolas do Agrupamento de Ponte da Barca: Secundária, Básica Diogo Bernardes e Básicas de Entre Ambos-os-Rios e de Crasto e Epralima.
A integração das cinco bibliotecas escolares na aplicação de gestão da Biblioteca Municipal representa “mais um salto qualitativo, indo ao encontro dos padrões de excelência apontados para o funcionamento destas estruturas, que têm como missão prioritária facultar o acesso fácil ao livro e a outros recursos formativos, assim como a promoção de hábitos de leitura e de outras literacias”, referiu a autarquia em nota.
“Este investimento de milhares de euros constitui, por isso, um marco significativo no aprofundamento de uma estratégia de ação articulada ao nível educativo e cultural no concelho e na aposta na consolidação dos níveis de literacia dos cidadãos, otimizando recursos através de uma parceria efetiva que se concretiza na partilha de experiências, ao nível da gestão e da dinamização das bibliotecas”, completou.

Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.