Até ao final da semana, o Politécnico de Viana do Castelo promove a Semana Internacional do Projeto SUST Turismo. Trata-se de uma ação desenvolvida no âmbito do projeto coordenado pelo IPVC, que tem como principal objetivo a capacitação e a formação de docentes, estudantes e outros profissionais angolanos e cabo-verdianos na área do turismo sustentável, centrado na empregabilidade, no empreendedorismo e no crescimento económico.
Além do Politécnico de Viana do Castelo e das instituições de Angola e Cabo-Verde, o SUST Turismo (Responsabilidade e Sustentabilidade Turística), projeto desenvolvido no âmbito do programa europeu Erasmus +, conta com a participação de outras instituições de ensino superior de Espanha e de França.
A Semana Internacional do Projeto SUST Turismo arrancou com uma receção no edifício dos Serviços Centrais do IPVC. O presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, desejou a todos uma excelente semana de trabalho: “O turismo é uma área muito importante para a região, mas também para o IPVC, que tem a preocupação de formar estudantes, do curso de licenciatura em Turismo, atentos às questões da promoção turística, alertando sempre para o impacto que a ação turística tem. E trabalhar com colegas de instituições de ensino superior oriundas de países de Língua Oficial Portuguesa tem para nós um significado muito especial”, defende o presidente do IPVC, acrescentando que o SUST Turismo é um projeto com “vantagens para todas as partes”, porque permite “uma troca de experiências e uma partilha de aprendizagens interessante.”
Já o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, falou de uma “trilogia fundamental”, que envolve a academia, o território e, num sentido mais abrangente, a relação da região com instituições internacionais. “Projetos como o SUST Turismo permitem a partilha de boas práticas nacionais com outros países, especialmente com os PALOP. E o IPVC tem aqui um papel fundamental ao formar ativos válidos, capazes de diferenciar, mas também promover o desenvolvimento da região”.
Até ao momento, foi já desenvolvida uma ação de formação sobre “Responsabilidade e Sustentabilidade Turística”, com a participação de professores de várias instituições de ensino superior europeias, entre elas o Politécnico de Viana do Castelo, a Universidade de Santiago de Compostela e a ESCP Business School, angolanas e cabo-verdianas.
O principal objetivo a Semana Internacional é “finalizar a formação dos docentes envolvidos, aproveitando para os mesmos terem um contacto com iniciativas turísticas inovadoras e sustentáveis, distribuídas por Viana do Castelo, Valença e Vigo”, explicou o docente Nuno Domingues. “Esta semana representa uma etapa final de formação dos professores. Uma semana que muito nos deixa satisfeitos, pelo grau de inovação e valor acrescentado”.
Formados os docentes, o projeto passa para um nível seguinte: formação de 80 estudantes das instituições parceiras envolvidas. Numa fase seguinte, serão criados quatro grupos de trabalho e desenvolvidos “Projetos de Empreendedorismo Turístico (PET)”. Serão avaliados e eleitos os PET mais relevantes. Os vencedores serão apresentados, em maio de 2025, na conferência final, a decorrer em Angola.
Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.
Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.