Até ao final da semana, o Politécnico de Viana do Castelo promove a Semana Internacional do Projeto SUST Turismo. Trata-se de uma ação desenvolvida no âmbito do projeto coordenado pelo IPVC, que tem como principal objetivo a capacitação e a formação de docentes, estudantes e outros profissionais angolanos e cabo-verdianos na área do turismo sustentável, centrado na empregabilidade, no empreendedorismo e no crescimento económico.
Além do Politécnico de Viana do Castelo e das instituições de Angola e Cabo-Verde, o SUST Turismo (Responsabilidade e Sustentabilidade Turística), projeto desenvolvido no âmbito do programa europeu Erasmus +, conta com a participação de outras instituições de ensino superior de Espanha e de França.
A Semana Internacional do Projeto SUST Turismo arrancou com uma receção no edifício dos Serviços Centrais do IPVC. O presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, desejou a todos uma excelente semana de trabalho: “O turismo é uma área muito importante para a região, mas também para o IPVC, que tem a preocupação de formar estudantes, do curso de licenciatura em Turismo, atentos às questões da promoção turística, alertando sempre para o impacto que a ação turística tem. E trabalhar com colegas de instituições de ensino superior oriundas de países de Língua Oficial Portuguesa tem para nós um significado muito especial”, defende o presidente do IPVC, acrescentando que o SUST Turismo é um projeto com “vantagens para todas as partes”, porque permite “uma troca de experiências e uma partilha de aprendizagens interessante.”
Já o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, falou de uma “trilogia fundamental”, que envolve a academia, o território e, num sentido mais abrangente, a relação da região com instituições internacionais. “Projetos como o SUST Turismo permitem a partilha de boas práticas nacionais com outros países, especialmente com os PALOP. E o IPVC tem aqui um papel fundamental ao formar ativos válidos, capazes de diferenciar, mas também promover o desenvolvimento da região”.
Até ao momento, foi já desenvolvida uma ação de formação sobre “Responsabilidade e Sustentabilidade Turística”, com a participação de professores de várias instituições de ensino superior europeias, entre elas o Politécnico de Viana do Castelo, a Universidade de Santiago de Compostela e a ESCP Business School, angolanas e cabo-verdianas.
O principal objetivo a Semana Internacional é “finalizar a formação dos docentes envolvidos, aproveitando para os mesmos terem um contacto com iniciativas turísticas inovadoras e sustentáveis, distribuídas por Viana do Castelo, Valença e Vigo”, explicou o docente Nuno Domingues. “Esta semana representa uma etapa final de formação dos professores. Uma semana que muito nos deixa satisfeitos, pelo grau de inovação e valor acrescentado”.
Formados os docentes, o projeto passa para um nível seguinte: formação de 80 estudantes das instituições parceiras envolvidas. Numa fase seguinte, serão criados quatro grupos de trabalho e desenvolvidos “Projetos de Empreendedorismo Turístico (PET)”. Serão avaliados e eleitos os PET mais relevantes. Os vencedores serão apresentados, em maio de 2025, na conferência final, a decorrer em Angola.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.
O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.
A 16.ª jornada da Liga Feminina Placard traz um confronto entre Novasemente e Santa Luzia FC, este sábado, 14 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra em Espinho. O jogo assume particular relevância numa fase em que a luta pelos lugares de acesso ao Play-Off começa a ganhar definição.
A cidade de Viana do Castelo destaca‑se hoje nas celebrações do Dia dos Namorados, com um programa cultural e turístico que estende as festividades de 13 a 17 de fevereiro sob o mote “Viana Amor & Folia”. A iniciativa da Câmara Municipal alia o romantismo da data ao espírito festivo do Carnaval, transformando o centro histórico num palco de atividades para todas as idades.