Até ao final da semana, o Politécnico de Viana do Castelo promove a Semana Internacional do Projeto SUST Turismo. Trata-se de uma ação desenvolvida no âmbito do projeto coordenado pelo IPVC, que tem como principal objetivo a capacitação e a formação de docentes, estudantes e outros profissionais angolanos e cabo-verdianos na área do turismo sustentável, centrado na empregabilidade, no empreendedorismo e no crescimento económico.
Além do Politécnico de Viana do Castelo e das instituições de Angola e Cabo-Verde, o SUST Turismo (Responsabilidade e Sustentabilidade Turística), projeto desenvolvido no âmbito do programa europeu Erasmus +, conta com a participação de outras instituições de ensino superior de Espanha e de França.
A Semana Internacional do Projeto SUST Turismo arrancou com uma receção no edifício dos Serviços Centrais do IPVC. O presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, desejou a todos uma excelente semana de trabalho: “O turismo é uma área muito importante para a região, mas também para o IPVC, que tem a preocupação de formar estudantes, do curso de licenciatura em Turismo, atentos às questões da promoção turística, alertando sempre para o impacto que a ação turística tem. E trabalhar com colegas de instituições de ensino superior oriundas de países de Língua Oficial Portuguesa tem para nós um significado muito especial”, defende o presidente do IPVC, acrescentando que o SUST Turismo é um projeto com “vantagens para todas as partes”, porque permite “uma troca de experiências e uma partilha de aprendizagens interessante.”
Já o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, falou de uma “trilogia fundamental”, que envolve a academia, o território e, num sentido mais abrangente, a relação da região com instituições internacionais. “Projetos como o SUST Turismo permitem a partilha de boas práticas nacionais com outros países, especialmente com os PALOP. E o IPVC tem aqui um papel fundamental ao formar ativos válidos, capazes de diferenciar, mas também promover o desenvolvimento da região”.
Até ao momento, foi já desenvolvida uma ação de formação sobre “Responsabilidade e Sustentabilidade Turística”, com a participação de professores de várias instituições de ensino superior europeias, entre elas o Politécnico de Viana do Castelo, a Universidade de Santiago de Compostela e a ESCP Business School, angolanas e cabo-verdianas.
O principal objetivo a Semana Internacional é “finalizar a formação dos docentes envolvidos, aproveitando para os mesmos terem um contacto com iniciativas turísticas inovadoras e sustentáveis, distribuídas por Viana do Castelo, Valença e Vigo”, explicou o docente Nuno Domingues. “Esta semana representa uma etapa final de formação dos professores. Uma semana que muito nos deixa satisfeitos, pelo grau de inovação e valor acrescentado”.
Formados os docentes, o projeto passa para um nível seguinte: formação de 80 estudantes das instituições parceiras envolvidas. Numa fase seguinte, serão criados quatro grupos de trabalho e desenvolvidos “Projetos de Empreendedorismo Turístico (PET)”. Serão avaliados e eleitos os PET mais relevantes. Os vencedores serão apresentados, em maio de 2025, na conferência final, a decorrer em Angola.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.