Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo lidera projeto de capacitação internacional sobre turismo sustentável

28 Maio, 2024 | 17:40
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Até ao final da semana, o Politécnico de Viana do Castelo promove a Semana Internacional do Projeto SUST Turismo. Trata-se de uma ação desenvolvida no âmbito do projeto coordenado pelo IPVC, que tem como principal objetivo a capacitação e a formação de docentes, estudantes e outros profissionais angolanos e cabo-verdianos na área do turismo sustentável, centrado na empregabilidade, no empreendedorismo e no crescimento económico.

Além do Politécnico de Viana do Castelo e das instituições de Angola e Cabo-Verde, o SUST Turismo (Responsabilidade e Sustentabilidade Turística), projeto desenvolvido no âmbito do programa europeu Erasmus +, conta com a participação de outras instituições de ensino superior de Espanha e de França.

A Semana Internacional do Projeto SUST Turismo arrancou com uma receção no edifício dos Serviços Centrais do IPVC. O presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, desejou a todos uma excelente semana de trabalho: “O turismo é uma área muito importante para a região, mas também para o IPVC, que tem a preocupação de formar estudantes, do curso de licenciatura em Turismo, atentos às questões da promoção turística, alertando sempre para o impacto que a ação turística tem. E trabalhar com colegas de instituições de ensino superior oriundas de países de Língua Oficial Portuguesa tem para nós um significado muito especial”, defende o presidente do IPVC, acrescentando que o SUST Turismo é um projeto com “vantagens para todas as partes”, porque permite “uma troca de experiências e uma partilha de aprendizagens interessante.”

Já o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, falou de uma “trilogia fundamental”, que envolve a academia, o território e, num sentido mais abrangente, a relação da região com instituições internacionais. “Projetos como o SUST Turismo permitem a partilha de boas práticas nacionais com outros países, especialmente com os PALOP. E o IPVC tem aqui um papel fundamental ao formar ativos válidos, capazes de diferenciar, mas também promover o desenvolvimento da região”.

Até ao momento, foi já desenvolvida uma ação de formação sobre “Responsabilidade e Sustentabilidade Turística”, com a participação de professores de várias instituições de ensino superior europeias, entre elas o Politécnico de Viana do Castelo, a Universidade de Santiago de Compostela e a ESCP Business School, angolanas e cabo-verdianas.

O principal objetivo a Semana Internacional é “finalizar a formação dos docentes envolvidos, aproveitando para os mesmos terem um contacto com iniciativas turísticas inovadoras e sustentáveis, distribuídas por Viana do Castelo, Valença e Vigo”, explicou o docente Nuno Domingues. “Esta semana representa uma etapa final de formação dos professores. Uma semana que muito nos deixa satisfeitos, pelo grau de inovação e valor acrescentado”.

Formados os docentes, o projeto passa para um nível seguinte: formação de 80 estudantes das instituições parceiras envolvidas. Numa fase seguinte, serão criados quatro grupos de trabalho e desenvolvidos “Projetos de Empreendedorismo Turístico (PET)”. Serão avaliados e eleitos os PET mais relevantes. Os vencedores serão apresentados, em maio de 2025, na conferência final, a decorrer em Angola.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 12 Dezembro, 2025

Presépio surpreende visitantes no Jardim D. Fernando em Viana do Castelo

O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.

Regional 12 Dezembro, 2025

Viana do Castelo amplia apoio a cidadãos carenciados com programa de medicação

O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.

Regional 12 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Banda de Gaitas de S. Tiago anima Cardielos com Concerto de Natal

A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.

Regional 12 Dezembro, 2025

Cerveira quer pôr antigas minas de Covas no mapa nacional do turismo geológico

O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.

Regional 12 Dezembro, 2025

Biblioteca de Viana do Castelo anima sábados com sessões de histórias para crianças

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.

Regional 12 Dezembro, 2025

Intervenção na rede poderá cortar água a parte da Meadela na segunda-feira

Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.

Regional 12 Dezembro, 2025

Menino Jesus em chocolate é atração do Mercadinho de Natal em Freixieiro de Soutelo

A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.