Entre maio e junho, o Politécnico de Viana do Castelo avança com a INICIA – Feira de Emprego nas suas seis Escolas Superiores. O INICIA arrancou hoje, na Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, passando depois a viagem pelas profissões pelas restantes Escolas do IPVC.
O desafio está lançado pelo Politécnico de Viana do Castelo à comunidade estudantil: uma viagem pelas PROFISSÕES DO FUTURO participando, ativamente, em experiências das muitas áreas de formação do IPVC. É também tempo e lugar para conhecer as novas oportunidades do mercado de trabalho, mapeando interesses, competências e potencialidades. Ao contrário de anos anteriores, o Politécnico de Viana do Castelo promove uma Feira de Emprego em cada uma das suas seis Escolas Superiores. De Valença a Melgaço, de Ponte de Lima a Viana do Castelo, é com a INICIA que o Politécnico de Viana do Castelo abre as suas portas às principais empresas da região.
Com a crescente procura por profissionais qualificados em diversos setores, o Politécnico de Viana do Castelo avança com a INICIA, que se assume como uma plataforma de networking e recrutamento, dando a possibilidade aos estudantes de explorarem opções de carreira e estabelecerem contactos com potenciais empregadores.
A INICIA – Feira de Emprego do IPVC arranca já na próxima quarta-feira, na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC), em Valença. Trata-se de uma oportunidade de excelência para os estudantes terem um contacto próximo e personalizado com o mundo do trabalho e, particularmente, com empresas que operam na área do marketing e da comunicação, da contabilidade e da fiscalidade, da gestão e organização empresariais ou da logística.
Mas mais do que Feira de Emprego, a INICIA é uma oportunidade para a comunidade académica saber mais sobre a elaboração de um currículo atrativo, simular entrevistas de emprego ou participar numa sessão de marketing pessoal e profissional. Ações a decorrer durante a manhã.
Esta quarta-feira, a INICIA continua durante o período da tarde, com uma sessão sobre linguagem não verbal e microexpressões e preparação de pitch eficaz, seguindo-se o Emprego à Mesa, uma iniciativa mais orientada para os estudantes finalistas da Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC.
O Roteiro da INICIA – A Feira de Emprego do IPVC
O roteiro para esta viagem pelas profissões já está traçado assim como os itinerários fechados. Podes agendar as próximas viagens pelas profissões garantindo o talão de embarque.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.