Entre maio e junho, o Politécnico de Viana do Castelo avança com a INICIA – Feira de Emprego nas suas seis Escolas Superiores. O INICIA arrancou hoje, na Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, passando depois a viagem pelas profissões pelas restantes Escolas do IPVC.
O desafio está lançado pelo Politécnico de Viana do Castelo à comunidade estudantil: uma viagem pelas PROFISSÕES DO FUTURO participando, ativamente, em experiências das muitas áreas de formação do IPVC. É também tempo e lugar para conhecer as novas oportunidades do mercado de trabalho, mapeando interesses, competências e potencialidades. Ao contrário de anos anteriores, o Politécnico de Viana do Castelo promove uma Feira de Emprego em cada uma das suas seis Escolas Superiores. De Valença a Melgaço, de Ponte de Lima a Viana do Castelo, é com a INICIA que o Politécnico de Viana do Castelo abre as suas portas às principais empresas da região.
Com a crescente procura por profissionais qualificados em diversos setores, o Politécnico de Viana do Castelo avança com a INICIA, que se assume como uma plataforma de networking e recrutamento, dando a possibilidade aos estudantes de explorarem opções de carreira e estabelecerem contactos com potenciais empregadores.
A INICIA – Feira de Emprego do IPVC arranca já na próxima quarta-feira, na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC), em Valença. Trata-se de uma oportunidade de excelência para os estudantes terem um contacto próximo e personalizado com o mundo do trabalho e, particularmente, com empresas que operam na área do marketing e da comunicação, da contabilidade e da fiscalidade, da gestão e organização empresariais ou da logística.
Mas mais do que Feira de Emprego, a INICIA é uma oportunidade para a comunidade académica saber mais sobre a elaboração de um currículo atrativo, simular entrevistas de emprego ou participar numa sessão de marketing pessoal e profissional. Ações a decorrer durante a manhã.
Esta quarta-feira, a INICIA continua durante o período da tarde, com uma sessão sobre linguagem não verbal e microexpressões e preparação de pitch eficaz, seguindo-se o Emprego à Mesa, uma iniciativa mais orientada para os estudantes finalistas da Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC.
O Roteiro da INICIA – A Feira de Emprego do IPVC
O roteiro para esta viagem pelas profissões já está traçado assim como os itinerários fechados. Podes agendar as próximas viagens pelas profissões garantindo o talão de embarque.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?