Logo
Cultura

Politécnico de Viana do Castelo acolhe semana internacional

8 Maio, 2023 | 9:20
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Ao longo de uma semana, de 8 a 12 de maio, o IPVC-Instituto Politécnico de Viana do Castelo, vai receber a visita de mais de 70 docentes, investigadores e pessoal não docente de 20 países, para a oitava edição da Semana Internacional do IPVC, sob o mote. “EU, uma história de coração, caráter e solidariedade”.

A Semana Internacional do IPVC assume como objetivo reforçar e impulsionar as relações com instituições europeias de ensino superior, mas também estabelecer novas relações institucionais.

Com a temática “UE, uma história de coração, caráter e solidariedade”, a Semana Internacional do IPVC começa na próxima segunda-feira e promete tornar a região do Alto Minho ainda mais internacional. A sessão de boas-vindas acontece às 11h, no edifício dos Serviços Centrais do IPVC, em Viana do Castelo, com um momento musical pela Escola Profissional Artística do Alto Minho | ARTEAM, seguindo-se as intervenções da vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da secretária de Estado para a Inclusão, Ana Sofia Antunes.

A vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, fará, de seguida, uma apresentação do IPVC e da cidade, dando a conhecer os objetivos da 8.ª Semana Internacional do IPVC. “Trata-se de uma iniciativa que o Politécnico de Viana do Castelo organiza desde 2009 e que tem como fundamento reforçar e impulsionar as relações com instituições europeias de ensino superior, mas também estabelecer novas relações institucionais.”

“A Semana Internacional está focada na partilha de novas ideias e de boas práticas, mas também na discussão dos principais tópicos em cima da mesa a nível europeu”, afirma Ana Paula Vale

A vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo dá nota, ainda, da importância da Semana Internacional como motor impulsionador do trabalho corporativo e colaborativo entre instituições. “De acordo com a área de trabalho específica de cada interveniente, os participantes irão desenvolver sessões de ensino para os estudantes do Politécnico de Viana do Castelo, mas também irão participar em eventos e reuniões com docentes e investigadores do IPVC.”

O programa da 8.ª edição da Semana Internacional do IPVC contempla, para além de uma série de conferências, workshops e visitas aos principais pontos de interesse da cidade de Viana do Castelo, visitas a vários locais de interesses do Alto Minho, passando, naturalmente, pelas seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo. “Além das relações institucionais, esta semana servirá também para apresentar e potenciar todo o património cultural, gastronómico e paisagístico do Alto Minho”, remata Ana Paula Vale.

A frase que dá mote à 8.ª Semana Internacional do IPVC – “EU, uma história de coração, caráter e solidariedade” – foi proferida pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em setembro de 2022, em Strasbourg, a propósito do seu discurso sobre o estado da União.

A frase, e todo o discurso em que esteve inserida, retrata o simbolismo do que é uma Semana Internacional, caraterizada por momentos de partilha, respeito, comunhão, fraternidade, solidariedade e inclusão. Numa altura em que se vive ainda um clima de guerra, provocada pela invasão da Rússia à Ucrânia, os fundamentos da Semana Internacional assumem particular relevo e importância, numa lógica de partilha de boas práticas e demonstração de respeito e solidariedade.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais
Terça-feira
04 Abr
Terça-feira
11 Abr
Terça-feira
18 Abr
Terça-feira
25 Abr
Terça-feira
02 Mai

Notícias

Opinião 22 Maio, 2023

OPINIÃO: Ganhar o futuro no presente 

O futuro do planeta ganha-se ou perde-se no presente, pelo que a capacidade de agirmos coletivamente será determinante para o sucesso de medidas promotoras da  almejada sustentabilidade social, económica e ambiental. O desenvolvimento  harmonioso dos territórios, gerador de uma efetiva igualdade de oportunidades, surge, assim, como a premissa maior de um progresso civilizacional sonhado e desejado.  

Regional 28 Maio, 2023

População de São Pedro da Torre está contra o encerramento da passagem de nível

A população de São Pedro da Torre, no município de Valença, está contra o encerramento da passagem de nível (PN). Como forma de protesto, foram já afixados vários cartazes, entre os exemplos, "sem alternativa não há encerramento" no local.

Regional 27 Maio, 2023

Presidente da República garante que “o Minho é um poder económico na sociedade portuguesa”

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve ontem em Viana do Castelo e considerou que “o Minho é um poder económico na sociedade portuguesa, por causa dos que estão a investir, a lançar, a trabalhar nas empresas e por causa de todos aqueles que os apoiam”, deixando palavras de incentivo e elogio ao dinamismo dos empresários locais.

Regional 27 Maio, 2023

Playday Família comemora o Dia Mundial do Brincar em Viana do Castelo

Este domingo, 28 de maio, o Playday Família vai comemorar o Dia Mundial do Brincar, no Jardim da Marina, entre as 10h00 e as 13h00. 

Regional 27 Maio, 2023

Festas de São João de Braga com dois novos espaços na Praça do Município e Pópulo

Já foi apresentado, o programa das Festas de São João de Braga, as mais antigas sanjoaninas de Portugal.

Regional 26 Maio, 2023

Ponte da Barca promove fim de semana gastronómico e elege Rainha das Vindimas

A Câmara Municipal de Ponte da Barca, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, vai promover, este fim de semana, dias 27 e 28 de maio, uma edição alargada dos Domingos Gastronómicos com um fim de semana inteiro dedicado à Posta Barrosã, prato típico da região servido com “arroz malandro” ou “batata a murro”.

Nacional 26 Maio, 2023

ISN realiza primeiro OPEN DAY para a Certificação de Nadadores-salvadores

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) vai realizar o primeiro OPEN DAY para a execução do Exame Específico de Aptidão Técnica (EEAT) para nadadores-salvadores, no dia 01 de junho, na Escola de Fuzileiros, em Vale de Zebro, no concelho do Barreiro.

Nacional 26 Maio, 2023

GNR comemorou o Dia do Guarda-Florestal

A Guarda Nacional Republicana comemorou ontem, dia 25 de maio, o dia do Guarda-Florestal, adaptando um conjunto de eventos alusivos às comemorações deste dia no Parque Ecológico da Venda do Pinheiro, na Malveira, visando assinalar a data e reforçando a respetiva imagem institucional, garantindo a devida solenidade e dignidade de que são plenamente merecedores todos os elementos desta carreira profissional.