Logo
Cultura

Politécnico de Viana do Castelo acolhe semana internacional

8 Maio, 2023 | 9:20
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Ao longo de uma semana, de 8 a 12 de maio, o IPVC-Instituto Politécnico de Viana do Castelo, vai receber a visita de mais de 70 docentes, investigadores e pessoal não docente de 20 países, para a oitava edição da Semana Internacional do IPVC, sob o mote. “EU, uma história de coração, caráter e solidariedade”.

A Semana Internacional do IPVC assume como objetivo reforçar e impulsionar as relações com instituições europeias de ensino superior, mas também estabelecer novas relações institucionais.

Com a temática “UE, uma história de coração, caráter e solidariedade”, a Semana Internacional do IPVC começa na próxima segunda-feira e promete tornar a região do Alto Minho ainda mais internacional. A sessão de boas-vindas acontece às 11h, no edifício dos Serviços Centrais do IPVC, em Viana do Castelo, com um momento musical pela Escola Profissional Artística do Alto Minho | ARTEAM, seguindo-se as intervenções da vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da secretária de Estado para a Inclusão, Ana Sofia Antunes.

A vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, fará, de seguida, uma apresentação do IPVC e da cidade, dando a conhecer os objetivos da 8.ª Semana Internacional do IPVC. “Trata-se de uma iniciativa que o Politécnico de Viana do Castelo organiza desde 2009 e que tem como fundamento reforçar e impulsionar as relações com instituições europeias de ensino superior, mas também estabelecer novas relações institucionais.”

“A Semana Internacional está focada na partilha de novas ideias e de boas práticas, mas também na discussão dos principais tópicos em cima da mesa a nível europeu”, afirma Ana Paula Vale

A vice-presidente do Politécnico de Viana do Castelo dá nota, ainda, da importância da Semana Internacional como motor impulsionador do trabalho corporativo e colaborativo entre instituições. “De acordo com a área de trabalho específica de cada interveniente, os participantes irão desenvolver sessões de ensino para os estudantes do Politécnico de Viana do Castelo, mas também irão participar em eventos e reuniões com docentes e investigadores do IPVC.”

O programa da 8.ª edição da Semana Internacional do IPVC contempla, para além de uma série de conferências, workshops e visitas aos principais pontos de interesse da cidade de Viana do Castelo, visitas a vários locais de interesses do Alto Minho, passando, naturalmente, pelas seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo. “Além das relações institucionais, esta semana servirá também para apresentar e potenciar todo o património cultural, gastronómico e paisagístico do Alto Minho”, remata Ana Paula Vale.

A frase que dá mote à 8.ª Semana Internacional do IPVC – “EU, uma história de coração, caráter e solidariedade” – foi proferida pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em setembro de 2022, em Strasbourg, a propósito do seu discurso sobre o estado da União.

A frase, e todo o discurso em que esteve inserida, retrata o simbolismo do que é uma Semana Internacional, caraterizada por momentos de partilha, respeito, comunhão, fraternidade, solidariedade e inclusão. Numa altura em que se vive ainda um clima de guerra, provocada pela invasão da Rússia à Ucrânia, os fundamentos da Semana Internacional assumem particular relevo e importância, numa lógica de partilha de boas práticas e demonstração de respeito e solidariedade.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Abril, 2024

Ponte da Barca: Maior Bolo de Mel de Portugal atingiu um novo recorde

O Maior Bolo de Mel de Portugal regressou, este domingo, a Ponte da Barca com 216 metros, tendo alcançado um novo recorde. 

Desporto 15 Abril, 2024

Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa a Taça de Portugal

O português Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu, este domingo, ao sprint a Clássica de Viana em bicicleta, que coroou o compatriota Fábio Costa (ABTF-Feirense) como vencedor da Taça de Portugal.

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.

Desporto 14 Abril, 2024

Atlético dos Arcos é o novo Campeão da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O Atlético dos Arcos sagrou-se, este domingo, campeão distrital da 1 Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. A equipa orientada por Fernando Rego derrotou (3-1) a AD Ponte da Barca e garantiu também o regresso ao Campeonato de Portugal, a duas jornadas do final da prova.

Desporto 14 Abril, 2024

Vianense perde em casa com o Fafe mas continua vivo na Liga 3

A AD Fafe venceu (0-2), no estádio Dr. José de Matos, o SC Vianense, numa das partidas da jornada 8 da fase manutenção da Liga 3, com dois golos de Ivo Braz ainda na primeira parte.

Regional 14 Abril, 2024

Município de Vila Nova de Cerveira aprova apoio de 274 mil euros a associações

A Câmara de Vila Nova de Cerveira aprovou por unanimidade apoios financeiros a 44 associações e coletividades, num investimento a rondar os 274 mil euros, correspondendo a um aumento de 2% face a 2023, revelou, esta sexta-feira, a autarquia.

Regional 14 Abril, 2024

Ponte da Barca pede mais e maior flexibilidade na gestão de fundos para saneamento

O presidente da Câmara de Ponte da Barca reivindicou, esta sexta-feira, ao Governo mais e maior flexibilidade na gestão de fundos comunitários destinados ao ciclo da água, para que os municípios possam investir na rede de saneamento básico.