Até 9 de maio, estudantes e docentes do Politécnico de Viana do Castelo desenvolvem soluções inovadoras para desafios reais do território, numa experiência imersiva de aprendizagem ativa.
A segunda Semana Imersiva do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) decorre nos Arcos de Valdevez, consolidando a estratégia do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) de aproximação ao território e de trabalho estratégico, desenvolvido em articulação com a região. Depois da primeira edição em Paredes de Coura, o Politécnico de Viana do Castelo reforça a sua aposta num modelo pedagógico centrado no território, na colaboração interinstitucional e na experimentação prática.
Durante cinco dias, estudantes, docentes, empresas, associações e representantes do município de Arcos de Valdevez trabalham em conjunto para desenvolver protótipos de soluções inovadoras para problemas e desafios concretos identificados na região. A iniciativa representa uma fase crucial do projeto, ao traduzir os desafios reais em propostas aplicáveis, com impacto direto nas comunidades locais.
“Esta semana é o momento em que se desenvolve o grosso do trabalho do Projeto de Inovação Pedagógica do IPVC. Já foram identificados os desafios e agora é tempo de criar um protótipo, testar, afinar e encontrar soluções finais”, explica Jorge Teixeira, docente e facilitador do PIP, sublinhando o equilíbrio entre “trabalho intenso” e um “ambiente descontraído de campo”.
Para Ana Teresa Oliveira, pró-presidente do IPVC para a Inovação Pedagógica e Flexibilidade Curricular, a Semana Imersiva está alinhada com a visão estratégica do IPVC: “Estamos a implementar um novo modelo pedagógico, mais próximo da realidade do território e das necessidades do mundo do trabalho. O PIP representa esse esforço, promovendo metodologias ativas, colaboração e inovação diretamente com os atores locais.”
O PIP pretende apoiar os docentes na criação de experiências de ensino-aprendizagem mais envolventes, onde se cruzam as novas tecnologias, o trabalho colaborativo, o pensamento crítico e o desenvolvimento de competências-chave para o futuro profissional dos estudantes. O território, por sua vez, transforma-se numa sala de aula viva, onde a academia e a comunidade caminham lado a lado.
O humorista Joel Ricardo Santos sobe ao palco do Auditório Municipal de Esposende no próximo dia 20 de novembro para apresentar o seu novo espetáculo de stand-up comedy, “OVERBOOKING”, uma iniciativa promovida pela CLAP.
Alunos do 1.º ciclo de várias escolas do distrito de Viana do Castelo vão participar no programa “Já Chegámos”, uma iniciativa do Grupo Brisa que pretende ensinar, de forma divertida, as principais regras de segurança rodoviária e mobilidade sustentável.
A árbitra internacional Filipa Cunha, da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi nomeada pela UEFA para dirigir dois encontros da fase de grupos da Ronda 1 de qualificação do Campeonato da Europa Sub-17 Feminino 2025/26.
A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, anunciou a criação de um grupo de trabalho sobre a exibição de cinema, depois do encerramento de várias salas em todo o país, incluindo em Viana do Castelo.
O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.