Até 9 de maio, estudantes e docentes do Politécnico de Viana do Castelo desenvolvem soluções inovadoras para desafios reais do território, numa experiência imersiva de aprendizagem ativa.
A segunda Semana Imersiva do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) decorre nos Arcos de Valdevez, consolidando a estratégia do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) de aproximação ao território e de trabalho estratégico, desenvolvido em articulação com a região. Depois da primeira edição em Paredes de Coura, o Politécnico de Viana do Castelo reforça a sua aposta num modelo pedagógico centrado no território, na colaboração interinstitucional e na experimentação prática.
Durante cinco dias, estudantes, docentes, empresas, associações e representantes do município de Arcos de Valdevez trabalham em conjunto para desenvolver protótipos de soluções inovadoras para problemas e desafios concretos identificados na região. A iniciativa representa uma fase crucial do projeto, ao traduzir os desafios reais em propostas aplicáveis, com impacto direto nas comunidades locais.
“Esta semana é o momento em que se desenvolve o grosso do trabalho do Projeto de Inovação Pedagógica do IPVC. Já foram identificados os desafios e agora é tempo de criar um protótipo, testar, afinar e encontrar soluções finais”, explica Jorge Teixeira, docente e facilitador do PIP, sublinhando o equilíbrio entre “trabalho intenso” e um “ambiente descontraído de campo”.
Para Ana Teresa Oliveira, pró-presidente do IPVC para a Inovação Pedagógica e Flexibilidade Curricular, a Semana Imersiva está alinhada com a visão estratégica do IPVC: “Estamos a implementar um novo modelo pedagógico, mais próximo da realidade do território e das necessidades do mundo do trabalho. O PIP representa esse esforço, promovendo metodologias ativas, colaboração e inovação diretamente com os atores locais.”
O PIP pretende apoiar os docentes na criação de experiências de ensino-aprendizagem mais envolventes, onde se cruzam as novas tecnologias, o trabalho colaborativo, o pensamento crítico e o desenvolvimento de competências-chave para o futuro profissional dos estudantes. O território, por sua vez, transforma-se numa sala de aula viva, onde a academia e a comunidade caminham lado a lado.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.