Até 9 de maio, estudantes e docentes do Politécnico de Viana do Castelo desenvolvem soluções inovadoras para desafios reais do território, numa experiência imersiva de aprendizagem ativa.
A segunda Semana Imersiva do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) decorre nos Arcos de Valdevez, consolidando a estratégia do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) de aproximação ao território e de trabalho estratégico, desenvolvido em articulação com a região. Depois da primeira edição em Paredes de Coura, o Politécnico de Viana do Castelo reforça a sua aposta num modelo pedagógico centrado no território, na colaboração interinstitucional e na experimentação prática.
Durante cinco dias, estudantes, docentes, empresas, associações e representantes do município de Arcos de Valdevez trabalham em conjunto para desenvolver protótipos de soluções inovadoras para problemas e desafios concretos identificados na região. A iniciativa representa uma fase crucial do projeto, ao traduzir os desafios reais em propostas aplicáveis, com impacto direto nas comunidades locais.
“Esta semana é o momento em que se desenvolve o grosso do trabalho do Projeto de Inovação Pedagógica do IPVC. Já foram identificados os desafios e agora é tempo de criar um protótipo, testar, afinar e encontrar soluções finais”, explica Jorge Teixeira, docente e facilitador do PIP, sublinhando o equilíbrio entre “trabalho intenso” e um “ambiente descontraído de campo”.
Para Ana Teresa Oliveira, pró-presidente do IPVC para a Inovação Pedagógica e Flexibilidade Curricular, a Semana Imersiva está alinhada com a visão estratégica do IPVC: “Estamos a implementar um novo modelo pedagógico, mais próximo da realidade do território e das necessidades do mundo do trabalho. O PIP representa esse esforço, promovendo metodologias ativas, colaboração e inovação diretamente com os atores locais.”
O PIP pretende apoiar os docentes na criação de experiências de ensino-aprendizagem mais envolventes, onde se cruzam as novas tecnologias, o trabalho colaborativo, o pensamento crítico e o desenvolvimento de competências-chave para o futuro profissional dos estudantes. O território, por sua vez, transforma-se numa sala de aula viva, onde a academia e a comunidade caminham lado a lado.
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.