Com o objetivo de contribuir para uma comunidade académica mais saudável e resiliente, o Politécnico de Viana do Castelo lançou o RES4ALL+, um ambicioso projeto que promete transformar a saúde mental e o bem-estar dos estudantes, capacitando-os para enfrentarem os desafios da vida académica, pessoal e profissional.
Alinhado com a sua política institucional, o Politécnico de Viana do Castelo dá seguimento ao projeto que tem como propósito promover a saúde mental e o bem-estar dos seus estudantes através do RES4ALL+.
Este programa visa não só contribuir de forma positiva e eficaz para o sucesso académico e o desenvolvimento pessoal dos estudantes, mas também reforçar as ações de prevenção, tratamento e reabilitação no âmbito da saúde mental.
Financiado pela DGES (Direção-Geral do Ensino Superior), o RES4ALL+ assenta no reforço de recursos e respostas dos serviços de saúde e bem-estar já existentes no Politécnico de Viana do Castelo, com forte aposta em medidas preventivas. O programa procura capacitar os estudantes, dotando-os de competências sociais e emocionais essenciais para enfrentar os desafios do quotidiano académico e pessoal.
O RES4ALL+ está alicerçado em seis eixos de ação:
Na prática, o RES4ALL+ baseia-se no reforço do serviço de consultas de Psicologia e na disponibilização de consultadas de psiquiatria, na criação de redes de suporte aos estudantes, e na promoção da literacia em saúde. Estas ações incluem a realização de sessões e workshops sobre temas como ansiedade, depressão, stress, sono e autoestima. O projeto pretende, em última instância, criar uma cultura de apoio e compreensão, com especial atenção à rede de suporte para estudantes com necessidades educativas especiais e estudantes ERASMUS.
Para o Presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, “o RES4ALL+ dá continuidade à primeira fase do projeto, o RES4ALL, e procura fortalecer as competências de resiliência dos estudantes, reduzindo desigualdades e vulnerabilidades.” Carlos Rodrigues acrescenta ainda que o projeto visa “desenvolver competências em literacia em saúde mental positiva e promover a capacidade de agência coletiva no seio da comunidade académica. Com a implementação deste projeto, o Politécnico de Viana do Castelo contribui para um percurso académico de sucesso e bem-estar, criando sinergias com outras instituições de ensino superior e reforçando as políticas de saúde mental em Portugal.”
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou o Ministério da Cultura sobre a reconversão de um castelo de 1126 em hotel de quatro estrelas, intervenção que considera estar a "destruir e a descaracterizar" o imóvel.
A Eurocidade Tui.Valença recebe o seminário "Governação e Liderança Educativa", na próxima quarta e quinta-feira, 9 e 10 de outubro. Este seminário pretende ser um espaço de reflexão e debate sobre a liderança escolar e a pedagogia inclusiva e partilhada, entendida como condição essencial para a melhoria da qualidade da educação e da governança dos sistemas educativos.
A tempestade Kirk deverá deslocar-se para noroeste da península ibérica, após passar a norte do arquipélago dos Açores, e aproximar-se do continente na manhã de quarta-feira, com agravamento das condições meteorológicas já na tarde desta terça-feira, informou o IPMA.
A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) está a promover uma campanha nacional de consciencialização sob o mote "A prevenção faz o Fígado".
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) lançou, na sexta-feira, os concursos por sorteio para atribuição de 130 habitações em renda acessível no âmbito do Programa Arrendar para Subarrendar. As candidaturas estão abertas até 1 de novembro deste ano, através da plataforma dedicada.
O Pavilhão Municipal de Barcelos, acolheu, no fim de semana, a 11ª edição da "Taça Credito Agrícola" entre a Juventude Viana e o OC Barcelos. Este troféu que se iniciou em 2014 tem servido de preparação para os dois emblemas do Minho. A Juventude Viana que esta época vai voltar a disputar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, perdeu por 6-2.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou o início da realização de uma campanha de fiscalização rodoviária, "RoadPol -- Telemóvel", sobre a utilização de "aparelhos radiotelefónicos" durante a condução, que decorre até domingo em todo o continente.