O Instituto Politécnico de Viana do Castelo continua a reforçar a aposta na internacionalização da instituição no Brasil. Ana Paula Vale, Vice-Presidente do IPVC e Coordenadora Institucional para a Cooperação Internacional, e Elsa Coelho do gabinete de cooperação e mobilidade internacional, visitaram a Reitoria do IFPB e os Campi do Cabedelo e João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), com vista o reforço da cooperação já existente entre as duas instituições.
O acordo de parceria rubricado visa sobretudo, segundo Ana Paula Vale, “o reforço da parceria e a identificação de áreas de convergência entre as duas instituições. Já identificamos algumas áreas como a Alimentar, Civil, Agronomia, Eletrónica, Ambiente e Biotecnologia”.
Segundo Ana Paula Vale, no campo da inovação, há também previsão de trabalho conjunto, principalmente, “em questões de incubação de empresas e de ideias de negócio, empreendedorismo e ligação às empresas”.
O primeiro encontro organizado pela assessora de Relações Internacionais e Institucionais do IFPB, Mônica Maria Montenegro de Oliveira, decorreu na Reitoria e juntou a vice-presidente do Instituto Politécnico, Ana Paula Vale, com a reitora em exercício, Silvana Luciene Cunha Costa, o diretor de Ensino Superior, Geisio Lima Vieira, e a pró-reitora de Extensão e Cultura substituta, Maria José Batista Bezerra de Melo. Um encontro que teve como intuito apresentar as instituições e a região onde estão inseridas e para dar início aos trabalhos que visam reforçar a parceria conjunta.
A dirigente do Politécnico de Viana do Castelo visitou ainda o Campus Cabedelo tendo sido recebida pelo diretor geral Lício Romero Costa, o coordenador Thiago Silveira, e gestores locais. A equipa visitou efetuou diversas visitas a laboratórios de Processamento de Pescado, de Controle de Qualidade do Pescado, Botânica, Química Orgânica e Analítica e Maker. As linhas de investigação, projetos e potencialidades dos cursos do IFPB Cabedelo foram apresentadas, bem como as do Politécnico de Viana do Castelo. “São muitas as perspetivas de cooperação conjunta entre as duas instituições”, adianta Ana Paula Vale, que dá mesmo como exemplos “mobilidade para estudos, para investigação, mobilidade virtual, estágios, entre outros”.
O objetivo da visita foi, segundo Ana Paula Vale, “identificar áreas para eventuais parcerias especificas como por exemplo das Engenharias e Enfermagem Veterinária, entre outras”. No total foram sete os campi do Instituto Federal da Paraíba identificados pelas áreas de convergência para desenvolvimento de ações futuras de parceria: Cabedelo; João Pessoa; Campina Grande; Cajazeiras; Sousa; Princesa Isabel; e Patos.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.