O Politécnico de Viana do Castelo continua a afirmar-se como um ator de referência na formação em Economia Azul Sustentável.
No âmbito da pós-graduação de Liderança em Economia Azul Sustentável, atualmente em curso, o IPVC vai dar início, a partir do próximo mês, a sete formações microcredenciadas, desenhadas para capacitar profissionais em áreas estratégicas da economia azul.
Formações Microcredenciadas
As sete formações, cada uma com um enfoque específico, irão oferecer formação aprofundada em:
Estas formações são implementadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR-IPVC-BDA e surgem em parceria com o Centro de Competência em Economia Azul e oferecem uma abordagem prática e orientada para a inovação e para a sustentabilidade.
A primeira formação, intitulada Direito do Mar, terá início já em fevereiro. Esta formação abordará temas como os espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional e além da jurisdição estadual, a delimitação de fronteiras marítimas, a proteção do ambiente marinho e a resolução de litígios.
Capacitar para a liderança sustentável
Os sete cursos estão alinhados com a pós-graduação de Liderança em Economia Azul Sustentável, alargando a oferta para profissionais que desejem adquirir competências específicas em setores críticos da Economia Azul.
Além de responder aos desafios económicos, ambientais e sociais, os cursos foram concebidos para oferecer ferramentas práticas e aplicáveis ao mercado, tornando os formandos agentes de mudança na economia azul.
A par de tudo isto, refletem o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo com a formação inovadora e acessível, promovendo soluções concretas para os desafios económicos, ambientais e sociais da região e do país.
Mais informações sobre a primeira formação microcredenciada AQUI e candidaturas até 2 de fevereiro em https://candidaturas.ipvc.pt/cssnet/page.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.