O Politécnico de Viana do Castelo continua a afirmar-se como um ator de referência na formação em Economia Azul Sustentável.
No âmbito da pós-graduação de Liderança em Economia Azul Sustentável, atualmente em curso, o IPVC vai dar início, a partir do próximo mês, a sete formações microcredenciadas, desenhadas para capacitar profissionais em áreas estratégicas da economia azul.
Formações Microcredenciadas
As sete formações, cada uma com um enfoque específico, irão oferecer formação aprofundada em:
Estas formações são implementadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR-IPVC-BDA e surgem em parceria com o Centro de Competência em Economia Azul e oferecem uma abordagem prática e orientada para a inovação e para a sustentabilidade.
A primeira formação, intitulada Direito do Mar, terá início já em fevereiro. Esta formação abordará temas como os espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional e além da jurisdição estadual, a delimitação de fronteiras marítimas, a proteção do ambiente marinho e a resolução de litígios.
Capacitar para a liderança sustentável
Os sete cursos estão alinhados com a pós-graduação de Liderança em Economia Azul Sustentável, alargando a oferta para profissionais que desejem adquirir competências específicas em setores críticos da Economia Azul.
Além de responder aos desafios económicos, ambientais e sociais, os cursos foram concebidos para oferecer ferramentas práticas e aplicáveis ao mercado, tornando os formandos agentes de mudança na economia azul.
A par de tudo isto, refletem o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo com a formação inovadora e acessível, promovendo soluções concretas para os desafios económicos, ambientais e sociais da região e do país.
Mais informações sobre a primeira formação microcredenciada AQUI e candidaturas até 2 de fevereiro em https://candidaturas.ipvc.pt/cssnet/page.
Disputou-se este domingo a 19ª jornada da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para a consolidação da liderança do Castelense.
A 20ª jornada da 2ª Divisão da AF Viana do Castelo ficou marcada por resultados expressivos e pela manutenção da igualdade pontual no topo da classificação.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.