O Politécnico de Viana do Castelo continua a afirmar-se como um ator de referência na formação em Economia Azul Sustentável.
No âmbito da pós-graduação de Liderança em Economia Azul Sustentável, atualmente em curso, o IPVC vai dar início, a partir do próximo mês, a sete formações microcredenciadas, desenhadas para capacitar profissionais em áreas estratégicas da economia azul.
Formações Microcredenciadas
As sete formações, cada uma com um enfoque específico, irão oferecer formação aprofundada em:
Estas formações são implementadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR-IPVC-BDA e surgem em parceria com o Centro de Competência em Economia Azul e oferecem uma abordagem prática e orientada para a inovação e para a sustentabilidade.
A primeira formação, intitulada Direito do Mar, terá início já em fevereiro. Esta formação abordará temas como os espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional e além da jurisdição estadual, a delimitação de fronteiras marítimas, a proteção do ambiente marinho e a resolução de litígios.
Capacitar para a liderança sustentável
Os sete cursos estão alinhados com a pós-graduação de Liderança em Economia Azul Sustentável, alargando a oferta para profissionais que desejem adquirir competências específicas em setores críticos da Economia Azul.
Além de responder aos desafios económicos, ambientais e sociais, os cursos foram concebidos para oferecer ferramentas práticas e aplicáveis ao mercado, tornando os formandos agentes de mudança na economia azul.
A par de tudo isto, refletem o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo com a formação inovadora e acessível, promovendo soluções concretas para os desafios económicos, ambientais e sociais da região e do país.
Mais informações sobre a primeira formação microcredenciada AQUI e candidaturas até 2 de fevereiro em https://candidaturas.ipvc.pt/cssnet/page.
No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.