Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo promove vindimas inclusivas

23 Setembro, 2022 | 9:48
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Cerca de uma dezena de utentes da Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana, participaram no último dia das vindimas que se encontram a decorrer na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Os utentes da AAPEL puderam ter a experiência de vindimar nos campos da ESA-IPVC, contando com a ajuda dos professores que lhes ensinaram a esta “arte” secular. “Foi uma experiência muito divertida e muito interessante”, considerou o diretor técnico da AAPEL, Nuno Sousa, revelando que “alguns dos utentes já tinham tido contacto com as vindimas e que para outros foi mesmo a primeira vez”.

O certo é que, com ou sem experiência, todos colocaram mãos à obra e se deixaram levar pelo entusiasmo de vindimar. Com rasgados sorrisos estampados no rosto, as vinhas da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo foram palco de uma experiência única e inclusiva que para o diretor da AAPEL “foi diferenciadora e inclusiva para as pessoas com deficiência, que  desta forma puderam sentir que também eles fazem parte da sociedade e que têm as mesmas oportunidades de experimentar o que de bom há na vida”.

Nuno Sousa, revelou que se tratou da primeira experiência da AAPEL a nas vindimas, mas que certamente não será a última.

Raúl Rodrigues, coordenador do curso de licenciatura em Agronomia do Politécnico de Viana do Castelo, considera importante a inclusão de todos neste género de atividades sublinhando que os utentes da AAPEL já tinham participado na desfolhada igualmente realizada pela Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo.

No final, Raúl Rodrigues não escondia a satisfação e acredita que “esta experiência fez a diferença em todos aqueles que estiveram aqui presentes e que vindimaram. Foi gratificante perceber que lutaram contra as suas próprias limitações e que as conseguiram superar. Todos nós aprendemos algo de novo hoje, nós e os utentes. E é isso que se pretende destas jornadas”.

Vindimas são palco de integração e acolhimento

As vindimas marcam anualmente o início das atividades da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo. Esta tradição secular envolve alunos, professores e funcionários funcionando como a primeira atividade de acolhimento e integração na escola aos alunos que ingressam pela primeira vez na instituição e de convívio e reencontro para a restante comunidade académica.

Isabel Vallin, diretora da ESA-IPVC, sublinha a importância da atividade por ser “uma forma de acolhimento aos novos alunos, docentes e não docentes, dando-lhes uma oportunidade de conhecerem toda a comunidade escolar e possibilitar a visita a todos os espaços da instituição”. Esta tradição, sublinha a diretora da ESA-IPVC, funciona ainda como “uma aula prática sobre uma área com que irão trabalhar os novos alunos dos cursos de Agronomia, Gestão de Empresas Agrícolas e de Fruticultura, Viticultura e Enologia”.

Os estudantes internacionais que optaram efetuar mobilidade no Politécnico de Viana do Castelo, ao abrigo dos diversos projetos e acordo de cooperação, também já passaram pelas vindimas numa das muitas atividades de acolhimento e integração em vigo na instituição.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Janeiro, 2023

Monção organizou “O Melhor Wrap da Alimentação”

O primeiro concurso “O Melhor Wrap da Alimentação” realizou-se na EPRAMI, tendo as duas equipas finalistas, apadrinhadas por alunos do 3º ano do Curso de Cozinha e Pastelaria, apresentado as respetivas receitas ao júri do concurso.

Regional 30 Janeiro, 2023

Atleta André Pinto do Viana Remadores do Lima bate record de 17 anos

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu este fim de semana, 28 e 29 de Janeiro, o Campeonato Nacional de Remo Indoor. O atleta Vianense André Pinto, do Viana Remadores do Lima, bateu um record de 17 anos também conseguido por um atleta vianense, Paulo Quesado, que na altura pertencia ao Clube Náutico de Viana do Castelo.

Regional 30 Janeiro, 2023

“Viana em Folia” de 17 a 21 de Fevereiro

De 17 a 21 de fevereiro, a iniciativa “Viana em Folia” promete trazer muita animação à cidade para celebrar o Carnaval.

Regional 29 Janeiro, 2023

Quatro autarquias do distrito de Viana formalizam constituição da Associação de Municípios da Serra d’Arga

Os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima assinaram, em cartório, a constituição oficial da Associação de Municípios da Serra d’Arga. 

Desporto 29 Janeiro, 2023

Santa Luzia conquista mais uma vitória na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC defrontou, este sábado, no Pavilhão José Natário, a EDC Gondomar, a quem venceu (7-2) em jogo antecipado da 18ª jornada da Liga Feminina Placar de Futsal.

Desporto 29 Janeiro, 2023

Juventude Viana perdeu em Paço d`Arcos e caiu para o último lugar do campeonato

A Juventude de Viana deslocou-se, este sábado a Paço de Arcos e perdeu na casa do último classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins. A equipa de Viana do Castelo foi derrotada (2-0) e trocou de posição com o seu adversário na tabela classificativa.

Nacional 29 Janeiro, 2023

Sindicato fala em mais de cem mil pessoas no protesto em Lisboa pelas escolas

O coordenador do STOP estima que mais de cem mil pessoas estejam na manifestação este sábado em Lisboa, um "mar de gente" que aderiu ao protesto marcado há uma semana contra os serviços mínimos nas escolas.