É esta a promessa lançada pelo Politécnico de Viana do Castelo para o próximo ano letivo. Assim em 2024/25, o IPVC terá ao dispor dos seus estudantes 1.180 camas, duplicando praticamente o alojamento disponível.
O Politécnico de Viana do Castelo consolida, desta forma, o título de uma das instituições públicas de ensino superior do país com o maior número de camas por número de estudantes. Trata-se de alojamento estudantil a custo acessível.
Em relação ao ano letivo que agora termina e só para os estudantes a frequentar uma das três Escolas Superiores localizadas em Viana do Castelo – Escola Superior de Educação, Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Escola Superior de Saúde –, vão estar disponíveis mais 530 camas, o que representa um aumento superior a 60% em relação à capacidade atualmente existente.
Atento aos condicionalismos económicos dos estudantes e dos respetivos agregados familiares, a criação de alojamento estudantil sempre foi uma das preocupações do Politécnico de Viana do Castelo, que tem procurado, através de residências próprias ou de protocolos com municípios e entidades privadas, aumentar a oferta de alojamento para a comunidade académica.
Cada residência está equipada com tudo o que é necessário para uma estadia confortável e produtiva. Áreas comuns modernas para socializar, cozinhas equipadas para a preparação e confeção de refeições e espaços de estudo tranquilos.
O presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, fala de um passo “extremamente importante e significativo” na criação de condições para os estudantes que escolhem o IPVC para estudar. “É nossa missão, enquanto instituição pública de ensino superior, estar atento às várias dimensões da comunidade estudantil que nos procura. Temos consciência das dificuldades económicas de muitos agregados familiares e procuramos atuar em todas as frentes: adequar a oferta formativa às necessidades e às exigências quer dos estudantes, quer do tecido empresarial, mas também trabalhar para criar as melhores condições físicas e estruturais a oferecer aos nossos alunos”, replicou Carlos Rodrigues.
Na Praia Norte e para servir os estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), vai nascer uma residência académica com 400 camas, distribuídas por quartos equipados com casa de banho privativa. O novo edifício terá também cantina, bar, centro de saúde, área de fitness e um conjunto de espaços de natureza diversa para fruição dos alunos. Este equipamento corresponde a um investimento aproximado de 14 milhões.
Já no Centro Académico, a residência irá ser alvo de renovação, num investimento superior a um milhão e meio de euros. O espaço ficará com capacidade para 130 camas. Juntando com a residência na Escola Superior de Educação, que tem capacidade para acolher 119 estudantes, e os alojamentos protocolados, a academia estudantil do IPVC, em Viana do Castelo, terá ao dispor 869 camas.
No polo da ESTG-IPVC em Arcos de Valdevez, os estudantes, graças a um protoloco com o município local, têm ao dispor 15 camas.
Em Ponte de Lima, a Escola Superior Agrária disponibiliza para os seus alunos 161 camas e, em Melgaço, com a construção da residência com capacidade para acolher 21 alunos, a Escola Superior de Desporto e Lazer passou a contar com 79 camas. O novo espaço correspondeu a um investimento de cerca de 800 mil euros e nasceu da reconversão da Escola Primária de Prado, numa parceria entre o Politécnico de Viana do Castelo e o Município de Melgaço.
Por fim, na Escola Superior de Ciências Empresariais, os estudantes terão, já no ano letivo a começar em setembro, 56 camas, após a construção daquela que é a primeira residência académica em Valença. O edifício conta com três pisos: no rés-do-chão, ficarão instaladas as áreas comuns, como cozinha, espaços de refeição e de convívio. Já os dois pisos superiores serão compostos por 24 quatros duplos e oito individuais.
Informações e inscrições no alojamento estudantil do IPVC AQUI.
Os novos equipamentos contam com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A cidade de Viana do Castelo volta a preparar-se para um dos momentos mais simbólicos da sua maior festa popular. O concurso para eleição da Mordoma do Cartaz da Romaria d’Agonia 2026 vai decorrer entre os dias 20 de fevereiro e 2 de março, reforçando a projeção internacional daquela que é uma das celebrações culturais e religiosas mais emblemáticas de Portugal.
O Club Lote 5 e a Timbre Cósmico estão a preparar mais um super evento no Club Lote 5 na marina de Viana do Castelo.
Viana do Castelo está a dar mais um passo na modernização da administração municipal. O presidente da Câmara, Luís Nobre, anunciou esta quarta-feira que o serviço de gestão urbanística já está a utilizar Inteligência Artificial (IA) para agilizar os processos de licenciamento de obras.
Na freguesia de Carreço, em Viana do Castelo, cerca de duas dezenas de papagaios-do-mar foram encontrados mortos ao longo de um curto troço de areal nas praias do Canto Marinho e do Lumiar.
Uma Orca morta foi, esta manhã, encontrada na Praia Norte, na freguesia de Areosa, e removida pelas autoridades locais.
O Município de Ponte de Lima organiza, em conjunto com os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo, bem como com a AMPV – Associação de Municípios do Vale do Lima, a Gala de Encerramento da distinção Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a atribuição de apoio financeiro à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo para aquisição de uma ambulância de transporte de doentes, num investimento global de 72 mil euros.