Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo passa de 594 camas para 1.180 no próximo ano letivo

15 Julho, 2024 | 15:17
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

É esta a promessa lançada pelo Politécnico de Viana do Castelo para o próximo ano letivo. Assim em 2024/25, o IPVC terá ao dispor dos seus estudantes 1.180 camas, duplicando praticamente o alojamento disponível.

O Politécnico de Viana do Castelo consolida, desta forma, o título de uma das instituições públicas de ensino superior do país com o maior número de camas por número de estudantes. Trata-se de alojamento estudantil a custo acessível.

Em relação ao ano letivo que agora termina e só para os estudantes a frequentar uma das três Escolas Superiores localizadas em Viana do Castelo – Escola Superior de Educação, Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Escola Superior de Saúde –, vão estar disponíveis mais 530 camas, o que representa um aumento superior a 60% em relação à capacidade atualmente existente.

Atento aos condicionalismos económicos dos estudantes e dos respetivos agregados familiares, a criação de alojamento estudantil sempre foi uma das preocupações do Politécnico de Viana do Castelo, que tem procurado, através de residências próprias ou de protocolos com municípios e entidades privadas, aumentar a oferta de alojamento para a comunidade académica.

Cada residência está equipada com tudo o que é necessário para uma estadia confortável e produtiva. Áreas comuns modernas para socializar, cozinhas equipadas para a preparação e confeção de refeições e espaços de estudo tranquilos.

O presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, fala de um passo “extremamente importante e significativo” na criação de condições para os estudantes que escolhem o IPVC para estudar. “É nossa missão, enquanto instituição pública de ensino superior, estar atento às várias dimensões da comunidade estudantil que nos procura. Temos consciência das dificuldades económicas de muitos agregados familiares e procuramos atuar em todas as frentes: adequar a oferta formativa às necessidades e às exigências quer dos estudantes, quer do tecido empresarial, mas também trabalhar para criar as melhores condições físicas e estruturais a oferecer aos nossos alunos”, replicou Carlos Rodrigues.

Na Praia Norte e para servir os estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), vai nascer uma residência académica com 400 camas, distribuídas por quartos equipados com casa de banho privativa. O novo edifício terá também cantina, bar, centro de saúde, área de fitness e um conjunto de espaços de natureza diversa para fruição dos alunos. Este equipamento corresponde a um investimento aproximado de 14 milhões.

Já no Centro Académico, a residência irá ser alvo de renovação, num investimento superior a um milhão e meio de euros. O espaço ficará com capacidade para 130 camas. Juntando com a residência na Escola Superior de Educação, que tem capacidade para acolher 119 estudantes, e os alojamentos protocolados, a academia estudantil do IPVC, em Viana do Castelo, terá ao dispor 869 camas.

No polo da ESTG-IPVC em Arcos de Valdevez, os estudantes, graças a um protoloco com o município local, têm ao dispor 15 camas.

Em Ponte de Lima, a Escola Superior Agrária disponibiliza para os seus alunos 161 camas e, em Melgaço, com a construção da residência com capacidade para acolher 21 alunos, a Escola Superior de Desporto e Lazer passou a contar com 79 camas. O novo espaço correspondeu a um investimento de cerca de 800 mil euros e nasceu da reconversão da Escola Primária de Prado, numa parceria entre o Politécnico de Viana do Castelo e o Município de Melgaço.

Por fim, na Escola Superior de Ciências Empresariais, os estudantes terão, já no ano letivo a começar em setembro, 56 camas, após a construção daquela que é a primeira residência académica em Valença. O edifício conta com três pisos: no rés-do-chão, ficarão instaladas as áreas comuns, como cozinha, espaços de refeição e de convívio. Já os dois pisos superiores serão compostos por 24 quatros duplos e oito individuais.

Informações e inscrições no alojamento estudantil do IPVC AQUI.

Os novos equipamentos contam com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Dezembro, 2025

Circo Mágico de Natal regressa a Viana do Castelo com espetáculo familiar

Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.

Desporto 10 Dezembro, 2025

Tiago Maciel é o primeiro canoísta vianense a receber estatuto de Esperança Olímpica

O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.

Regional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo investe mais de 2 milhões de euros na requalificação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.

Regional 10 Dezembro, 2025

Valença reforça apoio ao setor pecuário com investimento de 10 mil euros para 15 explorações locais

A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.

Regional 10 Dezembro, 2025

Monção aprova maior orçamento de sempre para 2026

A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.

Regional 10 Dezembro, 2025

VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho decorrem em Valença

Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.

Desporto 9 Dezembro, 2025

Sporting mostra personalidade na Baviera mas sai derrotado pelo Bayern na Liga dos Campeões

O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.