Chama-se "Shower in Movement" e foi o projeto vencedor do Poliempreende – edição regional do Politécnico de Viana do Castelo, que juntou, esta quinta-feira, os projetos desenvolvidos pelos estudantes que se apresentaram nesta edição para avaliação dos jurados.
Desenvolvido por Maria Martins, estudante do curso de licenciatura em Organização e Gestão Empresariais, da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC), o “Shower in Movement” nasce de uma inspiração familiar. Filha de camionista de longo curso, Maria Martins, natural de Vila do Conde, identificou um dos problemas do pai com as viagens e encontrou a solução.
Do mesmo curso de licenciatura, saiu o segundo classificado da 20.ª edição do Poliempreende – edição regional do IPVC. Vítor Gonçalves, natural de Monção, criou o “Vela Há’qui”, um projeto que quer solucionar, e revolucionar, as visitas aos cemitérios.
O terceiro classificado, João Diogo, natural de São João da Madeira a frequentar o curso de licenciatura em Biotecnologia, da Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), apresentou “NewChef”, projeto que quer ajudar quem não gosta ou não tem muito tempo para cozinhar. “NewChef” promete ajudar o utilizador a planear as refeições.
Vencedora do Poliempreende regional, Maria Martins vai agora apresentar o seu projeto no concurso nacional, que vai decorrer, entre 2 e 5 de setembro, na Madeira.
Coordenadora do Poliempreende no IPVC, a docente Sónia Carvalho fala da iniciativa como um “momento importante para os estudantes”, enquanto “promotores de ideias e projetos empreendedores”. A também subdiretora da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC) aproveitou a apresentação pública dos projetos para agradecer “a resiliência e a participação” dos estudantes que, ao longo do dia, apresentaram sete ideias de negócio. A par dos três vencedores, foram também apresentados os seguintes projetos: Capaz, de Beatriz Carvalhido, CoffeXpert, desenvolvido por João Amorim, Extremuu, da responsabilidade de Paulo Barros, e UP COAT, de Francisca Faria.
O Poliempreende é uma iniciativa que visa através de um concurso de ideias e de planos de negócios, avaliar e premiar projetos desenvolvidos e apresentados por alunos, diplomados ou docentes destas instituições, ou outras pessoas, desde que integrem equipas constituídas por estudantes e/ou diplomados. A rede é constituída por todas as instituições politécnicas do país, escolas superiores não integradas e escolas politécnicas das universidades.
Na edição deste ano, os jurados foram Marco Sousa, da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste, Jorge Miranda, da In.cubo, e Carlos Mello, da ANAVI GROUP.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) concluiu recentemente a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa nacional que visa aproximar os militares da população idosa, alertando para situações de risco e promovendo comportamentos de autoproteção.
As inscrições para a 9ª edição da Eurocidade Urban Trail Night entram na reta final com forte adesão e a expectativa de quebrar o recorde de participação. A poucos dias da prova, marcada para sábado, 29 de novembro, mais de 500 atletas já confirmaram presença nas distâncias de 8 km e 16 km. O ritmo das inscrições indica que o evento deve superar a marca de 585 participantes alcançada em 2024.
Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.