Chama-se "Shower in Movement" e foi o projeto vencedor do Poliempreende – edição regional do Politécnico de Viana do Castelo, que juntou, esta quinta-feira, os projetos desenvolvidos pelos estudantes que se apresentaram nesta edição para avaliação dos jurados.
Desenvolvido por Maria Martins, estudante do curso de licenciatura em Organização e Gestão Empresariais, da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC), o “Shower in Movement” nasce de uma inspiração familiar. Filha de camionista de longo curso, Maria Martins, natural de Vila do Conde, identificou um dos problemas do pai com as viagens e encontrou a solução.
Do mesmo curso de licenciatura, saiu o segundo classificado da 20.ª edição do Poliempreende – edição regional do IPVC. Vítor Gonçalves, natural de Monção, criou o “Vela Há’qui”, um projeto que quer solucionar, e revolucionar, as visitas aos cemitérios.
O terceiro classificado, João Diogo, natural de São João da Madeira a frequentar o curso de licenciatura em Biotecnologia, da Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), apresentou “NewChef”, projeto que quer ajudar quem não gosta ou não tem muito tempo para cozinhar. “NewChef” promete ajudar o utilizador a planear as refeições.
Vencedora do Poliempreende regional, Maria Martins vai agora apresentar o seu projeto no concurso nacional, que vai decorrer, entre 2 e 5 de setembro, na Madeira.
Coordenadora do Poliempreende no IPVC, a docente Sónia Carvalho fala da iniciativa como um “momento importante para os estudantes”, enquanto “promotores de ideias e projetos empreendedores”. A também subdiretora da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC) aproveitou a apresentação pública dos projetos para agradecer “a resiliência e a participação” dos estudantes que, ao longo do dia, apresentaram sete ideias de negócio. A par dos três vencedores, foram também apresentados os seguintes projetos: Capaz, de Beatriz Carvalhido, CoffeXpert, desenvolvido por João Amorim, Extremuu, da responsabilidade de Paulo Barros, e UP COAT, de Francisca Faria.
O Poliempreende é uma iniciativa que visa através de um concurso de ideias e de planos de negócios, avaliar e premiar projetos desenvolvidos e apresentados por alunos, diplomados ou docentes destas instituições, ou outras pessoas, desde que integrem equipas constituídas por estudantes e/ou diplomados. A rede é constituída por todas as instituições politécnicas do país, escolas superiores não integradas e escolas politécnicas das universidades.
Na edição deste ano, os jurados foram Marco Sousa, da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste, Jorge Miranda, da In.cubo, e Carlos Mello, da ANAVI GROUP.
O jogo entre as equipas seniores masculinas do Voleibol Clube de Viana e do Sport Operário Marinhense, agendado para este sábado, não se vai realizar devido aos estragos provocados pela depressão Kristin na região de Leiria.
A Câmara de Arcos de Valdevez encerrou a estrada municipal que atravessa a freguesia de Cendufe, na sequência da derrocada de um talude que sustenta a via. O presidente da Câmara, Olegário Gonçalves, adiantou que o deslizamento atingiu apenas cerca de 20 centímetros da estrada e não provocou vítimas nem danos materiais.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou a solidariedade da União Europeia a Portugal, na sequência das fortes tempestades e inundações que têm devastado várias regiões do país.
Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.
O GD Areosense acaba de lançar um novo projeto desportivo no clube: a equipa de Walking Football. Esta variante do futebol tem como objetivo incentivar a prática desportiva entre pessoas com mais de 50 anos, promovendo saúde, bem-estar e convívio social.
Monção prepara-se para receber, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2026, mais uma edição do Rali à Lampreia, um dos eventos mais emblemáticos do concelho, que combina a emoção do desporto automóvel com a tradição gastronómica local. O evento terá lugar na Praça Deu-la-Deu, reunindo participantes e visitantes numa celebração única da cultura e dos sabores de Monção.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar duas sessões públicas de apresentação da proposta de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade, atualmente em período de discussão pública. A iniciativa pretende esclarecer a população e recolher contributos para o documento que orienta o desenvolvimento urbano do concelho.