Chama-se "Shower in Movement" e foi o projeto vencedor do Poliempreende – edição regional do Politécnico de Viana do Castelo, que juntou, esta quinta-feira, os projetos desenvolvidos pelos estudantes que se apresentaram nesta edição para avaliação dos jurados.
Desenvolvido por Maria Martins, estudante do curso de licenciatura em Organização e Gestão Empresariais, da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC), o “Shower in Movement” nasce de uma inspiração familiar. Filha de camionista de longo curso, Maria Martins, natural de Vila do Conde, identificou um dos problemas do pai com as viagens e encontrou a solução.
Do mesmo curso de licenciatura, saiu o segundo classificado da 20.ª edição do Poliempreende – edição regional do IPVC. Vítor Gonçalves, natural de Monção, criou o “Vela Há’qui”, um projeto que quer solucionar, e revolucionar, as visitas aos cemitérios.
O terceiro classificado, João Diogo, natural de São João da Madeira a frequentar o curso de licenciatura em Biotecnologia, da Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), apresentou “NewChef”, projeto que quer ajudar quem não gosta ou não tem muito tempo para cozinhar. “NewChef” promete ajudar o utilizador a planear as refeições.
Vencedora do Poliempreende regional, Maria Martins vai agora apresentar o seu projeto no concurso nacional, que vai decorrer, entre 2 e 5 de setembro, na Madeira.
Coordenadora do Poliempreende no IPVC, a docente Sónia Carvalho fala da iniciativa como um “momento importante para os estudantes”, enquanto “promotores de ideias e projetos empreendedores”. A também subdiretora da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC) aproveitou a apresentação pública dos projetos para agradecer “a resiliência e a participação” dos estudantes que, ao longo do dia, apresentaram sete ideias de negócio. A par dos três vencedores, foram também apresentados os seguintes projetos: Capaz, de Beatriz Carvalhido, CoffeXpert, desenvolvido por João Amorim, Extremuu, da responsabilidade de Paulo Barros, e UP COAT, de Francisca Faria.
O Poliempreende é uma iniciativa que visa através de um concurso de ideias e de planos de negócios, avaliar e premiar projetos desenvolvidos e apresentados por alunos, diplomados ou docentes destas instituições, ou outras pessoas, desde que integrem equipas constituídas por estudantes e/ou diplomados. A rede é constituída por todas as instituições politécnicas do país, escolas superiores não integradas e escolas politécnicas das universidades.
Na edição deste ano, os jurados foram Marco Sousa, da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste, Jorge Miranda, da In.cubo, e Carlos Mello, da ANAVI GROUP.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.