Chama-se "Shower in Movement" e foi o projeto vencedor do Poliempreende – edição regional do Politécnico de Viana do Castelo, que juntou, esta quinta-feira, os projetos desenvolvidos pelos estudantes que se apresentaram nesta edição para avaliação dos jurados.
Desenvolvido por Maria Martins, estudante do curso de licenciatura em Organização e Gestão Empresariais, da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC), o “Shower in Movement” nasce de uma inspiração familiar. Filha de camionista de longo curso, Maria Martins, natural de Vila do Conde, identificou um dos problemas do pai com as viagens e encontrou a solução.
Do mesmo curso de licenciatura, saiu o segundo classificado da 20.ª edição do Poliempreende – edição regional do IPVC. Vítor Gonçalves, natural de Monção, criou o “Vela Há’qui”, um projeto que quer solucionar, e revolucionar, as visitas aos cemitérios.
O terceiro classificado, João Diogo, natural de São João da Madeira a frequentar o curso de licenciatura em Biotecnologia, da Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), apresentou “NewChef”, projeto que quer ajudar quem não gosta ou não tem muito tempo para cozinhar. “NewChef” promete ajudar o utilizador a planear as refeições.
Vencedora do Poliempreende regional, Maria Martins vai agora apresentar o seu projeto no concurso nacional, que vai decorrer, entre 2 e 5 de setembro, na Madeira.
Coordenadora do Poliempreende no IPVC, a docente Sónia Carvalho fala da iniciativa como um “momento importante para os estudantes”, enquanto “promotores de ideias e projetos empreendedores”. A também subdiretora da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC) aproveitou a apresentação pública dos projetos para agradecer “a resiliência e a participação” dos estudantes que, ao longo do dia, apresentaram sete ideias de negócio. A par dos três vencedores, foram também apresentados os seguintes projetos: Capaz, de Beatriz Carvalhido, CoffeXpert, desenvolvido por João Amorim, Extremuu, da responsabilidade de Paulo Barros, e UP COAT, de Francisca Faria.
O Poliempreende é uma iniciativa que visa através de um concurso de ideias e de planos de negócios, avaliar e premiar projetos desenvolvidos e apresentados por alunos, diplomados ou docentes destas instituições, ou outras pessoas, desde que integrem equipas constituídas por estudantes e/ou diplomados. A rede é constituída por todas as instituições politécnicas do país, escolas superiores não integradas e escolas politécnicas das universidades.
Na edição deste ano, os jurados foram Marco Sousa, da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste, Jorge Miranda, da In.cubo, e Carlos Mello, da ANAVI GROUP.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.
O presépio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, uma tradição que remonta à década de 1950, já está aberto a visitas na sede do Comando Distrital, na Rua de Aveiro.