Chama-se "Shower in Movement" e foi o projeto vencedor do Poliempreende – edição regional do Politécnico de Viana do Castelo, que juntou, esta quinta-feira, os projetos desenvolvidos pelos estudantes que se apresentaram nesta edição para avaliação dos jurados.
Desenvolvido por Maria Martins, estudante do curso de licenciatura em Organização e Gestão Empresariais, da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC), o “Shower in Movement” nasce de uma inspiração familiar. Filha de camionista de longo curso, Maria Martins, natural de Vila do Conde, identificou um dos problemas do pai com as viagens e encontrou a solução.
Do mesmo curso de licenciatura, saiu o segundo classificado da 20.ª edição do Poliempreende – edição regional do IPVC. Vítor Gonçalves, natural de Monção, criou o “Vela Há’qui”, um projeto que quer solucionar, e revolucionar, as visitas aos cemitérios.
O terceiro classificado, João Diogo, natural de São João da Madeira a frequentar o curso de licenciatura em Biotecnologia, da Escola Superior Agrária (ESA-IPVC), apresentou “NewChef”, projeto que quer ajudar quem não gosta ou não tem muito tempo para cozinhar. “NewChef” promete ajudar o utilizador a planear as refeições.
Vencedora do Poliempreende regional, Maria Martins vai agora apresentar o seu projeto no concurso nacional, que vai decorrer, entre 2 e 5 de setembro, na Madeira.
Coordenadora do Poliempreende no IPVC, a docente Sónia Carvalho fala da iniciativa como um “momento importante para os estudantes”, enquanto “promotores de ideias e projetos empreendedores”. A também subdiretora da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE-IPVC) aproveitou a apresentação pública dos projetos para agradecer “a resiliência e a participação” dos estudantes que, ao longo do dia, apresentaram sete ideias de negócio. A par dos três vencedores, foram também apresentados os seguintes projetos: Capaz, de Beatriz Carvalhido, CoffeXpert, desenvolvido por João Amorim, Extremuu, da responsabilidade de Paulo Barros, e UP COAT, de Francisca Faria.
O Poliempreende é uma iniciativa que visa através de um concurso de ideias e de planos de negócios, avaliar e premiar projetos desenvolvidos e apresentados por alunos, diplomados ou docentes destas instituições, ou outras pessoas, desde que integrem equipas constituídas por estudantes e/ou diplomados. A rede é constituída por todas as instituições politécnicas do país, escolas superiores não integradas e escolas politécnicas das universidades.
Na edição deste ano, os jurados foram Marco Sousa, da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste, Jorge Miranda, da In.cubo, e Carlos Mello, da ANAVI GROUP.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.