Pela primeira vez, o Politécnico de Viana do Castelo integra a lista das melhores Instituições de Ensino Superior a nível mundial no prestigiado Times Education World University Rankings 2024.
Apontado como um dos mais reputados rankings mundiais do Ensino Superior, o THE World University Rankings (ranking THE WUR2024) avalia as Instituições de acordo com 18 indicadores de desempenho, divididos em cinco eixos fundamentais: internacionalização (International Outlook), excelência, qualidade e impacto da investigação produzida (Research Quality), relação com a indústria (Industry), qualidade do ensino (Teaching) e volume da investigação produzida (Research Environment).
E é precisamente na internacionalização e na qualidade da investigação produzida que o Politécnico de Viana do Castelo melhor cotação apresenta, com scores de 44,1 e 35.4 pontos, respetivamente. Seguem-se a relação com a indústria (18,7 pontos), a qualidade do ensino ministrado (13,0 pontos) e, por fim, o volume da investigação realizada (9,6 pontos).
Considerado um dos mais importantes na análise do Ensino Superior, este ranking inclui mais de 1.900 Instituições de Ensino Superior, distribuídas por 108 países. Para esta edição, o ranking avaliou mais de 2.600 Instituições.
Apenas 15 Instituições de Ensino Superior em Portugal estão incluídas neste ranking
A nível nacional, apenas 15 Instituições de Ensino Superior estão incluídas no ranking THE WUR2024, dividindo-se por 11 universidades, três politécnicos e um instituto universitário.
A inclusão do Politécnico de Viana do Castelo neste ranking acontece em linha com o posicionamento há muito defendido na Instituição, que tem feito uma aposta crescente em pilares fundamentais como é a internacionalização e a investigação. Carlos Rodrigues, presidente do IPVC, defende que é propósito da Instituição continuar “a apostar no fortalecimento e alargamento das redes internacionais já existentes, assim como alargar o seu número, no sentido de incrementar os projetos de investigação e inovação internacionais, as mobilidades de estudantes, docentes, investigadores e não docentes, as formações em parceria, ou com parcerias, e reforçar a posição do IPVC no Espaço Europeu de Ensino Superior”.
A Inovação Pedagógica, com enfoque na flexibilidade curricular, na formação em contexto de trabalho (estágios curriculares), no contacto dos estudantes com a realidade da investigação, nas competências transversais e nas novas abordagens pedagógica, é também bandeira do Instituto Politécnico de Viana do Castelo que, no ranking agora divulgado, é a Instituição portuguesa com o menor número de estudantes, significando que a relação qualidade/quantidade sai amplamente reforçada.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) concluiu recentemente a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa nacional que visa aproximar os militares da população idosa, alertando para situações de risco e promovendo comportamentos de autoproteção.
As inscrições para a 9ª edição da Eurocidade Urban Trail Night entram na reta final com forte adesão e a expectativa de quebrar o recorde de participação. A poucos dias da prova, marcada para sábado, 29 de novembro, mais de 500 atletas já confirmaram presença nas distâncias de 8 km e 16 km. O ritmo das inscrições indica que o evento deve superar a marca de 585 participantes alcançada em 2024.
Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.