Pela primeira vez, o Politécnico de Viana do Castelo integra a lista das melhores Instituições de Ensino Superior a nível mundial no prestigiado Times Education World University Rankings 2024.
Apontado como um dos mais reputados rankings mundiais do Ensino Superior, o THE World University Rankings (ranking THE WUR2024) avalia as Instituições de acordo com 18 indicadores de desempenho, divididos em cinco eixos fundamentais: internacionalização (International Outlook), excelência, qualidade e impacto da investigação produzida (Research Quality), relação com a indústria (Industry), qualidade do ensino (Teaching) e volume da investigação produzida (Research Environment).
E é precisamente na internacionalização e na qualidade da investigação produzida que o Politécnico de Viana do Castelo melhor cotação apresenta, com scores de 44,1 e 35.4 pontos, respetivamente. Seguem-se a relação com a indústria (18,7 pontos), a qualidade do ensino ministrado (13,0 pontos) e, por fim, o volume da investigação realizada (9,6 pontos).
Considerado um dos mais importantes na análise do Ensino Superior, este ranking inclui mais de 1.900 Instituições de Ensino Superior, distribuídas por 108 países. Para esta edição, o ranking avaliou mais de 2.600 Instituições.
Apenas 15 Instituições de Ensino Superior em Portugal estão incluídas neste ranking
A nível nacional, apenas 15 Instituições de Ensino Superior estão incluídas no ranking THE WUR2024, dividindo-se por 11 universidades, três politécnicos e um instituto universitário.
A inclusão do Politécnico de Viana do Castelo neste ranking acontece em linha com o posicionamento há muito defendido na Instituição, que tem feito uma aposta crescente em pilares fundamentais como é a internacionalização e a investigação. Carlos Rodrigues, presidente do IPVC, defende que é propósito da Instituição continuar “a apostar no fortalecimento e alargamento das redes internacionais já existentes, assim como alargar o seu número, no sentido de incrementar os projetos de investigação e inovação internacionais, as mobilidades de estudantes, docentes, investigadores e não docentes, as formações em parceria, ou com parcerias, e reforçar a posição do IPVC no Espaço Europeu de Ensino Superior”.
A Inovação Pedagógica, com enfoque na flexibilidade curricular, na formação em contexto de trabalho (estágios curriculares), no contacto dos estudantes com a realidade da investigação, nas competências transversais e nas novas abordagens pedagógica, é também bandeira do Instituto Politécnico de Viana do Castelo que, no ranking agora divulgado, é a Instituição portuguesa com o menor número de estudantes, significando que a relação qualidade/quantidade sai amplamente reforçada.
Vila Nova de Anha recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Sopas e Petiscos, um evento que já se afirma como referência gastronómica na freguesia. Organizado pela Junta de Freguesia, o certame reúne várias associações locais em torno dos sabores tradicionais do Minho, num ambiente de convívio, música e tradição.
Viana do Castelo vai ser, no próximo dia 26 de novembro, o palco da conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a partir das 10h30. O evento, de entrada livre, visa reunir protagonistas do setor marítimo e abrir caminho para um futuro mais sustentável e inovador na economia azul.
Tiago Maciel, atleta do Viana Garças Clube, foi convocado para o estágio da Seleção Nacional de Canoagem Sênior, que decorre até 22 de novembro.
O desenvolvimento do turismo fluvial no rio Minho deu um passo decisivo, com a apresentação em A Guarda (Galiza) do Estudo do Potencial Turístico Náutico do Rio Minho. A sessão, realizada na Casa dos Alonso, reuniu autarcas, especialistas, operadores turísticos e entidades das duas margens, no âmbito dos Encontros Transfronteiriços do projeto Red CIFT, promovido pela CIM Alto Minho e pela Agan+.
O Município de Viana do Castelo está a dinamizar, ao longo desta semana, mais uma ronda de ações de formação e prevenção no âmbito do projeto “Vencer a Idade com Saúde”, iniciativa que já envolve 1.500 participantes distribuídos por todas as freguesias do concelho.
Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo foram palco de uma operação da GNR que resultou na detenção de quatro homens, com idades entre 21 e 54 anos, suspeitos de tráfico de estupefacientes.
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, deteve fora de flagrante, dois indivíduos suspeitos de burla qualificada, relacionada com alegadas práticas de “bruxaria” ou espiritualismo, na região norte do país.