Pela primeira vez, o Politécnico de Viana do Castelo integra a lista das melhores Instituições de Ensino Superior a nível mundial no prestigiado Times Education World University Rankings 2024.
Apontado como um dos mais reputados rankings mundiais do Ensino Superior, o THE World University Rankings (ranking THE WUR2024) avalia as Instituições de acordo com 18 indicadores de desempenho, divididos em cinco eixos fundamentais: internacionalização (International Outlook), excelência, qualidade e impacto da investigação produzida (Research Quality), relação com a indústria (Industry), qualidade do ensino (Teaching) e volume da investigação produzida (Research Environment).
E é precisamente na internacionalização e na qualidade da investigação produzida que o Politécnico de Viana do Castelo melhor cotação apresenta, com scores de 44,1 e 35.4 pontos, respetivamente. Seguem-se a relação com a indústria (18,7 pontos), a qualidade do ensino ministrado (13,0 pontos) e, por fim, o volume da investigação realizada (9,6 pontos).
Considerado um dos mais importantes na análise do Ensino Superior, este ranking inclui mais de 1.900 Instituições de Ensino Superior, distribuídas por 108 países. Para esta edição, o ranking avaliou mais de 2.600 Instituições.
Apenas 15 Instituições de Ensino Superior em Portugal estão incluídas neste ranking
A nível nacional, apenas 15 Instituições de Ensino Superior estão incluídas no ranking THE WUR2024, dividindo-se por 11 universidades, três politécnicos e um instituto universitário.
A inclusão do Politécnico de Viana do Castelo neste ranking acontece em linha com o posicionamento há muito defendido na Instituição, que tem feito uma aposta crescente em pilares fundamentais como é a internacionalização e a investigação. Carlos Rodrigues, presidente do IPVC, defende que é propósito da Instituição continuar “a apostar no fortalecimento e alargamento das redes internacionais já existentes, assim como alargar o seu número, no sentido de incrementar os projetos de investigação e inovação internacionais, as mobilidades de estudantes, docentes, investigadores e não docentes, as formações em parceria, ou com parcerias, e reforçar a posição do IPVC no Espaço Europeu de Ensino Superior”.
A Inovação Pedagógica, com enfoque na flexibilidade curricular, na formação em contexto de trabalho (estágios curriculares), no contacto dos estudantes com a realidade da investigação, nas competências transversais e nas novas abordagens pedagógica, é também bandeira do Instituto Politécnico de Viana do Castelo que, no ranking agora divulgado, é a Instituição portuguesa com o menor número de estudantes, significando que a relação qualidade/quantidade sai amplamente reforçada.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.