O Consórcio do Centro de Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação que reúne as universidades do Minho, Aveiro, Beira Interior e os Politécnicos do Cávado e Ave e de Leiria foi apresentado esta quarta-feira.
O Politécnico de Viana do Castelo integra o EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação, um consórcio que junta várias instituições de ensino superior, com vista ao desenvolvimento e à inovação pedagógica de excelência junto do pessoal docente, não docente e estudantes das várias instituições-parceiras do projeto.
Com o lema “Formação para a Transformação”, o EPIC valoriza a reflexão e a inovação de cada elemento da comunidade académica, promove o acompanhamento por facilitadores e incentiva a partilha de resultados em comunidades de prática.
A par do Politécnico de Viana do Castelo, o consórcio EPIC é composto pelas universidades do Minho, de Aveiro e da Beira Interior e dos Politécnico do Cávado e Ave e de Leiria.
Trata-se da “primeira iniciativa nacional impulsionada pela DGES, financiada pelo PRR”, com vista à criação de “centros de excelência em inovação pedagógica no ensino superior”, destinados a docentes, pessoal não docente e estudantes, começa por explicar a pró-presidente do Politécnico de Viana do Castelo para a Inovação Pedagógica e Flexibilidade Curricular, Ana Teresa Oliveira.
Este consórcio e o seu plano de desenvolvimento e implementação constituirá um dos cinco centros de excelência de inovação pedagógica a nível nacional, que vai “contribuir para o desenvolvimento de ações políticas e estratégicas através da sua participação no Conselho Nacional para Inovação Pedagógica, que está a ser criado”.
Adicionalmente, o EPIC pretende contribuir para “a implementação de um movimento integrado, que vá de encontro ao desenvolvimento de um ensino superior transformado na sua relação com o ensino-aprendizagem e com os estudantes”.
O projeto encontra-se alinhado com a política institucional do Politécnico de Viana do Castelo, que definiu, no Plano Estratégico para 2024-2028, a importância da formação técnico-científica inserida na formação global do estudante, uma formação que “transpõe os espaços académicos” e proporciona ao estudante oportunidades para um crescimento académico, mas também social, cultural e desportivo, balizado por uma educação inclusiva e equitativa, que aumente a centralidade no aluno e que contribua para que este se torne um cidadão mais responsável e mais ativo na comunidade.
Nesse sentido, tem sido preocupação do Politécnico de Viana do Castelo apostar num novo modelo pedagógico, que comporte uma oferta formativa “comprometida com a qualidade e com a inovação educacional”, sempre alicerçado em munir os seus intervenientes, sejam eles pessoal docente, não docente e estudantes, das ferramentas mais atualizadas em termos pedagógicos e da investigação produzida. “Um consórcio onde os seus participantes podem cocriar conhecimento e aprender colaborativamente com os seus pares, entre instituições, permite uma expansão e diversidade de conhecimento etnocêntrica e, simultaneamente, partilhada, o que permite desenvolver e aprofundar conhecimento e experiência”, realça, ainda, Ana Teresa Oliveira.
O consórcio EPIC será apresentado online esta quarta-feira, às 14h, contando com a participação das seis instituições envolvidas.
O EPIC representa uma comunidade de 72 mil estudantes e seis mil docentes das regiões norte e centro do país.
Levando em consideração a diversidade e especificidades de cada instituição, o consórcio EPIC tem três objetivos principais:
Este consórcio é constituído na sequência da publicitação do Programa “Impulso mais digital”, no âmbito do PRR, na submedida “Criação de Centros de Excelência de inovação pedagógica”, centrada na promoção da inovação pedagógica, com forte componente digital, e procura consolidar dinâmicas institucionais de modernização pedagógica no ensino superior.
A primeira edição das Jornadas EPIC ocorrerá online de 20 a 28 de junho, oferecendo formações de curta duração sobre temas variados.
Ao longo destes dias, estão previstas formações de curta duração, promovidas pelas seis instituições-parceiras sobre temáticas como “Que transformação queremos ver nas nossas Escolas? Agitando as águas do ensino superior em Portugal” ou “Portfolio digital em cursos técnico-científicos: sua aplicação, da unidade curricular ao ciclo de estudos e à entrada no mercado de trabalho”, promovidas pelo IPVC.
Mas o leque que formações é mais basto: aceda AQUI e fique a conhecer as ações que irão decorrer. As inscrições terminam esta quarta-feira. Os interessados deverão criar login no respetivo separador e, depois, proceder à sua inscrição nas ações que mais lhe interessam. A criação do login deverá ser realizada com o email institucional.
MOOC abertos à comunidade EPIC
A par das jornadas, estão também disponíveis para a comunidade EPIC MOOC, formações que o participante poderá fazer ao seu ritmo. Informações e inscrições AQUI.
Estas formações foram desenvolvidas para responder aos quatro percursos formativos, que resultam da união de esforços e capacidades das seis instituições-parceiras.
Quatro percursos formativos:
“+ digital” | Transformação digital das experiências de ensino, aprendizagem;
“+ plural” | Design universal de aprendizagem como estratégia para acessibilidade;
“+ estudante” | Compreensão da diversidade da população estudantil atual e sobre estratégias que promovam o sucesso;
“+ rede” | Desenhar experiências de ensino e aprendizagem em construção com a comunidade.
Entretanto, a 12 de julho, terá lugar a primeira edição do Fórum EPIC. Trata-se do “momento maior para onde convergem as comunidades das seis instituições do EPIC, de forma a partilharem boas práticas em inovação pedagógica.

A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.