O e-MARC pretende capacitar técnicos desportivos de ferramentas que lhes permitam uma melhor atuação em campos tão diversos como estatística no desporto e análise de rendimento, desporto adaptado a públicos infantojuvenis ou pedagogia no desporto. A plataforma está acessível online e de forma gratuita.
A especialização e a capacitação de técnicos desportivos em áreas tão diversas como estatística no desporto e análise do rendimento, avaliação e controlo do treino ou desporto para as populações infantojuvenis agora é possível à distância, de forma simples e gratuita.
O projeto e-MARC, coordenado por Filipe Clemente, docente do Politécnico de Viana do Castelo, comporta dez cursos online e funciona de forma assíncrona, podendo o formando fazer o seu curso ao próprio ritmo e de acordo com a disponibilidade que tiver. Os cursos estão disponíveis gratuitamente em https://learning.e-marc.eu/.
Filipe Clemente fala de um projeto que pretende “capacitar os técnicos desportivos para áreas diversas e cruciais”, que vão desde a estatística no desporto e a análise do rendimento, à biomecânica no treino desportivo, passando pela avaliação e o controlo do treino, a monitorização do bem-estar, o desporto para públicos infantojuvenis, a pedagogia no desporto e o exercício e saúde.
“Cada curso apresenta conteúdos teóricos e teórico-práticos, pretendendo-se fornecer as melhores bases técnico-científicas aos treinadores que se pretendam especializar ao seu ritmo e em qualquer local”, acrescenta o docente da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC).
O projeto conta com a Confederação Portuguesa das Associações de Treinadores, a Universidade de Brasov (Roménia) e a Escuela Municipal de Deportes de Villanueva del Arzobispo (Espanha) como entidade parceiras.
O e-MARC – Electronic monitoring and assessment resources for coaching: digital empowerment of sport coaches – assume-se como um projeto que visa aumentar as competências digitais dos treinadores, fomentando, simultaneamente, a utilização de novas tecnologias com vista à recolha, armazenamento e tratamento dos dados associados ao desempenho desportivo, potenciando, ainda, a partilha de experiência entre pares.
O projeto combina, ainda, as melhores abordagens práticas com a melhor evidência científica, potenciando a conversão de conhecimento dos treinadores em práticas regulares que favoreçam uma prescrição do exercício do treino adequado e ajustado.
Através da plataforma e-MARC analytics lab (https://lab.e-marc.eu/), os técnicos poderão organizar os dados recolhidos em contexto de treino e jogo e gerir as respostas dos atletas.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo reconheceu hoje que a construção do novo mercado no local onde até 2022 existia o prédio Coutinho pode não começar este ano, por atrasos na conclusão do concurso público internacional.
No passado domingo, 6 de outubro, o capitão de equipa da Associação Desportiva de Campos, em jogo frente ao Ilustre Caminha SDQ no Campeonato Distrital da 2ª divisão, viu ser-lhe exibido o cartão branco.
Vinte especialistas de 12 universidades de Portugal, França, Brasil, Reino Unido e Itália vão celebrar os 55 anos de vida literária de Mário Cláudio com um congresso de três dias, em Amarante e Paredes de Coura.
Os distritos de Viana do Castelo e Braga estão a partir de hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva, vento e agitação marítima, dia em que começa a fazer-se sentir os efeitos da tempestade Kirk.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha e Viana do Castelo garantiram hoje que “agiram em total conformidade com a regulamentação em vigor” quanto ao serviço de transporte público da Autoviação Cura.
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou o Ministério da Cultura sobre a reconversão de um castelo de 1126 em hotel de quatro estrelas, intervenção que considera estar a "destruir e a descaracterizar" o imóvel.
A Eurocidade Tui.Valença recebe o seminário "Governação e Liderança Educativa", na próxima quarta e quinta-feira, 9 e 10 de outubro. Este seminário pretende ser um espaço de reflexão e debate sobre a liderança escolar e a pedagogia inclusiva e partilhada, entendida como condição essencial para a melhoria da qualidade da educação e da governança dos sistemas educativos.