Logo
Regional

Politécnico de Viana do Castelo desenvolve programa que capacita treinadores à distância

16 Novembro, 2023 | 14:00
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O e-MARC pretende capacitar técnicos desportivos de ferramentas que lhes permitam uma melhor atuação em campos tão diversos como estatística no desporto e análise de rendimento, desporto adaptado a públicos infantojuvenis ou pedagogia no desporto. A plataforma está acessível online e de forma gratuita.

A especialização e a capacitação de técnicos desportivos em áreas tão diversas como estatística no desporto e análise do rendimento, avaliação e controlo do treino ou desporto para as populações infantojuvenis agora é possível à distância, de forma simples e gratuita.

O projeto e-MARC, coordenado por Filipe Clemente, docente do Politécnico de Viana do Castelo, comporta dez cursos online e funciona de forma assíncrona, podendo o formando fazer o seu curso ao próprio ritmo e de acordo com a disponibilidade que tiver. Os cursos estão disponíveis gratuitamente em https://learning.e-marc.eu/.

Filipe Clemente fala de um projeto que pretende “capacitar os técnicos desportivos para áreas diversas e cruciais”, que vão desde a estatística no desporto e a análise do rendimento, à biomecânica no treino desportivo, passando pela avaliação e o controlo do treino, a monitorização do bem-estar, o desporto para públicos infantojuvenis, a pedagogia no desporto e o exercício e saúde.

“Cada curso apresenta conteúdos teóricos e teórico-práticos, pretendendo-se fornecer as melhores bases técnico-científicas aos treinadores que se pretendam especializar ao seu ritmo e em qualquer local”, acrescenta o docente da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC).

O projeto conta com a Confederação Portuguesa das Associações de Treinadores, a Universidade de Brasov (Roménia) e a Escuela Municipal de Deportes de Villanueva del Arzobispo (Espanha) como entidade parceiras.

O e-MARC – Electronic monitoring and assessment resources for coaching: digital empowerment of sport coaches – assume-se como um projeto que visa aumentar as competências digitais dos treinadores, fomentando, simultaneamente, a utilização de novas tecnologias com vista à recolha, armazenamento e tratamento dos dados associados ao desempenho desportivo, potenciando, ainda, a partilha de experiência entre pares.

O projeto combina, ainda, as melhores abordagens práticas com a melhor evidência científica, potenciando a conversão de conhecimento dos treinadores em práticas regulares que favoreçam uma prescrição do exercício do treino adequado e ajustado.

Através da plataforma e-MARC analytics lab (https://lab.e-marc.eu/), os técnicos poderão organizar os dados recolhidos em contexto de treino e jogo e gerir as respostas dos atletas.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 18 Junho, 2024

Portugal estreia-se no Euro2024 com a República Checa em Leipzig

Portugal estreia-se hoje no Euro2024, com um duelo frente à República Checa, em Leipzig, na Alemanha, no dia em que arranca o Grupo F e em que fica fechada a primeira jornada da fase de grupos.

Regional 18 Junho, 2024

Viana do Castelo assinala 766 anos do Foral Afonsino com homenagem aos trabalhadores com 40 anos de serviço

A 18 de junho, no dia em que celebra os 766 anos do Foral Afonsino, a Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou 15 medalhas e diplomas pelos “Bons Serviços e Dedicação” e pelo contributo para a dignificação da função pública e elevação do serviço municipal aos funcionários que completaram ou estão a completar 40 anos de serviço. 

Nacional 18 Junho, 2024

Mais de 30 mil alunos faltaram à prova de aferição de Português

Mais de 30 mil alunos, num universo de 100 mil, faltaram à prova de aferição de Português do 2.º ano, revelou o coordenador nacional do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop), André Pestana.

Desporto 18 Junho, 2024

Fábio Sequeira e Vítor Sousa estão de volta ao SC Vianense

A Sport Clube Vianense, Futebol SAD já prepara a nova época. A equipa principal do clube centenário de Viana do Castelo que vai ser orientada pelo treinador Pedro Lomba no Campeonato de Portugal, já começa a definir o plantel que vai lutar pelo regresso à Liga 3.

Cultura 18 Junho, 2024

Maestro Martim Sousa Tavares apresenta o livro “Falar Piano e Tocar Francês” em Ponte da Barca

No próximo dia 3 de julho, às 21h30, o auditório municipal de Ponte da Barca será o cenário da apresentação do novo livro de Martim Sousa Tavares, intitulado "Falar Piano e Tocar Francês".

Cultura 18 Junho, 2024

Festival Contrasta 2024 está de regresso a Valença e já esgotou bilhetes para o último dia

A terceira edição do Festival Contrasta está de volta a Valença, nos dias 12 e 13 de julho. Apesar dos bilhetes já estarem esgotados para sábado, dia 13 de julho, com as atuações de Manu Chao, Manel Cruz e o Dj Alex Moon, ainda há bilhetes para o dia anterior que conta com Richie Campbell, Yang e a Dj Carolina Torres.

Internacional 18 Junho, 2024

Booking.com distingue Viana do Castelo como 3ª cidade mais acolhedora do mundo

Desde 2012 que a Booking.com reconhece os destinos e alojamentos mais acolhedores. Este ano, esta avaliação parte de uma análise de cerca de 309 milhões de comentários de viajantes. Baseando-se nessa análise, Viana do Castelo foi reconhecida como a 3ª cidade mais acolhedora do mundo.