Dezenas de especialistas nacionais e internacionais reuniram-se na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito do SIEFLAS 2024, para refletir sobre os desafios e inovações na Educação Física, Lazer e Saúde. O evento, organizado pela ESE-IPVC, ficou marcado pela partilha de boas práticas e propostas de reformas estruturais.
“Construindo pontes, desafiando horizontes” foi o mote do XVII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS-2024), que decorreu na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). O evento reuniu dezenas de investigadores e especialistas nacionais e internacionais, numa dinâmica de partilha de experiências, pensamento crítico e boas práticas.
Durante os três dias do seminário, foram realizadas conferências, mesas-redondas, simpósios e apresentadas mais de uma centena de comunicações científicas. Entre os temas centrais, destacou-se a “Formação de Professores de Educação Física nas Primeiras Idades” e as “Comunidades Educativas Ativas”, dando especial destaque à necessidade de reformas estruturais que melhorem a qualidade das práticas de Educação Física.
O evento contou com a presença de entidades e projetos de referência de várias regiões do país, além do presidente da Associação Europeia de Educação Física, que sublinhou a importância de uma promoção sustentável da atividade física nas escolas e nas comunidades em geral. A participação de investigadores de diferentes instituições, incluindo do Brasil, reforçou o caráter internacional do seminário.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.