Logo
Desporto

Politécnico de Viana do Castelo debateu a Educação Física, o Lazer e a Saúde em evento internacional

30 Outubro, 2024 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Dezenas de especialistas nacionais e internacionais reuniram-se na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito do SIEFLAS 2024, para refletir sobre os desafios e inovações na Educação Física, Lazer e Saúde. O evento, organizado pela ESE-IPVC, ficou marcado pela partilha de boas práticas e propostas de reformas estruturais.

“Construindo pontes, desafiando horizontes” foi o mote do XVII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS-2024), que decorreu na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). O evento reuniu dezenas de investigadores e especialistas nacionais e internacionais, numa dinâmica de partilha de experiências, pensamento crítico e boas práticas.

Durante os três dias do seminário, foram realizadas conferências, mesas-redondas, simpósios e apresentadas mais de uma centena de comunicações científicas. Entre os temas centrais, destacou-se a “Formação de Professores de Educação Física nas Primeiras Idades” e as “Comunidades Educativas Ativas”, dando especial destaque à necessidade de reformas estruturais que melhorem a qualidade das práticas de Educação Física.

O evento contou com a presença de entidades e projetos de referência de várias regiões do país, além do presidente da Associação Europeia de Educação Física, que sublinhou a importância de uma promoção sustentável da atividade física nas escolas e nas comunidades em geral. A participação de investigadores de diferentes instituições, incluindo do Brasil, reforçou o caráter internacional do seminário.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Outubro, 2025

Monção celebra este fim de semana a sua tradicional “Foda”

Monção prepara-se para receber, no terceiro fim de semana de outubro, os amantes da gastronomia com uma celebração única do Cordeiro à Moda de Monção, popularmente conhecido como “Foda à Monção”, recentemente distinguido como uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal.

Desporto 17 Outubro, 2025

Viana do Castelo vive fim de semana de desporto e solidariedade

Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana marcado pela energia do desporto e pelo espírito solidário. Nos dias 18 e 19 de outubro, a cidade acolhe várias atividades e competições em diferentes modalidades, envolvendo clubes locais, atletas e a comunidade.

Regional 17 Outubro, 2025

Viana do Castelo: Rede Municipal de Turismo vence Prémio Autarquia do Ano em Economia e Qualificação

A Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo foi distinguida com o Prémio Autarquia do Ano 2025, na categoria Economia – Emprego e Qualificação, pela sua contribuição na dinamização e qualificação do setor turístico local.

Regional 17 Outubro, 2025

Ponte da Barca: Freguesia de Azias recebe 3º Festival da Broa de Milho

A freguesia de Azias, em Ponte da Barca, vai acolher, nos dias 17 e 18 de outubro, a terceira edição do Festival da Broa de Milho, promovido pela Associação Vontade e Tradição de Azias. O evento pretende valorizar a tradição gastronómica e o convívio comunitário, tendo como protagonista a emblemática Broa de Milho.

Regional 17 Outubro, 2025

Ponte de Lima recebe Campeonato Regional de Dressage e final do Campeonato de Equitação de Trabalho

Ponte de Lima recebe este fim de semana, dias 18 e 19 de outubro, o Campeonato Regional de Dressage e a final do Campeonato Regional de Equitação de Trabalho Entre Douro e Minho. Os concursos decorrem na Expolima, espaço reconhecido pelas condições ideais para eventos equestres.

Regional 17 Outubro, 2025

IPVC firma parceria com Centro de Computação Gráfica e aposta na inovação

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) reforçou a sua estratégia de inovação ao assinar um protocolo de cooperação com o Centro de Computação Gráfica (CCG/ZGDV), instituição nacionalmente reconhecida na investigação tecnológica.

Opinião 17 Outubro, 2025

OPINIÃO: Imagine que a dor é como uma viagem de avião

Imagine que a dor é como uma viagem de avião na qual embarcou. Essa viagem pode ser previsível ou inesperada: por vezes mais curta, como um voo dentro da Europa (dor aguda), ou mais longa, como uma travessia intercontinental (dor crónica). Concordamos que, independentemente da distância, a viagem pode ser tranquila ou turbulenta — tal como a dor pode estar sob maior ou menor controlo.