Esta quinta-feira, a Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) recebe a VII edição das Jornadas de Marketing de Valença, um evento que tem marcado a agenda e que, este ano, se dedica ao tema “Sense & Tech”.
Com um programa inovador, a edição deste ano destaca a importância dos sentidos na experiência do consumidor e o impacto da inteligência artificial no marketing e no empreendedorismo.
A iniciativa reúne especialistas de renome internacional, proporcionando aos estudantes e profissionais da área uma oportunidade única de interação direta com o mercado, acesso a novas perspetivas e abordagens de atuação, definindo-se, ainda, como um espaço privilegiado para networking.
Explorar o marketing através dos sentidos e da tecnologia
A edição deste ano divide-se em dois painéis: o primeiro explora o impacto dos sentidos na decisão do consumidor; o segundo foca-se na inteligência artificial no marketing e nos negócios.
Cada painel trará especialistas para discutir tendências do setor. Ricardo Brito, CEO da Airbel, irá abordar o “Marketing olfativo na prática” e como as empresas utilizam aromas para criar experiências únicas. O especialista em marketing olfativo irá apresentar casos práticos sobre como este género de marketing pode ser utilizado como ferramenta para enrobustecer a identidade das marcas e fidelizar clientes através da memória sensorial.
Segue-se a intervenção de Maria Pereira López, docente da Universidade de Santiago de Compostela, que irá falar sobre “Emoções: a sua influência na decisão de compra”. A investigadora irá colocar em debate o impacto das emoções no comportamento do consumidor, fazendo ainda uma análise à forma como as marcas podem criar campanhas mais envolventes e humanizadas.
Ainda no primeiro painel, Tiago Mendes, da Anselmo Mendes Vinhos, Lda., irá falar sobre “Marketing sensorial no mundo do vinho: despertando sentidos e criando experiências memoráveis”. O palestrante irá apresentar o seu olhar sobre o branding e o storytelling sensorial na indústria dos vinhos, destacando a importância da experiência multissensorial no posicionamento das marcas.
A manhã encerra com Mikkel Solnado, CEO da Visible Agency, que irá refletir sobre o futuro do marketing e a inteligência artificial. Especialista em inovação digital, Solnado irá explicar como a IA está a revolucionar a criação de conteúdos e a automação do marketing, ilustrando com campanhas reais.
Um evento essencial para estudantes e profissionais
As VII Jornadas de Marketing da ESCE-IPVC são mais do que um evento académico. São um espaço de aprendizagem, troca de ideias e contacto direto com especialistas da área.
Mais do que um evento, as Jornadas são uma oportunidade para estudantes e profissionais estarem na linha da frente da inovação no marketing, compreendendo e aplicando as tendências que definirão o futuro do setor.
A Região Norte registou em 2024 uma retoma média de 48,6 quilos de embalagens por habitante, superando a meta nacional definida para o ano (44,9 kg) e posicionando-se acima da média do país. Os dados são da Sociedade Ponto Verde (SPV), que destaca o crescimento de 15% no volume de embalagens retomadas na região entre 2020 e 2024.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) arrancou com um conjunto de ações de sensibilização em mais de 4.600 estabelecimentos de ensino, abrangendo cerca de 678 mil alunos em todo o território continental. A iniciativa, integrada no Programa Escola Segura (PES), assinala os 33 anos do projeto e visa reforçar a segurança no meio escolar no regresso às aulas.
Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, será agraciado com o prestigiado ‘Machado de Honra’ pela Liga dos Bombeiros Portugueses, numa cerimónia marcada para esta sexta-feira, 12 de setembro, pelas 20h45, no Centro Cultural de Paredes de Coura.
A cidade de Viana do Castelo recebe esta noite um dos nomes mais marcantes da música portuguesa. Luís Represas sobe ao Palco da Liberdade, na Praça da Liberdade, às 21h30, para um concerto muito aguardado inserido no Festival Viana Bate Forte.
O tempo promete colaborar com quem planeia aproveitar o fim de semana ao ar livre na região de Viana do Castelo. Segundo as previsões meteorológicas, o fim de semana será marcado por alguma nebulosidade, mas com momentos de sol, sobretudo no domingo.
A campanha autárquica em Viana do Castelo tem sido marcada por episódios de vandalismo contra várias candidaturas. Cartazes de campanha de Luís Nobre (PS), atual presidente da Câmara Municipal, foram destruídos em diversos pontos da cidade. Poucos dias antes, também a candidatura de Eduardo Teixeira (Chega) denunciou situações semelhantes.
Hoje, assinala-se o 24.º aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, uma data que mudou o rumo da história mundial.